Ministro da Educação explica erros na correção do Enem; Inscrições Fies e P-Fies encerram-se em 12 de fevereiro; Inep revela queda em matrículas na educação básica

Ministro da Educação é convidado pelo Senado a explicar erros na correção do Enem 

A Comissão de Educação do Senado Nacional aprovou o convite para que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, explique-se oficialmente sobre os erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

O ministro foi convidado a fazer os esclarecimentos na próxima terça-feira, 11, durante reunião do colegiado. Ele não é obrigado a comparecer, porém caso não compareça, os senadores do colegiado podem convocá-lo.  

Leia mais: AQUI  

Fies e P-Fies recebem inscrições até 12 de fevereiro

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) estão com inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro. Os dois programas oferecem contratos de financiamento estudantil em universidades privadas no país.

Em 2020, o Fies oferta 70 mil contratos, enquanto o P-Fies não tem limite de vagas pré-estabelecido. Para se candidatar, o estudante deve ter obtido nota acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a redação. Os candidatos devem se inscrever no site do Fies. 

Leia mais: AQUI

Selecionados no ProUni tem até dia 11 de fevereiro para entregar documentação necessária 

Na última terça-feira, 4, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) divulgou seus resultados. Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação necessária até dia 11 de fevereiro na instituição de ensino escolhida na inscrição.

A lista de documentos necessários para comprovar interesse na vaga pode ser acessada no site oficial do Prouni.  Em 2020, o ProUni ofertou mais de 252 mil bolsas entre integrais (100%) e parciais (50%).

Leia mais: AQUI 

Censo do Inep revela queda de 1,2% em matrículas na educação básica

 O Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que o total de matrículas na educação básica brasileira caiu 1,2% em relação a 2018. Isso significa que houveram 582 mil matrículas a menos em 2019.

Já no ensino médio, as taxas seguem as tendências de queda dos anos anteriores. 

Leia mais: AQUI

 

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.