O mercado de ensino de idiomas é altamente competitivo, e a captação de alunos é um desafio constante para as escolas.

Para se destacar e alcançar seus objetivos de crescimento, é fundamental que as instituições adotem uma abordagem holística que combine estratégias de ensino, marketing e mercado.

Neste guia completo, exploraremos em detalhes as melhores práticas em cada área, fornecendo insights valiosos para que você possa atrair e converter mais alunos para sua escola de idiomas.

Cursos in company

Uma forma de estabelecer parcerias é oferecer cursos de idiomas para empresas. 

Na modalidade “in company”, a escola de idiomas fecha um acordo e envia um professor para ministrar as aulas no local de trabalho. 

Os colaboradores da empresa participam das aulas nas instalações, em horários predefinidos. 

Isso reduz custos para a escola de idiomas, que pode utilizar os recursos da empresa parceira, e para a empresa e seus funcionários, que não precisam arcar com despesas de logística e transporte.

Metodologia e didáticas de ensino 

Para vencer a concorrência, a escola de idiomas deve oferecer um diferencial também nos métodos de ensino, que torne as aulas envolventes para o estudante. 

Aulas ao ar livre, passeios e atividades culturais são muito bem vistos pelos alunos, uma vez que despertam interesse e promovem uma experiência enriquecedora.

Cursos com Foco Específico:

Uma forma de atrair novos estudantes é a segmentação do público via focos específicos. 

Oferecer um curso de línguas instrumental pode ser interessante para quem busca desenvolver certos aspectos da língua.

Quem planeja viajar internacionalmente, por exemplo, pode encontrar em um curso de línguas focado em viagens uma grande oportunidade para se dar bem no exterior. 

Já um curso de línguas voltado para o mundo dos negócios se torna fundamental para quem busca uma promoção no trabalho ou deseja se aprimorar nessa área.

Ensino à distância (EAD)

O ensino à distância é uma tendência cada vez mais adotada pelas instituições de ensino. 

Além do conforto e praticidade que essa modalidade oferece ao aluno, a escola reduz custos com o espaço físico e pode oferecer mais descontos e bolsas de estudo.

Uma alternativa é disponibilizar a modalidade semi-presencial. 

Dessa forma, o estudante participa de algumas aulas na escola de idiomas e outras são realizadas em sua residência, utilizando a internet e os materiais fornecidos pela instituição.

Quer saber mais? Leia também: A hora e a vez do ensino semipresencial

Aplicativos para Aprendizagem:

O avanço tecnológico e digital impulsiona cada vez mais o uso de dispositivos móveis para praticamente todas as atividades do dia a dia, principalmente por meio dos diversos aplicativos para tablets e smartphones.

O desenvolvimento de um aplicativo ou o uso de plataformas disponíveis no mercado chama a atenção dos alunos, principalmente dos mais jovens, que são usuários nativos dos meios digitais.

Através do aplicativo o estudante pode se informar, estudar, acessar conteúdos e materiais complementares, realizar provas e testes e até mesmo, usar do entretenimento (como games, música e cinema) para aprimorar um idioma.

Quer saber mais? Leia também: Como integrar a tecnologia na educação em sua instituição de ensino

 

Estratégias de Marketing para Captação de Alunos:

Presença Estratégica nas Redes Sociais:

Atuar nas redes sociais não é mais um diferencial, mas um requisito para conquistar o sucesso no mercado. 

O Facebook e o Whatsapp são algumas das plataformas mais utilizadas pelo público e podem se tornar ótimas ferramentas de captação de alunos.

 As mídias sociais têm sido a principal forma de comunicação e interação entre empresas e clientes. 

Ter uma boa gestão de redes é essencial para criar uma boa imagem institucional, divulgar a marca e conquistar novos estudantes.

Quer saber mais? Leia também: Qual é a melhor estratégia de marketing para as redes sociais?

Marketing de Conteúdo

Cada vez mais os consumidores pesquisam informações na internet antes de realizar a compra de um produto ou serviço. 

Esse comportamento não é diferente para o mercado educacional.

Investir em Marketing de Conteúdo consiste em publicar conteúdos relevantes e atrativos na rede, de forma que as páginas da empresa fiquem bem posicionadas nos sites de pesquisa, como o Google.

Essa estratégia é essencial para atrair leads e captar novos clientes. 

No mercado da educação chamamos essa estratégia de Marketing Educacional.

Para implantar essa ferramenta, recomenda-se a contratação de profissionais especializados ou, então, de uma empresa terceirizada.

Quer saber mais? Leia também: Aumente sua captação de alunos com 5 dicas sobre Marketing Educacional

E-mail marketing

Um dos meios de relacionamento mais utilizados pelas empresas é o e-mail marketing. 

Porém, para que o uso dessa ferramenta seja efetivo, é necessário um planejamento estratégico.

A segmentação dos contatos e criação de listas tornam o e-mail marketing mais eficiente, por direcionar as informações para o público certo.

Por meio do e-mail marketing a escola de idiomas poderá divulgar novos cursos, abertura de turmas, períodos de inscrição e matrículas e outros conteúdos relevantes para seu público-alvo. 

É possível, inclusive, aumentar o número de matrículas através do e-mail marketing.

Quer saber mais? Leia também: E-mail marketing: Descubra como aumentar o número de matrículas da sua IES

Marketing de Recomendação

O Marketing de Recomendação é o famoso “marketing boca a boca”. A indicação de um produto ou serviço por um cliente tem efeito positivo muito maior que a publicidade convencional.

Quando a escola de idiomas possui qualidade de ensino e atendimento e o cliente se sente satisfeito, ele recomenda automaticamente a instituição e seus cursos ao seu círculo de amizade.

A escola também pode impulsionar o Marketing de Recomendação por meio de estratégias como bolsas de estudo para alunos que receberem indicação e descontos nas mensalidades para aqueles que indicarem um novo cliente.

Quer saber mais? Leia também: A importância do Marketing de Recomendação para a sua IES

Participação em eventos

A participação em eventos é uma excelente estratégia para divulgar a escola de idiomas e os cursos e serviços oferecidos. 

Feiras de profissões, por exemplo, são uma grande oportunidade para conversar pessoalmente com o público e conscientizá-lo da importância de aprender um idioma.

Os eventos internos, como festas e confraternizações para os estudantes, também são ferramentas para melhorar o relacionamento com os clientes.

 

Estratégias de Mercado: Impulsionando a Captação de Alunos

Descontos Estratégicos:

Trabalhar com descontos pode ser a oportunidade perfeita para conquistar aquele potencial aluno que estava indeciso quanto a se matricular.

Ações como isenção da taxa de matrícula e descontos nas mensalidades são a saída para os clientes que desejam estudar, mas estão com o orçamento apertado.

Entretanto, não basta dar descontos sem nenhuma estratégia. 

É muito importante um planejamento prévio, conhecimento do mercado e das condições da escola – através da análise dos indicadores da instituição.

Deve ser desenvolvido um programa de bolsas que leve em consideração todos esses fatores. Os descontos devem ser vantajosos tanto para o aluno quanto para a escola.

Quer saber mais? Leia também: Tipos de descontos que sua IE pode oferecer para atrair mais alunos

Parcerias Estratégicas:

Somar forças com outras instituições se torna muito vantajoso e potencializa a eficácia das estratégias.

Parcerias podem ser feitas com diversas empresas e instituições, dentro ou fora do segmento de mercado. 

Um grande exemplo é com alguma plataforma de marketplace e com empresas que prestem serviço de comunicação, marketing e gestão.

No caso das escolas de idiomas, convênios com agências de viagens e de intercâmbio podem agregar muito valor à marca.

Quer saber mais? Leia também: Entenda como parcerias entre instituições de ensino e empresas podem favorecer sua gestão

Marketplaces Educacionais:

Esse tipo de plataforma já é comum em outros mercados e tem ganhado força no meio educacional, pois os estudantes querem praticidade na hora de escolher uma escola, como, por exemplo, comparar preços e detalhes dos cursos num único lugar.

O Quero Bolsa, por exemplo, é o maior marketplace do mercado educacional brasileiro em número de visitas, com mais de 157 milhões de acessos anuais.

Para saber mais como funciona um marketplace, recomendamos a leitura do artigo Marketplace: destaque sua IES através das plataformas digitais.

Através dessa plataforma a escola de idiomas pode anunciar suas ofertas e divulgar seus cursos e serviços em uma rede acessada por milhares de potenciais alunos.

Com um bom trabalho efetuado junto ao parceiro, a instituição se destaca cada vez mais na página e faz muitas matrículas.

Para saber mais, preencha o formulário abaixo.


Jaqueline Azevedo
por Jaqueline Azevedo