Conheça passos fundamentais para usar o marketing digital para captar alunos

Nos últimos, o uso do marketing digital para captar alunos  está transformando o mercado educacional. Afinal, o público-alvo das campanhas, agora chamado de “persona’’, está cada’’ vez mais conectado e atento à presença das marcas no online

A escolha por um um curso ou uma instituição de ensino começa com buscas e pesquisas no digital. Sendo assim, as IEs precisam considerar o ambiente virtual como um verdadeiro “campo de batalhas” para a captação de alunos.

Nesse sentido, sua instituição precisa estar fortalecida nas plataformas de busca, redes sociais e marketplaces, por exemplo. Além disso, mais do que estar online é preciso ter estratégias eficazes de marketing digital para captar alunos.  Sendo assim, é isso que você vai aprender agora, com este conteúdo. 

Marketing educacional e o marketing digital para captar alunos

O uso massivo da internet está transformando comportamentos de consumo, a forma das pessoas se relacionarem e tomarem decisões cotidianas. Portanto, hoje em dia, não há como conseguir matricular mais alunos sem considerar as estratégias de marketing digital.

Nesse sentido, o marketing educacional tem se tornado cada vez mais dinâmico, respondendo a contextos que envolvem a educação e a tecnologia. A prova disso é que a forma de fazer campanhas de captação mudou completamente nos últimos dez anos, por exemplo. 

O marketing digital é o conjunto de estratégias usadas para desenvolver a identidade de uma marca, gerar relacionamentos através dela e assim fazer novos negócios. No contexto educacional, captar alunos pela internet. Mas você deve estar pensando, afinal, por onde começar? Saiba agora através destes 5 passos elaborados por especialistas da Quero Educação. 

marketing digital

 

Faça um diagnóstico e entenda o histórico das suas campanhas de captação

 

O primeiro passo para montar uma estratégia eficiente de marketing digital é entender de onde sua IE parte. Afinal, a capacidade de medir e comparar resultados com precisão é um dos diferenciais do marketing digital. 

Assim sendo, faça um levantamento de campanhas anteriores, transforme os dados em gráficos e perceba quais ações funcionaram mais ou menos até então. Só a partir disso é possível mapear possibilidades e traçar novas metas. 

 

Realize um estudo de persona e entenda o perfil do aluno

 

Conhecer profundamente o perfil do aluno com quem sua campanha se comunica é fundamental para gerar resultados. Nesse sentido, fazer a definição de persona é o segundo passo para montar sua estratégia de marketing digital para captar alunos. 

Diferente do conceito de público-alvo, criado pela publicidade tradicional (mídia offline), a persona é um estudo mais profundo, ou seja, não só demográfico ou intuitivo. Nesse sentido, os gestores podem trabalhar através de dados sobre seus alunos ou sobre o perfil de candidatos que querem alcançar.

Além de fatores como idade, classe social, nível de escolaridade e região que reside, por exemplo, a persona pode mapear:

  • Hábitos de consumo;
  • Hábitos de lazer;
  • Hábitos de rotina;
  • Ideais e opiniões sobre temas contemporâneos;
  • Necessidades atuais etc.

Em síntese, estabeleça processos para coletar ou mapear estes dados e depois formate as informações em um documento. Dessa forma, todos podem consultar a persona definida quando precisarem que ela dialogue com as estratégias.

marketing digital

 

Defina quais estratégias de marketing digital para captar alunos utilizar

 

Dentro das possibilidades do marketing digital há diversas estratégias para captar alunos pela internet. O inbound marketing, por exemplo, é uma delas e conta com um pilar principal:

  • Marketing de conteúdo (estratégia que consiste na oferta de diferentes formatos de  conteúdos de valor  relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela própria instituição. A distribuição destes conteúdos deve ser pelas redes sociais e canais de comunicação da IES, sempre visando a atração das personas definidas).

Em resumo, quando seu candidato buscar pela sua instituição de ensino ou assuntos relacionados (cursos, carreira, vestibulares etc) ele precisa encontrar informação atrativa e de qualidade. Através da produção constante e estratégica de de conteúdo, sua marca constrói relacionamentos e autoridade no mercado. 

Vale ressaltar que cada campanha é única, portanto, mesmo se sua persona não mudar, é fundamental alinhar linguagens e formatos para cada rede social ou canal de comunicação. Ou seja, para captar alunos pela internet é preciso usar todos os recursos disponíveis e, muitas vezes, ao mesmo tempo. 

 

Calcule investimentos e reduza custos das campanhas de captação de alunos

 

A principal vantagem em usar o marketing digital para captar alunos é conseguir reduzir custos e alcançar mais pessoas. Além disso, o online permite uma experiência mais personalizada do que uma propaganda na Tv, por exemplo. Afinal, no online o candidato navega pelo seu site ou canal de maneira autônoma, conduzindo a própria experiência.

Assim sendo, sua estratégia precisa prever custos de investimento em mídia considerando:

  • Perfil da persona;
  • Métricas das redes sociais da IES;
  • Histórico de campanhas de captação de alunos entre outros.

Em síntese, é fundamental que sua marca esteja posicionada estrategicamente em todas as redes. Para entender melhor como planejar o investimento em cada rede social, você pode clicar aqui e ler um conteúdo especial sobre isto.

 

Mensure resultados 

 

Como já mencionado aqui, a precisão dos números é uma das maiores vantagens do marketing digital para captar alunos. Sendo assim, utilize todos os recursos das ferramentas que geram dados e métricas para sua estratégia de captação de alunos.

Ao conseguir mensurar resultados e conhecer indicadores de performance, os gestores podem tomar decisões mais assertivas, reduzir custos e otimizar processos. 

Dessa forma, este pode ser um passo final da sua campanha, mas também um movimento inicial de qualquer estratégia que vise matricular mais alunos. 

marketing digital

Não deixe sua gestão presa no passado!

Pare de perder tempo e dinheiro investindo em ações ultrapassadas, de alcance restrito e resultados “invisíveis”. As estratégias de marketing digital para captar alunos estão consolidando-se como ações eficazes de captação. 

Para enfrentar a concorrência no online e se destacar no ambiente virtual, sua IES precisa de estratégia e posicionamento. Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se atualizado. Caso queira conhecer as soluções da Quero Educação,  clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro