Entenda como a divulgação do Enem é uma grande oportunidade para a captação de alunos e como aumentar as matrículas em período de alta de forma prática

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se a grande oportunidade da alta temporada de captação de alunos. Afinal, é neste início de ano que os estudantes esperam a nota para pleitear uma vaga na graduação. 

 Assim sendo, preparamos este conteúdo sobre como aumentar matrículas em período de divulgação do Enem. Conheça agora as estratégias e dicas apontadas por especialistas da área.  

alunos que fizeram a prova do enem e agora estão aptos para serem captados no período de alta.
A alta temporada é o momento propício para que as instituições invistam na captação de alunos que fizeram o Enem (Foto: Agência Brasil)

Por que o Enem é tão importante para aumentar matrículas em período de alta?

O Enem consolidou-se como o maior vestibular do país e, atualmente, atrai diferentes tipos de público. Isso ocorre porque, com os resultados, os estudantes podem concorrer a:

  • Vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Participação no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas instituições  privadas utilizam o Enem como forma de ingresso. Assim sendo, o candidato espera a nota da prova para decidir em qual IES matricular-se. Ou seja, este é o momento ideal para aumentar matrículas em período de alta. Saiba agora como se preparar para isto. 

Na prática: como aumentar as matrículas em período de alta em 3 passos

Conheça três estratégias eficazes para captação de alunos no pós Enem:

  • Aluno embaixador

Seu aluno é o maior “embaixador” da sua marca, ou seja, o marketing “boca a boca” ainda funciona sim. De acordo com um estudo do instituto Nielsen, 84% das pessoas confiam totalmente ou parcialmente em recomendações feitas por amigos ou familiares.

Nesse sentido, a IES pode criar ações de marketing que envolvam alunos já fidelizados e candidatos que sejam suas indicações. Você pode ofertar descontos pontuais para o aluno antigo ou condições especiais de matrícula para o novo, por exemplo. 

Além disso, é possível explorar as técnicas do buzzmarketing, e estimular o “marketing espontâneo” da sua IES na internet e em ações offline. 

  • Uso de ferramentas tecnológicas e soluções online 

O uso de um sistema de CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente ), por exemplo, é fundamental para potencializar a captação e otimizar processos de trabalho.

De acordo com dados divulgados pela Salesforce, com o uso de um CRM sua instituição pode captar até 29% mais alunos. O CRM também é uma ferramenta poderosa para a gestão de relacionamento com os alunos. 

Além disso, é necessário pensar na experiência do aluno durante os procedimentos de ingresso na instituição. Que tal, por exemplo, otimizar o processo de admissão e matrícula através do online?

  • Parcerias e convênios para beneficiar os matriculados

As parcerias funcionam para ampliar o alcance das campanhas e fortalecer sua marca. Por meio de parcerias é possível ofertar mais benefícios ao aluno.

Faça parcerias e convênios com marcas que tenham o mesmo público que você quer alcançar e crie ações com elas. Alguns exemplos de parcerias que podem atrair alunos: escolas de idiomas ou cursos livres, empresas com grande demanda de estágios, locais culturais etc.

A comunicação na captação de alunos no período de alta do Enem

Todas as datas que envolvem o Enem são relevantes para a captação de alunos. No entanto, a divulgação dos resultados é o momento ideal para convencer os candidatos que já foram impactados por alguma comunicação. 

Conheça três pontos fundamentais para trabalhar nesta época:

  • Segmentação de público: faça campanhas de marketing segmentadas e defina com precisão os públicos que quer impactar. Nas estratégias de marketing digital, utilize todos os canais de comunicação da IES para fazer a distribuição das campanhas e conteúdos;
  • Linguagem: o perfil do aluno candidato ao Enem é super conectado. Ou seja, suas estratégias precisam contemplar um planejamento no digital. Para a captação no online, a linguagem precisa ser clara e direta. 
  • Argumento de Vendas: seja na abordagem online ou offline, os argumentos de venda da sua IES precisam fortalecer sua marca. Ou seja, explore os diferenciais competitivos da instituição. Neste momento, destaque títulos, rankings de qualidade, índices de crescimento, entre outros.

 

Por onde começar? Dicas dos especialistas em marketing educacional

Para a especialista em vendas e sócia fundadora da consultoria em vendas Nexxt Performance, Vanessa Ornelas, o foco do planejamento inicial deve ser na gestão de custos. 

Com planejamento é possível ofertar descontos estratégicos, por exemplo, e atrair mais alunos. Esta é uma oportunidade para ganhar volume em captação e aumentar a recorrência no faturamento do ano. Mas é preciso criar processos integrados, principalmente, com a gestão financeira”, explica.

Para o CEO e diretor de criação da agência de marketing 380 Volts, Lucas Allex, é necessário potencializar o investimento em marketing neste período. 

“A marca precisa aparecer muito em vários meios de comunicação, mas mais do que isso, os argumentos que conquistam o aluno devem ser realistas, ou seja, mostre o valor que a IES gera para ele”, diz. 

Édney Quaresma, CEO da Really Experience dá dicas para captar mais alunos na alta pós-Enem
Para Édney Quaresma, a chave é reforçar os diferenciais de qualidade (Foto: Daniel Silva)

Captação estratégica: equilíbrio entre preço e valor

De acordo com o CEO da rede de escolas de idiomas Really Experience, Édney Quaresma, é preciso que as IES construam estratégias que equilibrem preço e valor. Sendo assim, é preciso trabalhar as campanhas de captação sob três argumentos de venda: professores, metodologia de ensino e estrutura física. 

“Sabemos que esses três elementos pesam na decisão do aluno, então, minha dica é reforçar estes diferenciais de qualidade. O estudante precisa enxergar valor para entender o elemento preço”, explica. 

Além disso, Edney destaca a importância de envolver todas as equipes na captação. “Todo o time operacional precisa ser vendedor e sentir-se responsável pela captação, pois assim a IES ganha força de vendas. Para isso, é fundamental que todos entendam que que quando a instituição bate uma meta, todos são beneficiados e ganham junto”, diz. 

Então, preparado para captar mais com o resultado do Enem?

Não perca a maior oportunidade de captação desta temporada. Prepare sua equipe! Conheça outros conteúdos sobre como aumentar matrículas no período de alta. Acesse mais artigos do nosso blog aqui. 

 

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.