Avaliar as tendências e demandas do momento no setor educacional pode separar o sucesso do fracasso na captação e retenção de alunos no segundo semestre de 2020. Veja 5 dicas que vão te ajudar a reter e captar mais alunos durante a pandemia

Mediante as últimas notícias sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a sua instituição de ensino deve manter-se atualizada sobre o que tem acontecido no mercado educacional e quais são as próximas tendências para a retenção e captação de novos alunos, mesmo durante a quarentena.

A seguir, veja 5 dicas que vão te ajudar a reter e captar mais alunos:

1 – Melhorar a experiência do aluno no ambiente virtual de aprendizagem

Ofertar cursos na modalidade de ensino à distância e manter seu time em home office pode reduzir muitos custos e otimizar diversos processos. No entanto, é preciso fazer alguns investimentos iniciais importantes como, por exemplo, a contratação de uma boa plataforma de aprendizagem virtual. Um AVA (Ambiente virtual de aprendizagem) é um sistema utilizado para o desenvolvimento e distribuição de conteúdos para o ensino à distância. Ou seja, ele viabiliza o trabalho completo da gestão de um curso ou disciplina: conteúdos, aulas, materiais complementares, avaliações etc. Dessa forma, obter um AVA adequado à sua demanda auxilia na adaptação de estudantes e docentes, bem como influencia diretamente a satisfação destes.

Dentre as plataformas de aprendizagem virtual mais conhecidas e utilizadas pelo mercado, estão:

Moodle
O Moodle é uma das plataformas EAD online mais utilizadas pelos alunos em diversas universidades públicas e privadas. Oferecendo uma interface extremamente fácil e com design simples, o Moodle possui um código fonte aberta para que a instituição possa fazer alterações e redistribuir o conteúdo, de modo que os usuários tenham acesso às informações necessárias. O Moodle é um software gratuito de fácil utilização.

LMS Estúdio
O LMS Estúdio é um sistema de fácil gerenciamento, com visual elegante e profissional. É a plataforma ideal para quem deseja ensinar ou, até mesmo, criar e vender cursos online, pois possui recursos como armazenamento de aulas previamente gravadas, transmissão ao vivo, download de materiais, questionários e etc. A plataforma também dispõe de um plano gratuito para até 20 alunos ativos.

Teleduc
Desenvolvido pela Unicamp, o Teleduc tem como objetivo oferecer suporte aos docentes no quesito de sua formação à informática educativa. Criado a partir do entendimento das demandas dos usuários, é funcional, simples e fácil de usar, inclusive por aqueles que não possuem largo conhecimento em informática.

AulaNet
Já esse ambiente virtual de aprendizagem criado pela PUC Rio, teve como principal missão a administração dos cursos a distância em um ambiente colaborativo. Privilegia a interação aluno professor, os debates entre estudantes e favorece o ambiente educativo e a acessibilidade. As trocas constantes permitem aprimorar o ambiente de ensino a distância.

E-Proinfo
Outro ambiente virtual de aprendizagem muito conhecido atualmente é o E-Proinfo, o qual, desenvolvido pelo MEC, oferece uma gama de utilização para auxiliar na complementação de aulas presenciais e ensino à distância também. Geralmente, o E-Proinfo é mais utilizado pelas instituições de ensino público. O AVA oferece um ambiente que alia a tecnologia com a educação, transformando o ensino à distância em uma possibilidade interessante e útil.

Em suma, para garantir a retenção e a captação de novos alunos para sua instituição de ensino, é de extrema relevância oferecer uma experiência  de qualidade por meio da plataforma de aprendizagem contratada.

2 – Oferecer o curso certo para atender a demanda do momento

Um dos grandes aprendizados proporcionados pela crise foi, sem dúvidas, a necessidade da constante modernização. Direcionar a estratégia para o que o estudante deseja e precisa agora, é a melhor saída para uma captação eficaz. É importante estudar e entender, portanto, a demanda do mercado, para inserir no catálogo os cursos que serão mais procurados daqui por diante. Levantamos como estão as buscas por cursos no site Quero Bolsa e constatamos que, entre os 10 cursos mais pesquisados, seis são da área de saúde. Veja a lista abaixo:

  • Psicologia;
  • Enfermagem;
  • Administração;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Nutrição;
  • Medicina Veterinária.

Se a sua instituição de ensino dispõe de algumas destas opções em seu catálogo, a hora para divulgá-los e engajar potenciais estudantes é agora.

3 – Oferecer oportunidades no mercado de trabalho

Um dos maiores desafios de estudantes e recém-graduados é lidar com a inserção no mercado de trabalho. Segundo o Semesp, a evasão cresceu 32% em maio comparado ao mesmo período de 2019.

Em resumo, as instituições de ensino têm a missão de auxiliar seus alunos a construir uma trajetória profissional. Além disso, muitos estudantes dependem de um emprego ou estágio para pagar as mensalidades ou investir nos estudos.

Assim sendo, sua IES precisa de ações práticas e soluções estratégicas para combater o desemprego no ensino superior. Conheça algumas saídas que o blog elencou para enfrentar este cenário.

  • Ofertar cursos profissionalizantes e de curta duração: seja no formato EaD, híbrido ou presencial. Cursos de especializações direcionadas ao mercado de trabalho podem atrair alunos, ex-alunos e não alunos;
  • Ofertar cursos tecnológicos e ligados ao uso de softwares: nos últimos anos houve um aumento significativo na demanda por profissionais das áreas de tecnologias. Como resultado disso, há maior demanda e empregabilidade para estes cursos;
  • Convênios com empresas que possam oportunizar estágios: esta é uma forma de inserir os estudantes no mercado de trabalho e também de gerar renda para eles durante a graduação;
  • Parcerias com escolas de idiomas: principalmente instituições de ensino focadas em inglês, afinal este é um pré-requisito constante nos processos seletivos;
  • Ofertas estratégicas em cursos de pós-graduação: formações complementares valorizam o currículo, promovem o networking e estimulam a ascensão profissional. Nesse sentido, seja estratégico ao ofertar esses cursos e precificá-los.

4 – Trabalhar com soluções financeiras que possibilitem a negociação de parcelas

Diante do atual cenário de crise enfrentado pelo Brasil, desde o dia 11 de março, o setor educacional sofre com o aumento da inadimplência entre os seus alunos. Afinal, com a falta ou atraso nos pagamentos das mensalidades, os gestores de instituições de ensino privada não tem provisões de caixa e, ainda assim, possuem uma enorme quantidade de custos fixos a serem pagos para manter o empreendimento ativo.

Com a queda do PIB brasileiro, muitos se perguntam se o período que virá após o coronavírus será positivo ou negativo para o mercado. Num cenário otimista, muitas instituições encerrarão o ano com um alto número de estudantes inadimplentes, porém ainda matriculados, enquanto que numa visão pessimista, enfrentarão um alto número de alunos evadidos e um caixa negativo.

De acordo com estudos realizados pelo Head de Serviços Financeiros da Quero Educação, Diogo Fonseca,  seguem algumas das soluções financeiras que podem ser aplicadas para evitar a evasão e a inadimplência na sua IES:

Disponibilizar desconto nas mensalidades
Ao oferecer um desconto estratégico para o aluno no pagamento das mensalidades, tendo em vista os diferentes cursos e perfis, o resultado seria uma inadimplência menor, de 40% num contexto de crise, para 22% e uma evasão de 28%.

Disponibilizar desconto e oferecer opção de pagamento via cartão de crédito
Ao oferecer não apenas o desconto, mas a possibilidade de pagamento via cartão de crédito e considerando todas as possíveis taxas bancárias pela viabilização e antecipação do pagamento para a instituição de ensino, os resultados seriam de 22% para inadimplência e 30% de evasão.

Possibilitar o parcelamento
O melhor cenário, diante do contexto e do estudo realizado pelo Diogo Fonseca, seria a contratação de um sistema de parcelamento. Afinal, com tal flexibilização, a inadimplência cairia para 15% e a evasão para 28%.

5 – Implantar o sistema de vestibular digital como forma de ingresso durante a pandemia

O vestibular digital é uma das muitas possibilidades de ingresso do estudante no ensino superior.

A proposta disponibiliza online, e de modo seguro, as provas de múltipla escolha e redação, necessárias para a aprovação do estudante, bem como para a efetivação da sua matrícula no curso superior desejado.

O uso da tecnologia para a realização de provas online passou a ser altamente demandado a partir do início do distanciamento social e da suspensão das aulas presenciais. Tal metodologia, além de facilitar a vida do aluno, traz diversos benefícios para as instituições.

Alguns dos benefícios do vestibular digital para a sua IES:

  • Fazer todo o processo de admissão pela internet reduz os gastos com impressões, energia elétrica e muitos outros. É uma forma mais econômica de admitir novos estudantes;
  • Há muito mais rapidez e praticidade quando o processo é online, o que beneficia tanto os candidatos quanto a própria equipe de funcionários da instituição;
  • A satisfação dos candidatos é muito maior, pois o processo não exige o deslocamento até a IES e não é burocrático como um vestibular tradicional. Além disso, a prova pode ser feita a qualquer momento.

A Quero Educação oferece a Admissão Digital, uma solução amparada pela legislação brasileira que acompanha o aluno da busca pelo curso até a matrícula e garante à sua instituição matrícula digital disponível 24h por dia. Além disso, acaba com as filas e a burocracia e reduz consideravelmente os custos.

Por meio da plataforma do Quero Bolsa, os candidatos podem realizar as provas do processo seletivo digital a qualquer momento e em qualquer dispositivo com plataforma eletrônica compatível com o sistema, pois o site é responsivo e de fácil usabilidade.

Além disso, são utilizadas tecnologias para conferir a autenticidade de presença dos candidatos, bem como controlar e minimizar fraudes, como identificadores de plágio e ferramentas de monitoramento de atividades do usuário durante a prova.

Um novo normal, um novo futuro

A pandemia impõe desafios, mas alguns setores são mais exigidos. A educação é um deles.

O ensino remoto deve proporcionar aprendizados valiosos que se refletirão nas aulas presenciais daqui em diante. O que virá pela frente não será completamente inovador, mas uma mistura de tradicional com mais tecnologia.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nossa série de webinars sobre a crise do Covid-19 e a educação. Especialistas convidados trazem poderosos insights, estudos e atualizações para o setor para enfrentar este momento. Compartilhe os vídeos com seu time clicando aqui e use a informação como arma para combater a crise.

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro