Conheça as melhores estratégias para captação de alunos neste momento

No mercado educacional, o período entre dezembro e janeiro apresenta uma grande oportunidade para aumentar a demanda por estudantes.

Durante essa época, a procura por matrículas é intensa, tornando-a altamente sazonal.

Dessa maneira, as instituições devem estar preparadas para adotar estratégias inteligentes. Afinal, é nesse momento que as pessoas começam a pensar em qual instituição irão cursar no ano seguinte.

Portanto, é o momento ideal para captarem novos alunos.

Entretanto, é importante ressaltar que a captação de alunos durante as férias não deve ser apenas focada em atrair novos discentes.

É fundamental considerar a importância do encerramento de um ciclo educacional para a retenção dos estudantes já matriculados.

Por isso, é essencial compreender as melhores táticas e motivos para manter a captação ativa durante as férias.

Pensando nisso produzimos este artigo, que irá discutir, como as instituições de ensino podem aproveitar a oportunidade do fim de ano para aumentar suas matrículas.

Marketing sazonal e a captação de alunos no fim de ano 

O marketing sazonal é uma estratégia que aproveita datas comemorativas e eventos especiais para promover produtos ou serviços.

No contexto das instituições de ensino, o período entre o final e o começo do ano é particularmente importante, pois é quando os alunos estão se preparando para ingressar em uma nova etapa da vida.

Neste momento, os estudantes estão avaliando diferentes opções de instituições, levando em consideração fatores como:

  • Credibilidade da marca;
  • Diferenciais competitivos;
  • Valor das mensalidades;
  • Flexibilidade na dinâmica de pagamento (descontos, parcerias, possibilidade de financiamentos etc);
  • Atendimento ao aluno, entre outros.

Nesse sentido, além de se destacar no mercado competitivo de preços, é fundamental oferecer soluções e implementar uma estratégia eficaz para convencer e comunicar o valor que a instituição de ensino superior oferece ao estudante.

Em outras palavras, é necessário atender de forma precisa às suas demandas. Nessa perspectiva, é essencial conhecer as áreas de atuação que os gestores devem fortalecer durante esse período de captação.

Planejamento das estratégias de marketing de captação de alunos

 Para ter uma maior eficácia nas estratégias de marketing voltadas para a captação de discentes, é necessário que elas estejam alinhadas com o planejamento geral deste período. 

Em vista disso, é fundamental realizar uma análise do perfil do estudante que se pretende atrair, levando em conta também as características sazonais do fim do ano.

A seguir, apresentaremos alguns pontos relevantes a serem considerados nas campanhas de captação:

  • Estratégias de Inbound Marketing (afinal, grande parte do volume de pesquisa sobre uma instituição de ensino vem da internet. Seu marketing precisa ser assertivo por lá também);
  • Ações integradas de relacionamento no marketing offline (divulgação em eventos, brindes, campanhas de fidelização de alunos etc);
  • Comunicação estratégica dos preços (tão importante quanto saber precificar de forma estratégica é saber como comunicar os preços durante uma campanha de captação ou matrículas).

Em resumo, para garantir bons resultados é necessário definir cronogramas, avaliar indicadores de performance, comparar desempenhos e estabelecer metas.

Desse modo, os gestores devem organizar uma ação integrada e definir processos de trabalho específicos para cada equipe.

Definição de processos de vendas 

Entre o fim e o começo do ano, a campanha de captação da sua IES pode ter diferentes tipos de metas. Sendo assim, é fundamental definir claramente um processo de vendas e seus objetivos. 

Conheça as características de um processo de vendas para a captação de alunos:

  • Ensinável: deve ser facilmente compreendido e ensinável, inclusive nos treinamentos. Isso garante que todos os membros da equipe de captação de alunos estejam alinhados e sigam os mesmos procedimentos.
  • Escalável: deve suportar um crescimento da demanda. Se o objetivo é aumentar o número de matrículas, então os procedimentos precisam funcionar também com uma quantidade maior de alunos.
  • Mensurável: deve permitir o acompanhamento dos indicadores de captação. Isso é essencial para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
  • Previsível: deve ter metas claras e objetivas. Isso permite ao gestor prever a quantidade de alunos captados.

Gestão de dados para embasar, acompanhar e medir o desempenho da captação

Na fase de decisão da jornada do aluno, não há mais chances para erros no atendimento ou falhas de comunicação. A captação no período sazonal precisa ser assertiva e proporcionar uma experiência positiva ao aluno.

Por esse motivo, sua instituição de ensino precisa trabalhar a partir de dados sobre os estudantes ou candidatos. Entender o perfil do aluno e o que ele demanda naquele momento é essencial para traçar estratégias que se comuniquem com ele. 

E podemos ajudá-lo com isso porque nós da Quero Educação possuímos uma vasta quantidade de dados que nos permite analisar e compreender com precisão o comportamento dos discentes enquanto eles procuram o curso dos seus sonhos. 

Com uma base de mais de 46 milhões de usuários, explorando informações sobre a instituição, localização, mensalidade e curso desejado, consolidamos uma autoridade incontestável em decifrar as tendências do mercado educacional. 

Se há demanda, há captação de alunos

É importante reforçar que o final do ano é uma oportunidade que deve ser bem aproveitada pelas instituições de ensino.

Uma vez que é neste período que muitos estudantes entram na fase de decisão por um curso e o local onde cursá-lo. Então, não perca tempo!

Esteja disponível quando, muitas vezes, o seu concorrente não está. Ter ofertas no ar em marketplaces, como o Quero Bolsa, é uma excelente estratégia para este momento.

Sua instituição pode até estar em recesso e paralisar suas atividades neste período, mas a internet e os marketplaces não param nunca.

Não perca a oportunidade de ser uma opção para o seu aluno e preencha o formulário abaixo:



Jaqueline Azevedo
por Jaqueline Azevedo