Recentemente, compartilhamos textos que traziam conteúdos de sobre o ranqueamento das páginas na Quero e, também, algumas pesquisas que foram realizadas sobre os preços das mensalidades na Educação Superior. Em ambas, um dos assuntos que ficou no ar foi a gestão de pricing no marketplace da Quero Bolsa.

O que é gestão de pricing?

Quem já é parceiro da Quero Educação já tem uma compreensão maior de como uma boa gestão de pricing pode impactar positivamente os seus negócios (e se você ainda não é parceiro da Quero, considere ser, pois podemos te ajudar a captar os alunos adicionais que a sua IES precisa).

Pois a gestão de pricing nada mais é do que posicionar as suas ofertas sempre próximas ao ponto ótimo, que, em nossas análises, seria o preço com maior possibilidade de conversão e para uma maior parcela de alunos.

Isso envolve inúmeras variáveis, que podem passar pelo share de buscas por faixa de preço para um determinado curso, até o brand awareness da IES.

Como a Quero faz a gestão de pricing?

Nós desenvolvemos diversas ferramentas que podem auxiliar os Gerentes de Contas da Quero Educação a definir a melhor estratégia de preços para uma IES parceira. Como exemplo, trago, no gráfico abaixo, uma análise sobre o ponto ótimo para o curso de Enfermagem, no estado do Pará, durante o semestre de 2022.1.

 

 

No caso deste curso, nesta praça, uma oferta situada entre R$ 400,00 e R$ 600,00 poderia capturar entre 60,19% e 33,00% da demanda, respectivamente.

Como visto, o Gerente de Contas consegue identificar qual é o ponto ótimo, que traz maior conversão para este curso, e trabalhar isso junto à IES.

Mas essa gestão de pricing funciona mesmo? Um case

Para exemplificar como uma boa gestão de pricing funciona, trago o exemplo o case de uma IES com preços premium. Situada no Paraná, ela utiliza o modelo de parceria mais simples da Quero Bolsa.

Trabalhando o seu brand awareness regional, bom UGC, uma boa integração ao marketplace da Quero Bolsa e, principalmente, uma boa gestão de pricing, essa IES conseguiu tornar as suas ofertas mais atrativas, diminuindo a necessidade de descontos, e maximizar a sua captação.

Durante o semestre de 2022.1, essa IES recebeu mais de 13.493 visitas em suas ofertas, com uma taxa de atratividade de 12,32% e uma taxa de sucesso de 27,86%. E, no total, conseguiu 185,80% de aumento no número de alunos captados em relação do semestre de 2021.1.

Quer atingir resultados de sucesso como esses na sua IES? Seja parceiro da Quero

No gráfico abaixo, que compara as porcentagens de descontos oferecidas em cada um desses semestres, fica evidente que uma melhor gestão de pricing foi um dos principais motivos pelo melhor resultado em 2022.1.

 

 

Durante o semestre de 2022.1, os descontos oferecidos variaram bastante, quase que diariamente, com pequenos ajustes, para garantir que as suas ofertas estivessem sempre competitivas. Já no semestre de 2021.1, como fica claro no gráfico, esses descontos variaram menos. Já no final do semestre, precisaram aumentar bastante esses descontos, com valores próximos a 30%. Talvez para tentar captar alunos que ofertas não tão competitivas não conseguiram desempenhar durante o semestre.

Na média de cada semestre, o desconto médio oferecido em 2022.1 foi de 18,75%, enquanto que, em 2021.1, esse desconto médio foi de 20%.

Como gerir melhorar o pricing da sua IES e captar mais alunos?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o responsável pela sua conta. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as melhores oportunidades para a sua IES.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e conheça todas as modalidades de parceria da Quero Educação.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.