Quer saber quais foram os cursos mais buscados do Brasil em Maio de 2022? A Quero Educação conta para você.

A Quero Educação é uma edtech data driven, ou seja, orientado a dados. Isso significa que produzimos uma grande quantidade de análises e overviews, a partir dos dados obtidos em nossos produtos e do mercado, que pautam todas as nossas decisões.

Com mais de 157 milhões de acessos anuais em nossos marketplaces, dos quais mais de 60 milhões são direcionados à Quero Bolsa, os dados obtidos em nossa ferramenta são suficientes para gerarem um retrato fiel e confiável sobre as principais tendências do mercado de educação.

Um destes retratos é o ranking de cursos mais buscados.

 

Para que serve o ranking de cursos mais buscados?

Esse ranking é uma boa forma de, não apenas os nossos parceiros, mas o mercado como um todo, ficarem atentos às tendências de buscas de cursos de graduação no principal marketplace de educação do Brasil.

Além disso, dividimos o ranking por modalidade, para que, assim, possíveis discrepâncias, como cursos que só existem em uma das modalidades, não sejam prejudicados em uma análise geral e não influenciem na correta visualização dos dados.

 

Como ele é calculado?

O nosso ranking de cursos mais buscados do mês é medido a partir buscas qualificadas. Ou seja, pessoas que buscaram pelo nome do curso em nosso campo específico para isso. Portanto, consideramos que essas são pessoas que já sabem o curso que querem e estão em uma etapa mais avançada em seu processo decisório.

Além disso, também são levados em conta cursos que retornam resultados de busca ao aluno. Logo, cursos como Medicina, que não tem ofertas ativas hoje em nossos site, não irão figurar entre os mais buscados.

 

Ranking de cursos

Legenda:

🔁 O curso se manteve na mesma posição;

🔼 O curso subiu de posição;

🔽 O curso desceu de posição;

🆕 O curso não estava no ranking anterior.

Cursos mais buscados do Brasil em Maio de 2022: Modalidade Presencial

  1. Enfermagem 🔁
  2. Direito 🔁
  3. Psicologia 🔁
  4. Administração 🔁
  5. Fisioterapia 🔁
  6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  7. Biomedicina 🔁
  8. Medicina Veterinária 🆕
  9. Farmácia 🔼
  10. Nutrição 🆕

 

Na modalidade presencial, o curso de Enfermagem está mantendo, durante todo o ano de 2022, a liderança entre os cursos mais buscados, superando Direito, o curso que mais costuma aparecer na liderança em outros rankings. Essa é uma tendência bem forte entre vários cursos na área da Saúde.

Basta ver que os cursos dessa área ocupam 7 das 10 primeiras posições no ranking de cursos mais buscados em maio: Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia e Nutrição.

Dentre os destaques de maio estão o crescimento do interesse pelos cursos de Medicina Veterinária e Nutrição, que não estavam presentes no ranking do mês anterior, mas que já estiveram em outros meses e voltaram a aparecer nesse.

 

Cursos mais buscados do Brasil em Maio de 2022: Modalidade Semipresencial

  1. Enfermagem 🔁
  2. Administração 🔁
  3. Psicologia 🔁
  4. Pedagogia 🔁
  5. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  6. Fisioterapia 🔼
  7. Nutrição 🔽
  8. Biomedicina 🔁
  9. Educação Física 🔁
  10. Farmácia 🆕

 

Na modalidade semipresencial, o ranking de cursos do mês de maio é muito semelhante ao do mês anterior. As únicas diferenças são os curso de Fisioterapia e Nutrição, que apenas trocaram de posições, e curso de Ciências Contábeis, que, neste mês, deu lugar ao curso de Farmácia, a novidade em relação ao mês anterior.

Vale destacar, também, o curso de Psicologia, presente aqui neste ranking pela existência de cursos de uma modalidade denominada como “Flex”, que oferecem uma maior gama de aulas presenciais do que a média da modalidade semipresencial, ou híbrida.

 

Cursos mais buscados do Brasil em Maio de 2022: Modalidade EaD

  1. Administração 🔁
  2. Pedagogia 🔁
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  4. Nutrição 🔁
  5. Educação Física 🔁
  6. Gestão de Recursos Humanos 🔼
  7. Ciências Contábeis 🔽
  8. Logística 🔁
  9. Farmácia 🔁
  10. Marketing 🔁

 

Na modalidade de ensino a distância, podemos notar que o ranking de cursos muda radicalmente em relação às duas outras modalidades. Muito em função de alguns dos cursos mais buscados nas outras não serem habilitadas para o ensino a distância, como Enfermagem, Direito e Psicologia.

O ranking do mês de maio foi muito semelhante os do mês anterior. A única diferença é a troca de posições entre os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.

 

Como trazer esses e outros dados para a sua Instituição de Ensino?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Gerente de Contas. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificações de tendências que uma Instituição de Ensino Superior moderna precisa para se manter ativa neste novo cenário, com soluções eficientes na aplicação de ferramentas de gestão e captação de alunos.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.