Quando estudantes ingressam num curso do ensino superior, poucos deles imaginam-se abandonando a faculdade dali um tempo. No entanto, essa é uma preocupação constante dos gestores, que buscam conter e até prever a evasão de alunos em suas instituições. 

Crise, desemprego e falta de financiamento pesam bastante na decisão. Além disso, há também os fatores relacionados a aspectos de responsabilidade da IES. Por exemplo, relacionados à percepção do aluno sobre a qualidade do curso, dos professores e do atendimento a ele prestado. 

A dificuldade de reter alunos não raro leva as instituições a gastarem o que não podem com campanhas e atrativos que, ao final, podem não garantir o resultado que almejavam.

A boa notícia é que, recentemente, a quantidade de alunos que abandonam o curso no ensino superior privado diminuiu. É o que mostra o Mapa do Ensino Superior 2019, publicado pelo Semesp e com dados referentes a 2017. Segundo o mapa, a taxa de evasão caiu de 30,1% em 2016 para 28,5% em 2017

Para efeito de comparação, a taxa de evasão dos cursos presenciais da rede pública manteve-se estável, com 18,5% em 2016 e 18,6% em 2017.

Nos cursos EAD, no mesmo ano, o índice chegou a 34,9% na rede privada e 27,9% na pública. Em ambos os casos, houve queda em relação a 2016: 36,6% na rede privada e 30,4% na pública. 

Qual o perfil do aluno que mais evade?

Segundo a revista Panorama, publicada pela Quero Educação, há uma relação direta entre a classe social do aluno e a evasão. Desse modo, quanto mais pobre o aluno, mais propenso está a evadir. 

Quase 60% dos alunos da graduação presencial abandonam o curso por enfrentarem dificuldade de quitar as mensalidades. A porcentagem cai para um pouco mais de 40% entre aqueles que fazem cursos à distância. 

O segundo maior motivo de matrículas trancadas ou desvinculação do curso são compromissos pessoais ou profissionais, com cerca de 20% de estudantes evadidos.

Divididos em famílias, as licenciaturas, ciências exatas e ciências da religião apresentam a maior disparidade entre presencial e EaD. Enquanto no presencial, elas têm maior propensão à evasão, no EaD, a propensão é menor. 

Algumas famílias, como tecnólogos, humanidades e artes, são relativamente mais propensas a evadir tanto no presencial quanto no EaD. Com relação aos cursos nobres, como medicina, odontologia, psicologia e arquitetura, a tendência à evasão é menor. 

A seguir, listei outros motivos que contribuem para que os alunos abandonem os cursos:

  • Ensino médio fraco;
  • Difícil acesso aos professores;
  • Queda no valor que o aluno atribui ao curso, à instituição e à escolha de fazer faculdade;
  • Falta de informação sobre os campos de estudo;
  • Falta de identificação com o curso;
  • Dificuldade de acesso à faculdade (longa distância/localização ruim);
  • Dificuldade para acompanhar as disciplinas do curso;
  • Dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho ;
  • Falta de infraestrutura da faculdade;
  • Profissão em baixa no mercado de trabalho.

É possível prever a evasão de alunos? Como?

Muito se fala em estratégias para reter os alunos, mas será que é possível prever a evasão? A resposta pode estar na análise de dados. Coletar o maior número de informações relevantes sobre os estudantes da sua IES, acompanhá-las e analisá-las periodicamente pode fortalecer a gestão e ajudar a antever uma provável tranca de matrícula. Como fazer isso?

Comunicação

Instituições e professores devem manter um acordo em que estes informem à coordenação mudanças no comportamento do aluno. Faltas, pouca ou nenhuma participação na aula, desinteresse e atrasos podem ser observados pelo professor, que lida diretamente com os alunos. A partir disso, a coordenação faz contato com o aluno para entender os porquês.

Pesquisa

A IES pode lançar um questionário online, que abranja todos os alunos dos cursos que apresentam alta  taxa de evasão. As perguntas devem incluir os mais variados aspectos da IES, desde qualidade do curso, do atendimento, dos professores, a integração com a turma, saúde pessoal, necessidade de reforço de aulas e estabilidade pessoal e familiar. O ideal é que haja dados para comparação e que sejam analisados a partir de um método especializado;

Inteligência Artificial

Atualmente, a tecnologia dispõe de softwares de gestão escolar. Eles centralizam o controle das atividades da instituição, desde o número de matrículas ao índice de satisfação dos estudantes. 

Utilizada no ensino superior, a inteligência artificial é capaz de avaliar enorme variedade de informações e encontrar padrões de comportamento. Pode também classificar os alunos em grupos de risco, antecipar e direcionar ações de retenção e otimizar os recursos. O custo disso promete ser mais baixo do que o dos métodos tradicionais de prever a evasão.

Conclusão

Como vimos neste artigo, embora a taxa de evasão de alunos o ensino superior privado tenha diminuído, o problema ainda é uma preocupação para as instituições de ensino. Os motivos vão de questões pessoais, como falta de dinheiro para quitar as mensalidades, a aspectos de responsabilidade da IES, como qualidade do curso e atendimento eficiente.

Anualmente, são direcionadas verbas para bolsas de estudo, incentivos de transporte ou descontos que ajudam até certa medida. No entanto, esses incentivos podem não ser altamente eficazes na retenção dos alunos que avaliam trancar o curso.

Ao levar tudo isso em consideração, o caminho mais lógico a seguir é o de adotar formas de prever a evasão de alunos. A previsão pode ser feita com a combinação de alguns métodos, como comunicação entre professores, coordenação e demais funcionários, questionários que obtenham respostas esclarecedoras e inteligência artificial

Investir na inteligência artificial para detectar alunos propensos a evadir traz a possibilidade de conhecer as causas do problema, otimizar recursos e até descobrir padrões de comportamento identificados naqueles alunos que evadiram no passado. Na dúvida, lembre-se de que prever a evasão de alunos requer menos do que os esforços para mantê-los na sua IES. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Leia outros conteúdos no blog da Quero Educação e mantenha-se atualizado!

Mktvirtual
por Mktvirtual