Com o o período de alta de inverno chegando, é importante que a sua IES esteja com as melhores estratégias de captação para trazer mais alunos e manter os bons resultados atingidos em 2022.1. Mesmo com todos os desafios que vem pela frente.

Neste artigo, fiz uma pequena listagem de todos os pontos que você deve levar em consideração na hora de pensar as suas estratégias de marketing para a captação de alunos. E dois pontos aos quais você deve ter atenção, pois podem impactar diretamente nos resultados deste semestre. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco que te ajudamos. Confira abaixo!

Definia metas sólidas e que façam sentido para a sua IES

Antes de começar a planejar sua estratégia de marketing, é importante primeiro definir os objetivos de sua campanha. O que você quer realizar? Quais números quer atingir? O que quer que seja, anote essas metas e consulte-as com frequência à medida que avança no processo.

Uma vez estabelecidos alguns objetivos sólidos para si mesmo, é hora de começar a planejar como exatamente atingirá esses objetivos. E isso significa elaborar uma estratégia eficaz de captação para a IES.

Entenda seu público

Seu público é formado não apenas por estudantes, mas também por pais e responsáveis. Ainda que eles almejem um mesmo objetivo, as formas de atingi-lo, para cada um deles, podem ser diferente.

Além disso, eles também tem hábitos de compra diferentes e que se alteram conforme a geração. O que significa que você precisa entendê-los melhor se quiser ter certeza de que eles estão recebendo as informações corretas no momento certo. Por exemplo:

  • Os estudantes passam muito tempo em plataformas de mídia social. Portanto, usar esses canais para se conectar com eles é uma ótima maneira de as IES alcançarem um amplo público de uma só vez.
  • Pais e responsáveis são pessoas muito ocupadas que podem não conseguir ler longos e-mails ou folhetos sobre o que a escola de seus filhos tem a oferecer, mas, provavelmente, eles verificam seus telefones com frequência ao longo do dia.

Esteja onde o seu público está

Para sua IES, é importante escolher os canais certos para seu público e seus objetivos. Com base no que obtemos em nossos próprios dados, sabemos que alguns canais se destacam como sendo mais eficazes do que outros quando se trata de trazer estudantes qualificados.

Embora diferentes canais possam funcionar melhor para diferentes instituições, listei abaixo aqueles que precisam estar presentes em qualquer estratégia de captação de alunos.

Mídias sociais

Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e YouTube ainda são as principais formas de chegar até os seus potenciais alunos. Produzir um conteúdo relevante, e que converse com o seu público, é essencial em qualquer campanha de captação. E, é claro, o uso de mídia paga, pontualmente, nessas plataformas não pode ser descartado.

Além disso, estas também são as principais redes utilizadas pelos estudantes para tirar dúvidas. Estar com uma equipe de atendimento afiada é imprescindível.

Blog/SEO

Os motores de busca têm se tornado cada vez mais importantes, porque impulsionam diretamente o tráfego de seus usuários para as páginas de interesse, sem depender apenas de mídia paga. Produzir conteúdos relevantes em texto e ter sempre uma resposta para tudo o que as pessoas digitam no Google sobre educação superior vai fortalecer bastante a marca da sua IES.

Mensageiros instantâneos

WhatsApp, Telegram, entre outros, funcionam muito bem para atendimentos em massa com chatbots. Mas, também, podem te ajudar a nutrir uma lista de leads. Aqui, a produção de conteúdo precisa ser mais ágil, e pode envolver textos, imagens, vídeos, áudios em até mesmo, enquetes.

E-mail

Uma regra não escrita do marketing é: nunca duvide do potencial dos e-mails, quaisquer que eles sejam. Estruturar uma boa régua de comunicação de e-mails, alinhada ao funil de vendas da sua IES, ainda é uma das formas mais eficientes de garantir a conversão de seus alunos. Além disso, trazer e-mails que avisam sobre os próximos passos e antecipam dúvidas de seus potenciais alunos trazem confiabilidade e transparência a todo o processo.

Feiras e eventos para a comunidade

Saindo um pouquinho do digital, é essencial para as IES que investem forte na modalidade presencial a construção de uma boa relação com a comunidade em que estão inseridas. Os resultados de ações como feiras e eventos voltados à comunidade costumam ser perenes, além de fortalecerem a marca.

Marketplaces de educação

Não querendo puxar a sardinha para o nosso lado, mas marketplaces como a Quero Bolsa costumam realizar todo o processo do funil de vendas, desde a construção de audiência até a conversão, entregando para as IES um aluno pronto para iniciar os estudos.

Isso porque, com uma média anual de mais de 80 milhões de acessos, muitos estudantes procuram na Quero Bolsa mais informações sobre cursos, faculdades e modalidades. Guardadas as devidas proporções, é como se fosse um Google voltado exclusivamente para a Educação Superior, em que os potenciais alunos tiram suas dúvidas e definem o seu futuro.

Além disso, o core business principal de plataformas como a Quero Bolsa é converter ali mesmo os leads gerados. Em muitos casos, sem trazer qualquer custo para a IES. E, em mais de 63% das vezes, convertendo alunos que dizem que não encontrariam a IES em que se matricularam se não fosse a Quero Bolsa. Por isso, vale o convite: entre em contato e saiba mais sobre os nossos modelos de parceria.

Organizar uma campanha multicanal

Ainda que você possa elencar um ou outro canal como prioritário, é essencial trabalhar todos juntos, ao mesmo tempo, e com mensagens consistentes. Ou seja, que não conflitam entre si.

Com essa visão macro, você consegue conduzir os seus potenciais alunos em todos os possíveis pontos de contato, eliminando as barreiras até a conversão.

Bônus: comece cedo a sua captação!

Ainda que os meses de julho e agosto concentrem mais de 60% da captação do semestre, os meses anteriores costumam ser importantíssimos para construir uma relação com seus potenciais alunos. Além disso, a concorrência costuma ser muito menor no período, pois muitas IES ainda deixam para planejar tudo isso que falamos para a última hora. Portanto, comece este planejamento o mais cedo possível.

Ponto de atenção

Eleições

As eleições federais e estaduais representam sempre um ponto de inflexão nas curvas de crescimento de diversos setores. Com a educação não é diferente. Os potenciais alunos consideram este um período conturbado, e ficam com receios de realizar grandes investimentos.

Com isso, podem se tornar mais um caso de demanda reprimida. Ou seja, pessoas que poderiam estar matriculados, mas, por motivos diversos, acabam optando por adiar o seu ingresso no ensino superior.

Preço dos cursos presenciais

Já falei sobre isso em outros artigos, por isso não vou me estender. Mas, em pesquisas recentes da Quero Educação, notamos uma discrepância, na modalidade presencial, entre os preços médios oferecidos pelas IES e os preços realmente comprados pelos alunos.

A discrepância de preços também pode represar potenciais alunos presenciais em mais um caso de demanda reprimida. Ou, então, fazer com que alunos que preferem cursos presenciais optem pelo EaD, uma modalidade que costuma ter um LTV menor e uma evasão maior.

Portanto, esse é um ponto que deve ser levado em consideração não só nas estratégias de captação de alunos, mas também na precificação das ofertas.

Como saber se está no caminho certo? Fale com a gente!

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o responsável pela sua conta. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as melhores oportunidades para a sua IES.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e conheça todas as modalidades de parceria da Quero Educação.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.