O ranqueamento tem sido usado nas mais diversas áreas da internet, desde as páginas como o buscador do Google quanto em marketplaces maiores, como a Amazon para oferecer as melhores respostas aos usuários, baseados em variáveis que condicionam um algoritmo. Com isso, as respostas ficam mais assertivas e a chance de conversão é maior.

Sempre recebemos questionamentos do tipo: “Por que a minha Instituição de Ensino deixou de aparecer na primeira página da Quero Bolsa?” Ou, então “Por que a oferta daquela Instituição está sempre entre as primeiras? É algum tipo de favorecimento?”. Olha, se você é nosso parceiro e ainda não nos perguntou isso, talvez já tenha pensado.

São questionamentos muito pertinentes, afinal, essas mudanças de posicionamento ocorrem com relativa frequência. E para quase todas essas dúvidas, a resposta é uma só: os algoritmos de ranqueamento da Quero Educação.

Neste artigo, eu vou procurar responder a maioria dos questionamentos sobre o assunto e trazer algumas dicas práticas de como melhorar o ranqueamento das ofertas de sua Instituição de Ensino (IE) em nossos marketplaces.

Primeiro de tudo: o que é ranqueamento e porque ele é importante?

Basicamente, o ranqueamento trata do ordenamento das posições que as ofertas ocupam em nossos marketplaces, a partir do cumprimento, ou não, de determinados parâmetros.

Em geral, as ofertas que cumprem esses parâmetros com maior sucesso são as que ficam melhor posicionadas, ou seja, nas primeiras posições das páginas de busca em nossos sites.

E, também, além de cumprirem os parâmetros, as ofertas mais bem posicionadas são aquelas que carregam consigo um histórico de maior atratividade e conversão para as pessoas

Todos os cálculos para a parametrização das ofertas são realizados por nossos algoritmos dedicados, que são constantemente atualizados e melhorados.

E as únicas exceções ocorrem quando realizamos campanhas específicas, como a Mega Bolsa, em que as ofertas que estão inseridas no contexto desta campanha acabam ganhando um maior destaque.

Em resumo, o ranqueamento existe para encontrar a melhor oferta com o menor esforço por parte das pessoas que acessam os nossos marketplaces.

A principal força do ranqueamento da Quero Bolsa está em atrair alunos indecisos. Cerca de 63% dos nossos atuais alunos, em nossa última pesquisa, indicavam que foi nas páginas da Quero Bolsa, a partir da comparação entre as ofertas, que decidiram qual faculdade iriam cursar.

Como os algoritmos de ranqueamento funcionam?

Os nossos algoritmos verificam diversos parâmetros para decidir a melhor ordenação de ofertas para uma determinada pessoa.

O principal deles é verificar se as a oferta se adequa ao perfil de busca dela. Ou seja, desde a praça em que ela se encontra, dentro de um raio geográfico definido, até o quanto ela está disposta a pagar.

Mas, além disso, outros parâmetros podem são classificatórios para o ranqueamento:

Atratividade

Esse parâmetro diz respeito a quanto uma oferta é atrativa para as pessoas. Ela é medida a partir do número de ordens de pagamento geradas por cada visitante.

Sucesso

Esse parâmetro diz respeito à qualidade da parceira entre a Quero Educação e a Instituição de Ensino. Ela é medida a partir do número de pessoas que efetivamente pagam a ordem de pagamento que foi gerada.

Barreira de entrada

Esse parâmetro diz respeito à barreira financeira necessária para o aluno garantir aquela oferta. Ela varia conforme o tipo de parceria desenvolvida entre a IE e a Quero. Quanto menor a barreira financeira para a pessoa ficar com a vaga, melhor avaliada neste ponto a oferta é.

Com isso, as ofertas que melhor equilibram estes parâmetros são as que ficam com melhores posições em nosso ranqueamento.

Dicas para melhorar o seu ranqueamento

Não deixe a sua oferta fora do ar

Em especial nos meses de alta captação, o ranqueamento é modificado com maior frequência. A oferta de curso que ficar alguns dias fora do ar perde o ranqueamento. Se a IES deixar a oferta “esfriar”, tem de recomeçar do zero.

Ofereça um desconto real em relação balcão

Se a instituição oferecer no balcão o mesmo desconto que oferece em nosso marketplace, além dos concorrentes, ela estará competindo consigo mesma. Com isso, a conversão de ambas as plataformas caem e, consequentemente, piora a posição no ranking.

Preencha as informações da sua IE e de seus cursos corretamente

Mantenha a pagina da sua IE e as informações importantes e descrições dos seus cursos sempre atualizadas. Isso elimina objeções e traz às pessoas mais segurança em relação à oferta. Com todas as informações corretas, aumenta-se a conversão e diminui-se o reembolso.

Reforce a parceria

Temos diversos modelos de parceria, com propostas flexíveis. Cada uma delas ajuda a IE de alguma forma, contemplando variados objetivos, que não apenas a captação de alunos. Além disso, os modelos em que a IE isenta as pessoas interessadas de pagamentos adicionais costumam, naturalmente, ter uma maior atratividade para o público.

Foco no atendimento desses alunos

Forneça sempre o melhor atendimento possível ao aluno. Quando o marketplace, a IE e o aluno estão bem alinhados, a taxa de sucesso melhora. Consequentemente, o ranqueamento também.

Além disso, o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é um dos principais fatores decisórios em um marketplace. Os comentários e as avaliações feitas por nossos alunos sobre o curso influenciam os novos alunos em suas escolhas. Portanto, bons atendimento e boas experiências influenciam diretamente em melhores avaliações.

Trabalhe a precificação das suas ofertas

As vezes, um pequeno ajuste na precificação das suas ofertas pode fazer com que elas ganhem posições frente às concorrentes. O mais comum é que esse ajuste seja seja feito com um incremento do desconto. Mas também acontece de cursos estejam com uma precificação mais baixa do que realmente valem, o que prejudica a percepção de valor e a segurança das pessoas quanto àquela oferta. Parecem boas demais para serem verdade, sabe?!

Analise constantemente o portfólio

Com uma análise detalhada de portfólio, a IE consegue entender quais ofertas têm uma performance melhor, e, mais importante, quais não estão com um desempenho tão bom. Com isso, conseguem criar planos de ações para melhorar a atratividade dessas ofertas.

Conclusão

Conhecer as regras do ranqueamento dos nossos marketplaces é fundamental para que você tome as medidas necessárias para manter a sua IE no topo das páginas de busca e captar mais alunos.

Além disso, para quem deseja garantir o sucesso de sua Instituição de Ensino com essas e muitas outras estratégias, os nossos Gestores de Contas estão à disposição.

Porém, para que a parceria, de fato, dê certo, considero fundamental a participação e engajamento da instituição de ensino.

E para quem deseja saber mais sobre os nossos modelos de parceria, entre em contato conosco.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.