A captação de verão está chegando ao fim, mas agora é hora de potencializar os resultados no fim da temporada e a dupla captação para o próximo semestre

O tão esperado e, ao mesmo tempo, temido mês de março chegou, afinal, este é o momento que marca o fim da captação de verão. Para quem está com todas as turmas formadas e cheias a sensação é de dever cumprido, mas a gente sabe que, para a maior parte das instituições de ensino a realidade não é essa. Entretanto, não é necessário se desesperar, afinal, há muito a ser feito.

Comportamento do aluno

De fato, existe uma complexidade natural do mês, dado o que ele marca, mas com este texto você vai entender como otimizar a captação de alunos em março, com estratégias eficientes no Quero Bolsa, baseadas no comportamento do aluno.

Já iniciamos o mês que representa o fim da captação de verão e marca o início da captação de inverno. Contudo, esse processo não acontece de forma abrupta e isso faz com que as IES trabalhem, nesta fase, com dois públicos distintos.

Este é um momento delicado, que merece estratégias bem pensadas, afinal, se a faculdade tratar março como mês de ciclo de alta, ela perde alunos. Ao mesmo tempo, se tratar como mês de ciclo de baixa, também perde alunos. O que fazer, então?

Simples! A solução está na Dupla Captação. A ideia é oferecer opções tanto para os alunos que querem entrar em 20.1, quanto em 20.2, o que potencializa a captação de alunos em março.

Saiba também: o que sua IES ganha trablhando corretamente no marketplace Quero Bolsa

Mas isso é possível? Claro! O site está preparado para trabalhar desta maneira. Agora, é preciso que você entenda as melhores opções, a fim de traçar a melhor estratégia.

captação de alunos para o primeiro semestre

Por que ainda captar alunos para 20.1?

Existem muitos motivos para você ainda captar alunos em março, ou seja, para 2020.1. Ainda dá tempo e isso pode trazer resultados incríveis para o caixa da sua IES. Vou te dar alguns motivos para tal:

  • Turmas formadas

As turmas da sua IES já estão formadas, mas será que estão todas cheias? Se todos seus recursos e logística já foram deslocados para atender a essas turmas, seria interessante deixá-las completas.

  • Capacidade ociosa

Se suas turmas não estão cheias, você tem capacidade ociosa. Ou seja, você não está otimizando o uso de sua capacidade instalada. Alunos que, porventura, entrem nesse período só trazem benefícios.

  • Custo fixo já pago

Como já citado anteriormente, você já mobilizou o capital e a logística necessários para atender as turmas e seu custo fixo foi pago pelos alunos captados até agora. Então, cabe agora fazer com que esse investimento gere retorno.

  • Custo variável desprezível

O número extra de alunos matriculados aumenta de forma pouco significativa o custo variável. Então, novos alunos são bem-vindos.

  • Lucro marginal alto

Considerando todos os pontos já expostos, cada aluno adicional, neste momento, representa mais de 80% de lucro marginal – o lucro por venda de cada vaga adicional – para a maior parte dos cursos. Em outras palavras, se até então a margem de lucro era pequena, devido ao rateio dos custos fixos, de agora em diante cada aluno é mais lucrativo, e esse é um excelente momento para otimizar esses lucros, como demonstrado pela tabela abaixo, com a captação de alunos em março.

E o MEC?

Não é raro nos depararmos com parceiros que acreditam que essa estratégia seja inviável, devido às barreiras legais impostas pelo Ministério da Educação (MEC). Entretanto, eu te digo que, sim, é possível manter o canal aberto de captação e seguir a legislação do MEC ao mesmo tempo. Mas como?

1- Reponha aula. Vale muito a pena repor aula, mesmo que haja um custo para isso. Afinal, o aluno é muito lucrativo nesse momento e representa um ticket médio alto por uma média de quatro anos, então o custo inicial  se paga facilmente;

2- Faça reposição EaD. Se mesmo assim o custo da reposição for sensível no orçamento da sua IES, faça isso à distância. Já é permitido pelo MEC, em alguns casos, transmitir conteúdo EaD em cursos presenciais. Adapte-se!

3- Atrase o início das aulas em uma semana.  Com esse atraso pouco significativo, ganha-se uma semana a mais de captação, o que é uma estratégia fundamental para o início de março, dada a preferência dos alunos por estudar ainda no primeiro semestre. Questões operacionais são menos importantes e adaptáveis.

Bom, já te mostrei que é possível fazer dupla captação e, mesmo assim, seguir as diretrizes do MEC. Então, qual é a dica de ouro para tornar suas ofertas mais atrativas e lotar suas turmas com o Quero Bolsa? Fácil: ofereça as melhores bolsas do semestre novamente (ou pela primeira vez) em todos os cursos que você não tiver lotado, até as turmas estarem completas. Essa é a estratégia certa para esse momento delicado da captação.

captação de alunos no primeiro semestre

Próximos passos

Como captar alunos no Quero Bolsa para 20.2

Hoje te falei porque você ainda pode – e deve – captar alunos para o semestre 20.1, mas isso não quer dizer que sua IES não pode começar a captação 20.2. O Quero Bolsa opera em modo pré-venda para estes alunos. Em outras palavras, oferecemos descontos atrativos, sem valor de mensalidade definido. Afinal, o reajuste anual é, em geral, próximo da inflação média dos preços do setor – que por vezes acompanha os índices de inflação da FGV.

Isso basta para os alunos. Em números, 10% das vendas do site já estão sendo feitas para este novo semestre. Portanto, o papel da IES neste momento é definir um desconto que será efetivamente maior que o desconto de balcão do início da captação e começar a captar alunos. Simples assim!

Semana de Cursos

Pensando em ofertar oportunidades de captação para auxiliar sua instituição de ensino neste importante período, a Quero lançou a campanha Semana de Cursos, cujo objetivo será, nesta última chance de captação, destacar, por meio da comunicação no site Quero Bolsa, as áreas:

Semana de Humanas entre os dias 09/03 à 16/03;

Semana de Biológicas de 16/03 à 23/03;

E Semana de Exatas entre 23/03 e 01/04.

Para participar, você apenas precisa garantir e adequar vagas para todos os cursos que apresentaram maior potencial de captação em 20.1 para o melhor preço já trabalhado.

Vale ressaltar que muitos dos seus concorrentes não estão fazendo isso e nem irão fazer. Então, é a oportunidade de ter maior alcance sobre a praça. Entre em contato com seu Gestor de Contas já!

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro