Conheça estratégias para matricular mais alunos e saiba como posicionar melhor sua instituição de ensino em época de Enem 

No calendário do mercado educacional brasileiro, o período que envolve o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito importante para a captação de alunos. Diante disso, é fundamental saber como posicionar sua instituição em época de Enem. 

Nesse sentido, fortalecer as estratégias de comunicação da sua IES deve ser a prioridade da gestão, antes mesmo de traçar as metas. Sendo assim, preparamos um guia para que você trabalhe a influência do Enem na captação de alunos. 

O blog reuniu e elaborou os quatro passos mais importantes para comunicar e posicionar sua instituição em época de Enem. Saiba agora quais são as estratégias mais eficazes para trazer resultados ainda melhores neste período sazonal. 

Jovem estudante na frente do notebook engajada com uma ação de uma instituição em época de ENEM

Marketing educacional: estratégias de comunicação e o Enem 

Nos últimos anos, o mercado educacional foi muito impactado pelas ferramentas e recursos do mundo do marketing. O marketing educacional já é um segmento com características próprias e fortemente pautado pelo marketing sazonal.

Em síntese, a gestão da comunicação de uma instituição de ensino está muito ligada aos acontecimentos do setor em cada fase do ano. Sendo assim, o Enem – considerado o maior vestibular do Brasil – tem um peso essencial para a captação de alunos no ensino superior.

O Enem é um momento decisivo de escolha por um curso e uma instituição de ensino. Nesse sentido, para uma captação eficaz é necessário entender como comunicar os diferenciais competitivos da sua IES neste contexto.  

Os 4 passos para matricular mais alunos com o Enem

Há o ditado popular que diz que a “comunicação é a alma do negócio”. Sendo assim, conheça nosso checklist dos quatro passos para usar a comunicação a favor da sua IES. Trabalhe a influência do Enem na captação de alunos e traga mais resultados neste período.

 

1-Conheça o perfil do aluno e gere dados sobre a jornada pela busca de uma IES

Este é um tema recorrente, afinal, não há como ser assertivo em suas metas se sua estratégia não atende demandas reais do seu público. O aluno é o protagonista da campanha de captação, portanto seja preciso ao traçar um perfil. 

Para começar, você pode trabalhar a partir de informações oficiais sobre o Enem. O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por exemplo, divulga o perfil dos inscritos na prova. 

Além disso, a sua IES pode gerar seus próprios dados através de estratégias de inbound marketing, por exemplo. 

 

2-Trace estratégias diferentes e complementares ao calendário do Enem

O segundo passo para posicionar sua instituição em época de Enem é construir uma estratégia geral de marketing que contemple várias frentes de atuação. Dessa maneira, você consegue trabalhar a jornada do aluno antes, durante e depois da prova.

Envolva todas as lideranças de equipes no planejamento da campanha de captação, ou seja, crie uma “força tarefa”. Dessa forma, todos podem pensar a atuação de cada setor, juntos e separadamente.  Veja abaixo três estratégias de marketing valiosas para matricular mais alunos com o Enem:

  • Marketing de conteúdo: gere conteúdo de valor para o aluno que está prestando a prova do Enem. Isso faz com que sua IES ganhe autoridade no mercado e ainda gera relacionamento com os estudantes;

 

  • Invista em estratégias integradas entre on e off: construa estratégias de ações que integrem a experiência do aluno online e offline. Mapeie o perfil do estudante e seja criativo nas soluções que sua IES pode oferecer a ele;

 

 

  • Excelência no atendimento: a comunicação assertiva no atendimento pós período de provas do Enem é essencial para o sucesso da estratégia. Você pode acessar aqui um material sobre atendimento e captação de alunos. 

3-Comunique seus cursos de maneira atrativa 

Uma das dúvidas mais frequentes dos candidatos do Enem é sobre qual curso escolher. Sendo assim, a comunicação sobre seus cursos precisa ser atrativa.

Conheça alguns valores importantes na comunicação para impactar este público:

  • Flexibilidade e dinamismo nos processos;
  • Oferta de cursos que atendam demandas de mercado;
  • Comunicação com forte presença digital;
  • Soluções tecnológicas e sustentáveis;
  • Valorização da experiência do aluno.

Clique aqui e saiba o que o aluno do Enem procura.

4-Ofereça soluções tecnológicas simples e inteligentes 

Sua IES precisa estar (literalmente) conectada com os candidatos, ou seja, ela precisa oferecer soluções inovadoras em tecnologia. Em 2020, por exemplo, o Enem terá sua primeira aplicação digital. 

O uso da tecnologia na educação já é uma tendência consolidada no Brasil e no mundo. Em consequência disso, para matricular mais alunos com o Enem, é necessário atraí-los valorizando este aspecto em sua comunicação.

Neste blogpost você pode aprender mais sobre como implementar isso na prática. 

Imagem de diversas provas do Enem para instruir sobre como posicionar sua instituição em época de ENEM

Preparado para captar mais alunos com o Enem?

O Enem é uma grande janela de oportunidade para as campanhas de captação. Afinal, é um momento decisivo da jornada do aluno, que aquece o mercado educacional e aumenta a competitividade. 

Sua IES deve aproveitar este período com estratégias de marketing direcionadas e assertivas. Então, sua gestão está preparada? Acesse outros artigos do nosso blog e saiba como se destacar sem baixar os preços. 

Marcelo Lima por Marcelo Lima