Em 2022, na nossa última campanha da Blue Friday, foram registrados 17 milhões de acessos. Vinte e quatro por cento dos alunos garantiram seu lugar, um quarto dos estudantes admitidos e houve uma taxa de conversão de 20% nas ofertas

A Black Friday é um evento que promete tirar o fôlego dos consumidores em todo o mundo. No dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, as lojas abrem suas portas com descontos e ofertas imperdíveis.

E no Brasil, não é diferente, uma vez que segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) faturamos R$4,9 bilhões em 2022, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Esses números impressionantes demonstram a força que o evento vem ganhando no mercado brasileiro.

Se para o varejo a ideia de pegar carona na Black Friday já é uma realidade, na educação ainda é novidade. Mas, com o aumento da competitividade no setor, as instituições de ensino superior (IES), começaram a enxergar o período como uma oportunidade de aumentar a captação de alunos e se destacar da concorrência.

Afinal, essa é a época em que muitos estudantes estão se preparando para dar um novo passo em sua trajetória acadêmica, buscando cursos superiores que estejam alinhados com seus objetivos e interesses

Por isso, ela é a hora perfeita para o mercado educacional e para a captação de novos alunos e nesse artigo, eu te mostrarei o porquê?

Sazonalidade Educacional: como aproveitar a Black Friday para aumentar a captação de alunos

Como você pode compreender, a captação de alunos é um desafio constante e vital para o sucesso de qualquer instituição de ensino superior (IES) e a sazonalidade é um fator que torna esse impasse ainda mais árduo, uma vez que a maioria das matrículas se concentram no período do verão.

No entanto, campanhas estratégicas, como a Black Friday, podem ser uma alternativa inteligente de superar a barreira constante que é adquirir novos discentes. Uma vez que nesse momento, os consumidores estão especialmente interessados em realizar investimentos buscando obter os melhores benefícios financeiros.

Nesse sentido, ao lançar uma campanha de matrículas antecipadas durante a Black Friday, é possível não apenas despertar o interesse de potenciais clientes, mas também oferecer a eles a facilidade de adquirirem educação de qualidade com um investimento mais atrativo.

E ao demonstrar autoridade nessa abordagem, apresentando uma proposta de valor atraente, a instituição de ensino superior (IES) se posiciona como uma opção de destaque no mercado, conquistando a confiança dos consumidores e garantindo um fluxo contínuo de matrículas, transmitindo a mensagem de que ela está atenta aos desejos e necessidades dos estudantes e disposta a oferecer benefícios concretos em suas jornadas educacionais.

Além disso, ao implementar uma campanha de inscrições antecedentes durante a Black Friday, a instituição de ensino superior (IES) pode criar um senso de urgência nos alunos. Isso ocorre porque a data é conhecida por oferecer descontos e promoções por tempo limitado. Logo, os interessados em obter essas vantagens financeiras tendem a tomar decisões mais rápidas, evitando perder a ocasião.

Assim, é preciso que a instituição de ensino superior (IES) planeje cuidadosamente sua campanha; por isso, é necessário definir estratégias de marketing eficientes, como a criação de anúncios impactantes, divulgação nas redes sociais e envio de e-mails personalizados.

Além disso, é importante oferecer benefícios extras para os estudantes que optarem pela matrícula antecipada. Isso pode incluir descontos na mensalidade, acesso a materiais digitais exclusivos, bolsas de estudo e até mesmo a alternativa de escolher disciplinas extras sem custo adicional.

Por fim, é essencial que a instituição de ensino superior IES acompanhe o desempenho da campanha, analisando os dados e métricas para identificar quais estratégias estão gerando os melhores resultados e ajustar o plano de ação, se necessário.

Em suma, ao aproveitar a oportunidade oferecida pela Black Friday, as instituições de ensino podem superar a sazonalidade, conquistar autoridade no mercado e garantir um fluxo contínuo de estudantes, contribuindo para a estabilidade e o crescimento da instituição de ensino.

Quer Saber Mais? Leia Também: Tipos de descontos que sua IE pode oferecer para conseguir mais alunos

Superando a Concorrência com a Black Friday

Durante a Black Friday, observamos que as Instituições de Ensino Superior (IES) ainda não competem com a mesma intensidade que outros setores. No entanto, para se destacar no mercado educacional, é necessário adotar estratégias capazes de gerar um diferencial competitivo e deixar a concorrência em segundo plano.

Dados recentes revelam que a busca por educação de qualidade tem aumentado significativamente nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de matrículas no ensino superior no Brasil em 2022 cresceu 5,1% em relação a 2021, chegando a 9,9 milhões de estudantes. Esse crescimento é o maior registrado desde 2015. O que demonstra a demanda por instituições de ensino comprometidas com a excelência acadêmica.

Nesse sentido, destacar os diferenciais competitivos da sua instituição durante a Black Friday pode ser uma estratégia eficaz para atrair novos alunos. Para obter sucesso nesse contexto, é fundamental ressaltar as vantagens e benefícios únicos que sua instituição oferece.

Outro ponto relevante é a importância de personalizar a oferta conforme o perfil do público-alvo. Segmentar o público e entender suas necessidades específicas possibilita criar ofertas mais assertivas e impactantes. Por exemplo, oferecer descontos especiais para estudantes de determinadas áreas de conhecimento em que sua instituição se destaca pode ser um diferencial atrativo.

Portanto, para competir de forma efetiva durante a Black Friday, sua instituição precisa destacar-se por meio de serviços e benefícios que vão além do óbvio. Investir em qualidade, inovação e diferenciação é essencial para cativar novos discentes e consolidar sua marca como uma referência no mercado educacional.

Quer Saber Mais? Leia Também: Como se diferenciar da concorrência: a importância do posicionamento de mercado

O sucesso da Black Friday no setor da educação e na captação de alunos

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2022, o setor da educação teve um aumento de 11,4% nas vendas na Black Friday, um resultado superior ao do comércio geral, que foi de 10,5%.

Esse crescimento expressivo pode ser atribuído a diversos fatores, entre eles a facilidade de acesso à educação online, que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Com a pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social, as pessoas buscaram alternativas de aprendizado em casa, o que impulsionou significativamente as vendas no setor educacional durante a Black Friday.

Outro fator que impulsiona o crescimento do setor educacional é a preocupação dos brasileiros em investir em qualificação, visando uma maior empregabilidade e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

E o aumento da renda da população brasileira contribuiu permitido às famílias um maior acesso a recursos educacionais, possibilitando a busca por cursos e qualificações que antes eram considerados inacessíveis, colocando a educação como uma prioridade na lista de investimento

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023 comprovam essa tendência promissora. Com o incremento de recursos financeiros, as pessoas estão cada vez mais propensas a investir em educação, seja para aprimorar suas habilidades profissionais ou para buscar a realização de projetos pessoais. Nesse contexto, a relação renda e crescimento do setor educacional é inquestionável. O que cria um ciclo virtuoso em que o acesso à educação promove o desenvolvimento social e econômico do país.

A expectativa para 2023 é que o setor da educação continue a crescer na Black Friday. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no período devem crescer 12% em relação a 2022.

Com a expectativa de crescimento contínuo das vendas nesse período, é fundamental que as empresas se planejem e aproveitem as oportunidades oferecidas por essa data para impulsionar seus negócios, conquistar novos clientes e aumentar sua participação no mercado.

A Black Friday da Educação chegou: Blue Friday da Quero Educação!

Durante esse período nos dá Quero, vamos ajudar as instituições parceiras a turbinar a sua captação de alunos para o ano de 2024. Prepare-se para a edição marcante da Black Friday da Educação no Brasil “A Blue Friday” que acontecerá até o dia 05 de dezembro

Para este ano, escolhemos o influenciador e ator João Guilherme, filho do cantor Leonardo, como embaixador. Além disso, os investimentos de marketing serão direcionados às ofertas da ação, com toda a nossa equipe 100% focada em campanhas, fazendo com que mais pessoas acessem o nosso portal.

Na última campanha de 2022, nosso site alcançou impressionantes 17 milhões de acessos, responsável por capturar 24% dos alunos que garantiram seu lugar no trimestre. E olha só, ¼ de todos os estudantes admitidos. Além disso, as instituições participantes tiveram uma conversão de 20% nas ofertas. Foi simplesmente uma explosão de sucesso e oportunidades!

Se você deseja estar um passo à frente da concorrência e capturar um número crescente de alunos? Não perca a oportunidade de participar da nossa Blue Friday!

Descubra como fazer parte desse sucesso preenchendo o formulário abaixo:

Jaqueline Azevedo
por Jaqueline Azevedo