Hora do Enem: o que seu candidato procura?

Gestão e Negócios 10 de janeiro, 2020

Hora do Enem: o que seu candidato procura?

Gestão e Negócios 10 de janeiro, 2020

Você sabe o que o candidato do Enem busca? Veja o ranking dos 20+ cursos

Está chegando o dia do tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a maior parte das instituições de ensino privadas do Brasil, este é um momento de muita expectativa. Afinal, 3,9 milhões de estudantes fizeram a prova e são potenciais alunos de instituições de ensino superior.

Após a divulgação das notas começa a “corrida” pela matrícula na faculdade. O momento é considerado, inclusive, a alta temporada de captação de alunos. Só neste período, a Quero costuma receber 654.951 potenciais alunos no site Quero Bolsa. O número é 54,2% maior do que a média do ano. O ponto é: será que, hoje, sua instituição é uma opção para o candidato do Enem?

Cursos mais buscados

Um portfólio que não contempla as demandas do mercado pode ter efeito desastroso no momento da captação. Mesmo com um amplo portfólio, com grandes esforços de marca e um programa pedagógico bem elaborado, corre-se o risco da captação falhar.

Nosso marketplace de educação reúne ofertas de universidades de diversas áreas do Brasil e, por esse motivo, conseguimos reunir dados que podem contribuir com  a sua análise na hora de dimensionar a cartela de cursos com base no perfil do aluno. 

A partir dos registros das buscas dos alunos no Quero Bolsa,  listamos quais tipos de cursos são mais demandados no Brasil dos candidatos do Enem.

Conheça, a seguir, o ranking dos 20 cursos mais buscados dentro do marketplace Quero Bolsa.

 

A lista demonstra que os cursos tradicionais ainda são os mais procurados, mesmo com a crescente valorização das carreiras tecnológicas. Ou seja, é evidente a necessidade de investir nas carreiras mais atuais. Entretanto ainda é necessário focar em ter um portfólio básico bem construído.

Entenda o seu perfil do candidato do Enem

Para captar o aluno que busca os cursos que a sua instituição de ensino disponibiliza é fundamental entender o perfil dele.

Um dos motivos da crescente evasão de estudantes é a falta de alinhamento dos mesmos com os cursos. Cada região do país tem especificidades diferentes. Em uma cidade, por exemplo, pode haver uma vocação específica, como turismo, cultura, mineração ou tecnologia. Tendo em vista esses movimentos, é preciso que a instituição de ensino ofereça um portfólio de cursos adequado às demandas do mercado e, consequentemente, do aluno.

O Inep também disponibiliza, anualmente, o perfil do aluno participante do exame. No exame de 2019, 59,5% do total de inscritos era do sexo feminino. Os dados também mostraram que 46,4% se autodeclaram pardos, seguido de 36% brancos, 12,7% pretos, 2,3% amarelos e 0,6% indígenas. 

Assim, é possível, também, entender se o aluno oriundo do Enem é diferente do aluno com origem na seleção tradicional da instituição.

Seja uma opção para o seu aluno

Na hora de elaborar estratégias para captar os alunos que fizeram o exame do Enem, vale a pena reforçar os cursos mais buscados.

Ademais, se a sua instituição de ensino aceita que o processo seletivo seja feito através na nota obtida no exame, vale a pena deixar isso claro em todas as comunicações.

Por fim, para ser uma opção para o seu aluno em todos os canais, é preciso ofertar vagas nos marketplaces. Grande parte dos candidatos  busca uma opção economicamente viável e cômoda para iniciar os estudos. 

Aproveite a onda! Preencha o formulário abaixo e seja nosso parceiro.


Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro

Outros conteúdos

Captação de Alunos
Estendendo o Período de Captação de Alunos
21 de março, 2024
Captação de Alunos
Case de Sucesso: Parceria Quero Educação e FMU
12 de março, 2024