Instituições de ensino privado tem investido em programas de parcelamento estudantil próprio para lidar com evasão e inadimplência

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), mais da metade dos jovens brasileiros que desejam cursar o ensino superior no Brasil não possui renda suficiente para pagar por sua formação. O mesmo levantamento apontou, inclusive, que 51% dos estudantes que contavam com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), encontram dificuldades em acessar o programa, devido às últimas mudanças. 

A crise do Fies e a redução do número permitido de contratos nos últimos dois anos tem dificultado o ingresso destes estudantes. O número de contratos, que havia disparado durante seu primeiro ano, de 76 mil em 2010 para 733 mil em 2014, com juros abaixo da inflação, obtenção do financiamento a qualquer momento do ano e prazo de quitação maior, começou a perder força no início do mandato seguinte, com 287 mil estudantes beneficiados em 2015.

Assim, a oferta de financiamento recuou ao patamar do início da década – serão oferecidos apenas 100 mil contratos por ano até 2021. 

Como democratizar então o acesso ao ensino superior, uma vez que a demanda não para de crescer, e que os programas sociais de incentivo tem atuado de modo tão limitado? 

Existem opções de parcelamento estudantil no mercado que resolvem este problema e ainda ajudam a sua IES a captar mais alunos:

  • PEP;
  • PAR;
  • CREDUCSUL;

parcelamento estudantil

PEP: O programa de parcelamento estudantil da Kroton

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP) é uma opção de financiamento estudantil particular criada pela Kroton. Por meio de um processo simplificado, o parcelamento possibilita que o estudante comece a pagar a faculdade apenas depois de concluir o curso, podendo cobrir até 70% do valor das parcelas. 

No geral, o valor da mensalidade é calculado com base no custo bruto do curso, de acordo com o ano de contratação. No primeiro ano, é preciso pagar 25% do valor da mensalidade e, nos demais semestres, a porcentagem aumenta para 35%.

Após a conclusão da graduação, o aluno pagará os 70% a cada mês, considerando o custo da mensalidade vigente no último semestre. Com isso, o PEP permite que o financiamento seja realizado em várias parcelas, oferecendo melhores condições para que o estudante possa quitar a dívida tranquilamente.

PAR: O programa de parcelamento estudantil da Estácio de Sá

Oferecido pela instituição de ensino superior Estácio de Sá, o parcelamento estudantil privado PAR tem o objetivo de facilitar o pagamento das mensalidades por meio do financiamento parcial das parcelas.

No primeiro ano, o estudante tem a opção de realizar o pagamento de apenas 30% da mensalidade e no restante do período do curso, de até 60%. O percentual que não foi pago  vai sendo então somado à dívida do programa. 

A dívida do PAR (a soma do percentual não pago de cada mensalidade em que o aluno optou pelo programa) começa a ser quitada a partir do primeiro mês seguinte ao término do curso. O prazo máximo para realizar o pagamento é igual à duração do curso. Ou seja, se o curso dura quatro anos, o aluno terá mais quatro anos, após o fim deste, para finalizar o pagamento. 

financiamento estudantil

Creducsul: O programa de parcelamento estudantil da Universidade Cruzeiro do Sul

Com o programa de parcelamento privado Creducsul, o estudante da universidade tem a possibilidade de financiar até 50% de suas mensalidades, independente do curso escolhido. Assim metade do curso será pago pelo estudante durante o período real de estudos e metade apenas após formado, sem o acréscimo de quaisquer juros.

Para ter acesso ao Creducsul, no entanto, o estudante precisa ser calouro ingressante no 1º semestre e possuir um fiador com rendimentos mensais de pelo menos dois salários mínimos.

O programa de parcelamento estudantil para sua instituição

Com o objetivo de apresentar um pacote completo de soluções para as instituições de Ensino Superior, auxiliar a captação e retenção de alunos e diminuir a inadimplência – que representa cerca de 45% no Brasil – sem comprometer o ticket médio, a Quero Educação criou um programa de parcelamento estudantil para as instituições parceiras

Neste programa, é realizada uma segmentação de perfil de alunos bastante similar à análise de risco de crédito da Serasa Experian, onde os consultores da Quero analisam se o potencial aluno conseguirá se matricular apenas com a concessão de bolsas de estudo e se o seu perfil se adequa ao programa de parcelamento.  

parcelamento Quero Bolsa

Digamos que o aluno deseje cursar licenciatura em educação física e que, ao procurar o Quero Bolsa, se interesse por uma bolsa de até 40% de desconto (máximo de desconto). Essa porcentagem pode variar de acordo com a quantidade de parcelas, e ele terá o benefício com o benefício de financiar até 50% da mensalidade, iniciando o pagamento do valor parcelado apenas após a conclusão do seu curso.

parcelamento Quero Bolsa

Desta forma, a sua instituição de ensino terá maiores chances na captação, garantirá a sua matrícula durante todo o período do curso e não precisará investir em um processo próprio de parcelamento, que será todo automatizado e operacionalizado pela Quero.

Outros benefícios do programa para a sua instituição de ensino incluem a matrícula digital, o seguro educacional, a antecipação da carteira semestral, diferentes opções de pagamento, portal de controle financeiro, negociação de débito online e uma central de atendimento dedicada.

 

Ensino Superior: de inacessível para um sonho possível

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, cursar o Ensino Superior não é mais uma questão de escolha, mas sim, uma verdadeira necessidade para o desenvolvimento profissional, e até mesmo pessoal, da sociedade.

Incentivar e democratizar o acesso ao ensino de qualidade pode ser um diferencial da sua instituição de ensino e portanto, é importante averiguar os principais meios e tendências para tal.

O parcelamento é uma via de mão dupla, pois, além de possibilitar que mais alunos tenham acesso à formação superior, sua instituição também garante a permanência e adimplência dos alunos.

Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre o programa de parcelamento do Quero Bolsa? Comente aqui embaixo! Um dos nossos consultores irá entrar em contato.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.