0
(0)

Capes suspende bolsas de mestrado e doutorado; pesquisadores da USP e UFSCar alertam sobre risco de corte de bolsas; ministro usa chocolates para explicar bloqueio no orçamento e Toffoli mantém veto a honorários com dinheiro do Fundeb

Capes suspende concessão de bolsas de mestrado e doutorado

Imagem: TV Globo
imagem do prédio da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou nesta quarta-feira, 08, a decisão de suspender a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Contudo, o número total de bolsas e valor congelado não foi divulgado.

Em nota, a Capes diz que o sistema para geração de folhas de pagamento “permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas” neste mês. Isso significa, na prática, o “recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições”.

Leia mais AQUI

Ao lado de Bolsonaro, ministro usa chocolates para explicar bloqueio no orçamento das universidades federais

Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub em live
Foto: Reprodução

Em transmissão ao vivo ao lado do presidente Jair Bolsonaro, na última quinta-feira, 09, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou chocolates para explicar o bloqueio no orçamento de todas as universidades e institutos federais, anunciado na semana passada.

De acordo com nota divulgada pelo MEC, o bloqueio atingiu 3,4% do orçamento total das universidades federais. Na transmissão, Weintraub colocou sobre a mesa 100 chocolates e separou três e meio para explicar o bloqueio.

Leia mais AQUI 

Toffoli ajusta decisão e mantém veto a honorários com dinheiro do Fundeb para ações coletivas

Dias Toffoli
Foto: Nelson Junior

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, fez ajustes na decisão que barrou o pagamento de honorários de advogados com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O ajuste foi feito para esclarecer que o veto vale para ações coletivas, e que não atinge decisões com trânsito em julgado que já reconheceram o pagamento aos advogados contratados pelos entes públicos.

Leia mais AQUI

Pesquisadores da USP e da UFSCar alertam que corte de bolsas vai prejudicar a ciência e o país

Foto: Reprodução/EPTV

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) temem pelo futuro da ciência e acreditam que o corte das bolsas de mestrado e doutorado feito pelo Ministério da Educação vai prejudicar desenvolvimento do país, causando danos irreversíveis.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cancelou as bolsas que eram de alunos que tinham acabado de entregar seus trabalhos e que estavam disponíveis para novos alunos.

Leia mais AQUI

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado educaciobal? Acompanhe nosso blog.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.