Fruto de uma parceria da Quero Educação e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Insights para Captação vai auxiliar as Instituições de Ensino Superior a identificarem as melhores oportunidades para captação de alunos.

Como foi criado o Insights para Captação

Durante este ano, temos publicamos semanalmente em nossas redes sociais as principais oportunidades da semana que identificamos em cidades das cinco regiões do Brasil.

Ainda que seja uma boa forma de mostrarmos às pessoas quais dados a Quero Educação consegue extrair a partir dos nossos marketplaces, isso não era suficiente para demonstrar a profundidade a que essa ferramenta poderia chegar.

Por isso, a ferramenta Insights para Captação surgiu em boa hora. Produzida e idealizada em parceria com a ABMES, utilizando dados da Quero Bolsa, ela é acesso exclusivo para os associados da entidade.

Com ela, as IES podem visualizar as 1.000 principais oportunidades daquela quinzena, em todas as modalidades e regiões do Brasil, das mais de 5.000 que conseguimos identificar para o período.

Portanto, existem outras oportunidades que são restritas aos nossos parceiros.

Como utilizar os dados do Insights para Captação

Apesar de sua profundidade, o Insights para Captação é uma ferramenta muito simples de se usar.

A partir da análise do estoque presente na Quero Bolsa, e cruzando com informações, como o número de buscas, conseguimos gerar uma tabela de simples entendimento, que identifica quais são as maiores lacunas presentes nas ofertas de vagas da Quero Bolsa. E tudo isso pode ser filtrado por estado, cidade e modalidade.

Assim, os gestores das IES conseguem visualizar onde e em que cursos eles podem dedicar alguns esforços para obter ótimos resultados na captação de alunos adicionais, em um curto período de tempo.

Isso porque a ferramenta é atualizada com a demanda mais recente. Ou seja, ela identifica quais cursos, e em que cidades, existe uma grande quantidade de alunos buscando por eles agora mesmo na Quero Bolsa, mas sem encontrar vagas suficientes.

Em Tecnologia da Informação, por exemplo, existem mais de 3.940 buscas para cada vaga na cidade de São Paulo, na modalidade semipresencial.

E é importante pontuar que essas informações não ficam restritas às grandes capitais. Também é possível identificar grandes oportunidades em cidades menores. Em Arapiraca, Alagoas, por exemplo, o curso de Enfermagem tem mais de 345 buscas para cada vaga.

Além disso, essa é apenas uma das muitas ferramentas desenvolvidas por nós que podem auxiliar uma IES em sua gestão de captação. Temos ferramentas que ajudam as IES desde a análise de concorrência até a gestão de pricing.

Longe de serem voltados apenas para a Quero Bolsa, eles também podem auxiliar a sua IES na gestão de captação ainda neste inverno.

Como trazer esses e outros dados para a sua Instituição de Ensino?

Caso a sua instituição seja associada da ABMES, você tem acesso à ferramenta.

E se você é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Gerente de Contas. A nossa equipe está capacitada para identificar as lacunas de ofertas que a sua Instituição de Ensino Superior pode preencher para captar essa demanda de alunos. Uma solução eficiente e que pode oferecer ótimos resultados já no curto prazo.

Mas, se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.