0
(0)

Saiba como aprimorar a qualidade de ensino dos estudantes e levar inovação para a sua IE através da tecnologia em sala de aula

A tecnologia é parte integrante da realidade atual. No âmbito da educação, isso não é diferente. Pesquisas recentes demonstram que a utilização de métodos tecnológicos tem influenciado positivamente o cotidiano de professores e alunos. No ensino superior, por exemplo, a tecnologia é uma das principais tendências para o mercado nos diferentes cursos oferecidos. Nesse contexto, as instituições precisam estar preparadas para inserir corretamente a tecnologia na sala de aula. Afinal, é preciso oferecer um ensino de qualidade e se adequar ao perfil do estudante contemporâneo.

alunos empenhados em desenvolver atividades em sala de aula através da tecnologiaCom isso, é importante que o gestor de uma IE se mantenha atualizado sobre os principais caminhos da tecnologia. Especialmente no que se refere à sua aplicação ao cenário educacional. Nesse sentido, realizar investimentos em práticas inovadoras é essencial. Isso também é necessário para tornar a instituição uma referência em metodologias modernas, além de inseri-la em uma posição de destaque no mercado. 

Existem diferentes estratégias para inovar nas atividades pedagógicas e aplicar a tecnologia na sala de aula de maneira eficiente. Essas técnicas não prejudicam os benefícios do ensino presencial, e ainda podem contribuir para que os alunos da sua instituição sejam os protagonistas do próprio aprendizado. Desse modo, é possível instituir o ensino híbrido na sua IE. 

Apresentamos cinco estratégias para realizar esta inovação. Se você deseja conhecê-las, continue neste texto.

Como trazer tecnologia para sala de aula de forma adequada?

aluna acessa seu smartphone proporcionado pelas inovações tecnológicas em sala de aula1 1- Utilize livros digitais

O material didático digital pode trazer inúmeras vantagens em relação ao livro impresso. Entre elas, está a possibilidade unir todos os assuntos estudados em um único leitor digital, de forma leve e prática. Além disso, também é possível acrescentar diversos recursos que podem complementar o conteúdo escrito e, consequentemente, simplificar a assimilação da matéria ensinada. Esses recursos incluem imagens, vídeos, mapas interativos, links e vários outros materiais que aprofundam o conhecimento e dinamizam o aprendizado.

2 – Invista em aplicativos próprios e na interatividade

Essa tecnologia na sala de aula pode ser utilizada em forma de lousas interativas, plataformas digitais e aplicativos próprios. A instituição pode oferecer ferramentas exclusivas para captar a atenção dos alunos e mantê-los concentrados durante a apresentação dos conteúdos pelos professores.

3 – Aplique o “Bring your own device”

A expressão em inglês significa “Traga o seu próprio dispositivo”. Essa medida se refere a estimular os estudantes a levarem os seus próprios aparelhos tecnológicos para a sala de aula, como notebooks, tablets e smartphones. Isso permite que o estudante possa interagir com o assunto da aula por meio de um instrumento que ele já tenha alguma intimidade, em um ambiente de trabalho com o qual ele já se sinta confortável.

4 – Estabeleça tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada

Enquanto a realidade virtual possibilita a imersividade a partir de simulações realistas dos ambientes estudados, a realidade aumentada integra o mundo virtual às atividades do dia a dia. Ambas as tecnologias na sala de aula podem tornar os encontros presenciais mais atrativos e facilitar o processo de aprendizado. A partir desses recursos, os alunos podem, por exemplo, visualizar locais e épocas diferentes de maneira mais clara, além de se inserirem no contexto estudado.

5 – Incentive a prática da gamificação

O método da gamificação consiste na realização de jogos digitais que permitem aos alunos uma aproximação em relação ao conteúdo que eles estão estudando. Os jogos podem apresentar alguma forma de premiação, pontuação e níveis de desafio. Além disso, a tecnologia pode trazer uma experiência lúdica para a sala de aula, estimulando a criatividade, a competição saudável e o trabalho em equipe. Nesse contexto, os laboratórios de informática, assim como os aplicativos e as plataformas digitais, podem oferecer um suporte para a realização dessas atividades. Na sala de aula, essa tecnologia pode trazer vários benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. 

Para lembrar

Inserir a tecnologia na sala de aula é uma tendência no mercado educacional, e possibilita que os benefícios do ensino híbrido estejam presentes na sua instituição. Com essas estratégias, a sua IE se manterá atualizada e adaptada aos processos pedagógicos em constante transformação. 

Você gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Patrick Caldas
por Patrick Caldas