Entenda quais são os selos de qualidade, rankings e avaliações no setor da educação em que sua IE precisa ter bom desempenho; bem como os critérios de cada um deles para uma melhor gestão educacional

Selos de qualidade, boas notas nas avaliações do MEC (Ministério da Educação) e rankings universitários estão entre os primeiros itens pesquisados pelos alunos que ainda não decidiram o curso e a universidade onde irão estudar. Igualmente, preocupam-se com preço, localização e reputação.  

O selo representa uma declaração de qualidade ou reconhecimento do curso entre as instituições de ensino superior.

Recorrentes notas baixas atribuídas pelo MEC, por exemplo, sujeitam a IE a punições, como a suspensão da autonomia. Sem mencionar a proibição de novos processos seletivos e, até mesmo, o encerramento das atividades.

Embora a definição de qualidade possa ser expressa como relativa e dinâmica, há princípios que envolvem gestores, alunos, sociedade e governo:

  • Assegurar a qualidade no ensino é a principal responsabilidade de seus provedores e funcionários;
  • A educação deve ser sempre de alta qualidade, não importa os resultados de aprendizagem;
  • A qualidade da oferta de ensino é avaliada pela forma como satisfaz as necessidades da sociedade e sustenta a confiança;
  • Os governos têm um papel no encorajamento e no apoio à qualidade da educação;
  • O ensino superior de qualidade deve ser flexível, criativo e inovador. Além de evoluir para atender às necessidades dos alunos, justificar a confiança da sociedade e manter a diversidade.

Como o ensino superior é avaliado? Conheça selos de qualidade, indicadores e avaliações

 

  1. Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vinculado ao MEC, o Inep é o órgão do governo que avalia as IES a partir de três indicadores de qualidade:

  • O Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudante), que avalia o desempenho dos alunos;
  • O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a qualidade dos cursos;
  • O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avalia a qualidade das faculdades.

 

  2RUF – Ranking Universitário Folha

O RUF é uma avaliação anual de cursos e universidades públicas e privadas, feita pela Folha. 196 instituições são classificadas a partir de indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Os rankings são baseados nos dados coletados do: Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, Fundações estaduais de fomento à ciência, Pesquisas do Datafolha.

 

  3.   Guia do Estudante

O Guia do Estudante é um tradicional conjunto de publicações da Editora Abril, estruturado a partir de avaliações a respeito de cursos de nível superior, carreiras e mercado educacional.
A partir de um processo de reestruturação, em agosto de 2018, a editora interrompeu as atividades da redação do Guia. Desde então, parte da equipe que realizava essa avaliação deu início a um novo projeto a partir de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo.

Com abrangência nacional, o projeto se baseia em uma avaliação por pares, ou seja, uma pesquisa de opinião, com mais de 6 mil docentes de graduação de todo o país.
Mais de 90% das IES cadastradas no MEC estão inscritas no novo projeto que será lançado para um público de mais de 5 milhões de candidatos aos cursos de ensino superior de todo país.

 

Por que a IE deve buscar um selo de qualidade?

Instituições que, frequentemente, recebem notas baixas dos órgãos de avaliação do governo sofrem penalidades graves, como suspensão de vestibulares e encerramento das atividades.

Por consequência, o aluno corre o risco de perder o direito à carteira do conselho que rege a profissão e à inscrição nos concursos públicos. Pode ainda ter complicações para ingressar no mercado de trabalho.

Embora a baixa pontuação nos rankings não acarrete em punições, eles são a primeira fonte de pesquisa do aluno que ainda não decidiu onde estudar. Por isso, a IES deve manter a boa reputação.

Uma instituição com má fama em quesitos importantes como estabilidade financeira, ensino e infraestrutura, dificilmente receberá novos alunos – ou, pelo menos, não estará entre as primeiras opções.

De acordo com uma pesquisa do Higher Education Research Institute, quase 65% dos entrevistados responderam que a boa reputação acadêmica foi a maior influência na decisão de escolher uma universidade. Em segundo lugar, está obter um bom trabalho ao se formar (54,2%).

 

O que fazer para que sua IE obtenha selos de qualidade?

Em suma, as instituições de ensino melhor avaliadas propõem desafios da vida real ao estudante, para que apliquem ao dia a dia da profissão , a teoria estudada em classe.

Além disso, elas lançam mão de projetos de integração, exercícios de simulação,  recursos tecnológicos e estágios, já a partir do segundo semestre.

Certamente, receber um selo de qualidade requer respeitar a quantidade de mestres e doutores no corpo docente, como estipulado pelo MEC. Requer, igualmente, investir no projeto didático-pedagógico. Para isso, alinha-se a infraestrutura ao número de alunos e de turmas. Objetivos esses dos curso e estrutura curricular.

Exames como o Enade mensuram o desempenho dos estudantes. Isso é reflexo direto da metodologia e do investimento da IE no ensino.

Ademais, é importante lembrar-se de usar os resultados dos rankings para auto-análise, definição de políticas dentro da IE e planejamento estratégico.

Escolha os indicadores mais importantes para a estratégia da IE e estabeleça comparações com as universidades rivais para manter e melhorar o nível da sua instituição nos rankings.

A fim de obter bons resultados nas avaliações, a IE precisa acompanhar e fiscalizar suas próprias atividades. Isso deve ser feito antes mesmo da fiscalização de qualquer órgão. De fato, tal trabalho envolve uma equipe escolar fortalecida e que atua em conjunto.

Conclusão

Agora que você, gestor, conhece a importância de selos de qualidade e boa pontuação em pesquisas, pode rever suas ações para que sejam um guia rumo à excelência da IES.

Boas notas favorecem a construção de uma identidade respeitada e isto confere vantagem competitiva à instituição.

Por fim, a reputação da IE, demonstrada nas boas posições nas avaliações, atrai novos alunos e traz credibilidade.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil. Não se esqueça de acompanhar nosso blog para se atualizar sobre outros temas relevantes da educação superior.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.