Marketing Digital: a solução para a captação de alunos

No início do ano de 2024, a importância do planejamento de marketing no mercado educacional se destaca como uma estratégia fundamental para os gestores de ensino.

 Em meio às constantes mudanças e adaptações que caracterizam esse setor. 

Além de milhares de anúncios e ações, a globalização e o compartilhamento de informações tornam a captação de alunos ainda mais desafiadora. 

Por isso, é importante investir em ações, ferramentas e estratégias para atrair mais leads. Mas, como começar?

As ações de marketing educacional, aliadas ao setor comercial da instituição de ensino, é o primeiro passo para obtenção de leads e consequentemente, de matrículas. 

Dessa maneira, resolvemos compartilhar com você 5 estratégias de marketing digital para captação de alunos. 

Marketing Educacional: a importância de uma estratégia bem estruturada para captação de alunos

Resumidamente, o Marketing Educacional consiste em uma série de ações planejadas e coordenadas que buscam criar e manter um relacionamento com potenciais alunos e atuais, para atrair, nutrir, qualificar, convertê-los e fidelizá-los. 

Antes, o critério de escolha de uma instituição de ensino envolvia, em geral, questões como preço, localização e disponibilidade de vagas. 

Hoje, essa escolha envolve fatores mais complexos, como a qualidade do ensino, a reputação da IES, autoridade de mercado, facilidade de pagamento e de resolução de problemas.

Por isso, é importante uma estratégia de marketing educacional bem estruturada, para trabalhar o posicionamento da marca na mente dos estudantes. 

Através dessa estratégia, é possível não apenas estimular o desejo de matricular-se, mas também conquistar a confiança desses alunos.

Ademais, uma estratégia de marketing educacional eficiente possibilita a nutrição da relação com os discentes já existentes. 

Isso é importante para manter a fidelidade desses alunos e garantir que eles continuem escolhendo a sua instituição como sua opção de ensino

Em síntese, o marketing na educação visa desenvolver estrategias de captação de alunos, permitindo que a autoridade de marca seja eficaz e inovadora. 

Entretanto, muitas instituições tem dúvidas em saber quais praticas investir. Para isso, confira as nossas dicas:

Quer Saber Mais? Leia Também: Tudo o que você precisa saber sobre marketing educacional para IES

1. Escolha as suas Redes Sociais para captação de alunos

 As redes sociais se tornaram uma parte essencial do cotidiano das pessoas, e isso inclui os potenciais estudantes de sua instituição de ensino. 

Diante disso, é imprescindível que sua instituição esteja presente nesses canais de comunicação para poder alcançar e cativar seu público-alvo.

No entanto, é importante destacar que a escolha das redes sociais nas quais sua instituição deve estar presente não pode ser feita de forma aleatória. 

É necessário um estudo estratégico para identificar as plataformas que melhor se adequam ao perfil dos potenciais alunos da instituição.

Porém, independente de quais mídias sua IES optar, é sempre crucial criar um perfil claro para os seus seguidores mediante as seguintes análises: 

  • Definir os canais que melhor se encaixam conforme os dados obtidos das personas;
  • Utilizar o tom de voz adequado por cada rede social;
  • Compreender seus pontos de dor e como ativar emoções;
  • Visualizar e prever padrões de compra;
  • Estar culturalmente consciente;
  • Considerar parcerias;
  • Usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.

Quer Saber Mais? Leia Também: Como o marketing é útil na captação de alunos?

2. Invista em tráfego pago para captação de alunos

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca ao pesquisar no Google ou em suas redes sociais, por exemplo. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.

Existem diversas plataformas nas quais você pode fazer uma estratégia de tráfego pago, mas as duas plataformas mais populares são o Google Ads e o Facebook Ads.

O Google Ads, por exemplo, é uma ferramenta que permite a segmentação precisa do público-alvo, de acordo com sua localização, interesses e comportamento de pesquisa. 

Já o Facebook Ads, uma das plataformas de anúncio mais populares do mundo, possui uma enorme quantidade de dados demográficos e de comportamento dos usuários. Isso possibilita a criação de campanhas altamente segmentadas, alcançando pessoas com base em seus interesses, sexo, idade e localização. 

Com as duas plataformas a sua IES estará visível exatamente para o público-alvo certo e com maiores chances de conversão, ou seja, os estudantes que têm maior probabilidade de se matricularem. 

Vale ressaltar que, ao investir em tráfego pago, é crucial monitorar e analisar constantemente os resultados. Através de métricas como taxa de cliques, taxa de conversão e custo por aquisição, você poderá mensurar o retorno sobre o investimento e realizar ajustes necessários para otimizar suas campanhas.

3. Remarketing

O Remarketing, em linhas gerais, são aqueles anúncios exibidos para pessoas que já visualizaram uma página do seu site ou blog. 

Isso significa que ele é repetitivo. Ou seja, ele está ali sempre tentando lembrar o usuário de retornar ao site e realizar uma determinada ação. 

Uma pesquisa realizada pela WordStream indicou que a taxa de conversão de usuários impactados por um anúncio de remarketing é 70% maior do que aqueles que não receberam esse tipo de anúncio.

Se bem-planejado e executado, o remarketing pode gerar resultados muito positivos para instituições de ensino, aumentando a visibilidade da marca e engajando potenciais alunos.

Para utilizar essa estratégia, você vai usar a rede de display do Google Ads.

Ao utilizar a rede de display do Google Ads, as instituições de ensino podem alcançar um público qualificado, personalizando a campanha de acordo com os interesses e comportamentos dos usuários.

4. Mantenha-se atualizado sobre o Marketing Digital para captação de alunos

Uma das principais dicas de marketing educacional para os gestores de ensino superior é manter-se constantemente atualizado sobre o universo do marketing.

Por isso, a dica é separar fontes de conteúdos sobre atualizações, melhores práticas e inovações de marketing. Você pode apostar em sites nacionais e internacionais e perfis nas redes sociais que abordam este tipo de conteúdo. Algumas sugestões incluem: Think with Google , Rock Content.

E, é claro, o blog Gestão Quero, que é um espaço exclusivo para gestores de ensino, com conteúdos sobre captação de alunos, gestão e negócios e marketing educacional.

Quer Saber Mais? Leia Também: Captação de alunos no meio digital: como montar uma estratégia eficiente

5. Faça pesquisas de mercado e use dados 

Como bem reconheceu Philip Kotler: “A pesquisa é o ponto inicial para o marketing. Sem ela, uma empresa entra em um mercado às cegas”.

Várias empresas também reconhecem a necessidade de levantar informações sobre seus clientes e possíveis clientes.

Por esse motivo, sua instituição de ensino precisa trabalhar a partir de dados sobre os estudantes ou candidatos. Entender o perfil do aluno e o que ele demanda naquele momento é essencial para traçar estratégias que se comuniquem com ele. 

E podemos ajudá-lo com isso porque nós da Quero Educação possuímos uma vasta quantidade de dados que nos permite analisar e compreender com precisão o comportamento dos discentes enquanto eles procuram o curso dos seus sonhos. 

Com uma base de mais de 46 milhões de usuários, explorando informações sobre a instituição, localização, mensalidade e curso desejado, consolidamos uma autoridade incontestável em decifrar as tendências do mercado educacional.

Preencha o formulário abaixo e descubra como podemos ajudar a sua IES a ter sucesso na captação de alunos em 2024.





Jaqueline Azevedo
por Jaqueline Azevedo