A Quero Bolsa tem tido diversas experiências positivas no uso do marketing de influência na educação. Por isso, neste artigo, queremos trazer cinco dicas de como a sua Instituição de Ensino pode utilizar o poder dos influenciadores a favor da sua marca.

 

Por que o marketing de influência é importante?

A resposta, simplificada, é fácil: porque funciona e traz excelentes resultados, quando bem trabalhado. Principalmente entre nós, os brasileiros. Em 2021, foram investidos mais de R$ 1,43 bilhão em campanhas com influenciadores, uma mostra de que esse mercado já é muito grande e ainda tem muito potencial.

Mas, analisando, podemos tirar vários insights. Em uma pesquisa recente do Statista, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking de Poder de Influência dos Influenciadores, superando Índia e China. Cerca de 45% da população afirmou que compra produtos e serviços anunciados pelos influenciadores que seguem.

E outra pesquisa, desta vez da Nielsen, parece corroborar estes resultados. Ela diz que, hoje, o Brasil tem cerca de 500 mil influenciadores. Mais do que engenheiros civis (455 mil), e quase ultrapassando o número de médicos (502 mil).

E mais: nessa pesquisa 39% dos brasileiros disseram que gostam de seguir influenciadores nas redes sociais, com 27% respondendo às vezes.

E existe diferenças em relação ao gênero. Os homens são mais céticos em relação aos influenciadores. 42% das mulheres entrevistadas disseram já ter comprado um produto ou serviço apresentado por um influenciador. Já entre os homens, esse número foi de 24%.

E dentre os que não compraram, um dado interessante: 18% afirmaram que o influenciador não combinava com a marca, e 16% disseram que o influenciador não parecia saber do que estava falando.

Mas para saber por onde começar a utilizar o marketing de influência na educação, eu separei 5 dicas para vocês. Continue a leitura! E, caso queira saber ainda mais, entre em contato conosco.

 

Tenha bem definido o seu principal objetivo

É importante ter bem definido quais são os objetivos da sua campanha. Três objetivos são mais comumente utilizados:

  • Utilizar influenciadores para aumentar o alcance para a sua mensagem;
  • Utilizar influenciadores para aumentar o engajamento para a sua mensagem;
  • Utilizar influenciadores e sua reputação para construção de marca.

Obviamente, escolher um desses objetivos não é excludente para os outros. A escolha do objetivo principal serve para definir quais variáveis pautaram o sucesso, ou insucesso, da sua estratégia de influenciadores.

 

Busque influenciadores do nicho da educação

Existem influenciadores para todos os nichos e gostos, e com a educação não seria diferente. Professores, ou mesmo alunos, costumam criar conteúdos específicos sobre o setor de educação, seja compartilhando seus conhecimentos, seja contando as suas experiências com a vida acadêmica. Como exemplo, cito os vídeos abaixo da Quero Bolsa, que utilizam influenciadores do nicho da educação para, a partir da autoridade deles em seus determinados campos de conhecimento, ajudar em nossa construção de marca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Renato Palmeira | ENEM (@renato_palmeira)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quero Bolsa (@querobolsa)

 

Não fuja dos públicos maiores

Mas, dependendo da estratégia adotada, influenciadores de educação podem ser mais nichados do que a sua campanha efetivamente precisa. Por isso, você vai precisar de influenciadores mais generalistas. Ainda que a mensagem não atinja da melhor forma todos os seguidores deles, mesmo nesses públicos o interesse pela educação também existe.

Como exemplo, os trabalhos abaixo, em que utilizamos influenciadores que apostam em personagens humorísticos, sem qualquer nicho definido, e mesmo assim, obtiveram ótimos resultados para as estratégias que haviam sido definidas, com muito alcance e engajamento, trazendo benefícios até mesmo para as Instituições de Ensino parceiras envolvidas na ação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leuriscleia Oficial (@leuriscleia)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bárbara Coura (@barbaracoura)

Crie seus próprios “influenciadores”

Outro ponto que costuma ser mais trabalhoso, mas que se bem feito, traz ótimos resultados, é a criação de conteúdos originais “em casa”. Criar seus próprios influenciadores exige muito trabalho e disposição das equipes de marketing, mas que traz muitos benefícios. Aproxima os interlocutores da própria marca, e, também, produz algo mais autêntico, que conversa muito bem com a marca e com o público ao qual a mensagem se destina. Alguns dos nossos vídeos com os resultados mais perenes são aqueles produzidos em casa:

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quero Bolsa (@querobolsa)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quero Bolsa (@querobolsa)

 

Meça os resultados de suas campanhas

Além da criação do conteúdo em si, você também deve saber como medi-lo. Por isso, é importante parametrizar cada link ou contato que é feito. Assim, você poder ter uma visão mais análitica daquilo que foi feito e que efetivamente trouxe resultados.

Como, em muitos casos, você não terá acesso à fonte primária dos dados utilizados para a elaboração de relatórios, é importante criar mecanismos que permitam que você possa medir tudo e saber se aquilo que foi apresentado como resultado pelo influenciador contratado realmente condiz com os resultados obtidos pelas sua marca.

E sim, sabemos que alguns resultados, a curto prazo, são intangíveis, como a própria construção de marca. Mas, no geral, é possível medir tráfego, cliques, links diretos e conversões, entre outras possíveis métricas, a partir de ferramentas simples.

 

Dica bônus: aproveite a experiência de marcas que já usam influenciadores

Caso ainda esteja com receio de realizar campanhas próprias, faça parcerias com marcas que já utilizam o marketing de influência na educação. Um bom exemplo é a própria Quero Bolsa. A sua Instituição de Ensino pode se aproveitar de toda a nossa experiência nessa área quando utilizamos influenciadores na divulgação de campanhas conjuntas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos modelos de parceria.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.