Saiba como usar o EaD como alternativa para reduzir o impacto da pandemia em sua IES

Desde o último dia 11 de março, o setor educacional vem sofrendo o impacto da pandemia  do Novo Coronavírus (Covid-19), anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Afinal, o isolamento social tornou-se a principal forma de deter o vírus e as IEs brasileiras estão buscando formas de adaptar aulas para o EaD. 

Diante de um cenário de incertezas, o ensino à distância e o ensino híbrido são alternativas em tempos de coronavírus. Sendo assim, para amenizar os prejuízos causados pela pandemia no calendário letivo, o ensino presencial enfrenta um desafio de caráter emergencial.

Neste conteúdo você vai conhecer dicas fundamentais para adaptar aulas para o EaD no contexto do coronavírus. Afinal, é preciso ofertar aulas de qualidade e tranquilizar seus alunos neste período complexo para a educação.

Covid-19 na educação: o impacto da pandemia na educação

Os jornais e noticiários do mundo todo falam de um só assunto: coronavírus. A pandemia que se espalhou pelo mundo chegou ao Brasil com mais força no mês de março e obrigou gestores educacionais a tomarem decisões de grande responsabilidade com muita agilidade.

Diante da recomendação de evitar aglomerações e permanecer em isolamento social, no dia 17 de março, o Governo Federal autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas à distância nas instituições federais de ensino. Depois disso,  novas portarias surgiram e intensificou-se a suspensão das aulas tanto na esfera pública quanto privada.

Assim sendo, desde então os cursos presenciais estão se reinventando para adaptar aulas para o EaD e amenizar o impacto do Covid-19 na educação. 

Em síntese, neste momento o ensino à distância pode ser uma forma eficaz de tentar manter o planejamento das instituições de ensino neste primeiro semestre, ainda conturbado. Mas afinal, como fazer isso da melhor forma possível?

Como adaptar aulas para o EaD por causa do coronavírus?

Um dos maiores mitos sobre o ensino à distância é que para adaptar aulas para o EaD basta transferir o conteúdo criado para uma aula presencial para um outro formato. A verdade, porém, é que o ensino à distância e o ensino híbrido são modalidades distintas e que possibilitam a diversidade pedagógica. 

Nesse sentido, para adaptar aulas para o EaD em tempos de coronavírus, sua IEs pode usar ferramentas tecnológicas como:

O primeiro passo para utilizar o EaD como alternativa é  selecionar um  bom ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês). Afinal, é ele que viabilizar as aulas online e organizar o processo de interação dos alunos, incluindo planejamento de atividades e avaliações.

Além disso, o AVA facilita o trabalho do docente e dá a ele maior controle e dimensão sobre o desempenho dos alunos.

Interação professor e aluno no ensino à distância 

Um dos maiores desafios para professores e alunos do ensino presencial ao adaptar aulas para o EaD durante o coronavírus é o fator da interação. Afinal, a impressão que muitos estudantes têm é que, no ensino à distância, ficarão “desassistidos”.

No entanto este é outro mito do universo EaD, pois no ensino híbrido ou à distância  o papel do professor ganha ainda mais peso. Nesse sentido, uma dica valiosa é conhecer melhor e aplicar o conceito de metacognição em sua IE.

Em síntese, a metacognição é o conjunto de conhecimentos que alguém pode desenvolver  sobre seu próprio processo de aprendizagem. Através do estímulo à autonomia, ela tem transformado a experiência e a performance de alunos e professores. 

Sendo assim, compartilhe este conceito com seus alunos e inclua a metacognição em seu planejamento pedagógico neste período. Ela vai ajudar alunos a lidarem melhor com um processo de aprendizagem mais autônomo. 

Quais ferramentas tecnológicas usar para adaptar aulas para o EaD?

Vídeos, podcasts, aplicativos, plataformas, lives, games de aprendizado, fóruns de perguntas e por aí vai… Não é novidade que a tecnologia tornou-se uma grande aliada da educação dentro e fora da sala de aula. Afinal, até os alunos recorrem a ela para aprender. 

Nesse sentido, é fundamental usá-la para adaptar aulas para o EaD neste período de coronavírus. No entanto, é necessário filtrar o que é mais adequado ao seu contexto. Afinal, são muitas possibilidades de tecnologias e metodologias ativas voltadas para a aprendizagem.

Sendo assim, veja alguns fatores importantes que devem ser considerados antes de selecionar as ferramentas mais adequadas:

  • Perfil do aluno: ouça e entenda quais as demandas do seu aluno neste momento. As turmas são diferentes e cada uma delas pode demandar ferramentas distintas para aprender;
  • Curadoria do professor: avalie com o professor qual a melhor forma dele criar conteúdos online, afinal, cada docente também tem um perfil e um ritmo de adaptação à nova rotina;
  • Planejamento e estratégia: opte por tecnologias que otimizem processos e custos.  Afinal, ainda não é possível saber quanto tempo esta fase vai durar, portanto seja estratégico e selecione ferramentas alinhadas ao seu planejamento e proposta pedagógica;
  • Teste e experimente: nada precisa ser definitivo. Mantenha constante avaliação e feedback das aulas e caso perceba que alguma ferramenta não está tendo bom desempenho, troque. Não perca tempo insistindo em tendências se elas não funcionarem para seu contexto.

Covid-19 na educação: encare o desafio com estratégia e assertividade

Apesar do momento que gera certo caos no setor educacional e, principalmente, no ensino presencial, é preciso encarar o desafio. O cenário é desconhecido por todos os gestores educacionais no Brasil, portanto é preciso perder o medo de errar e agir.

Construa soluções junto à sua equipe e com seu corpo docente, afinal, eles conhecem a dinâmica da IEs tanto quanto você. Em síntese, é possível adaptar aulas para o EaD em tempos de coronavírus e fazer isso com qualidade. Mantenha-se atualizado sobre a situação, acompanhe outros conteúdos do blog sobre o assunto e lembre-se que todo período de crise pode ser uma janela de oportunidade para fortalecer a marca da sua IE!

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.