Saiba como ofertar a isenção e outras estratégias para captar mais e reduzir barreiras de matrícula do aluno

Um importante desafio dos gestores educacionais é criar estratégias para  campanhas de captação que resultem na matrícula do aluno. Afinal, ela representa a efetivação de um processo que depende de investimentos da instituição e de contextos de mercado. 

As altas temporadas de captação, como no início do ano, por exemplo, envolvem cenários específicos. No Brasil, este é um momento que “pesa” no bolso dos estudantes e que muitas vezes o impede de matricular-se no primeiro semestre. 

Diante disso, a isenção de taxas e outras ações podem ser estratégias para reduzir as barreiras para a matrícula do aluno. Sendo assim, preparamos este conteúdo especial para que você aproveite as oportunidades desta alta temporada.   

a isenção de taxas pode facilitar a matrícula do aluno na IES. Na imagem, uma possível aluna da universidade sorri.

Principais obstáculos para a matrícula do aluno 

No começo do ano,  diversos impostos e pagamentos pesam nas finanças e no bolso dos alunos. O acúmulo de contas a pagar (por exemplo, IPVA, IPTU e gastos com presentes de fim de ano) influencia na decisão de matricular-se ou não em um curso.

Dessa maneira, as IES precisam apresentar soluções que beneficiem o aluno e não impactem suas finanças negativamente. Assim sendo, muitas instituições implementam a isenção de matrícula para atrair alunos. 

Tal estratégia pode ser muito eficaz para a captação, além de ser, também, um diferencial competitivo da IES no mercado. No entanto, é necessário um planejamento de marketing com a gestão financeira para garantir a sustentabilidade dessa alternativa. 

Como planejar a implementação da isenção de matrícula?

Antes de ofertar a isenção de matrícula, o gestor precisa responder estas principais perguntas:

  • Qual o impacto financeiro da isenção de matrículas para minha IES?
  • Essa é uma demanda prioritária do perfil de aluno que quero impactar?
  • Como vou comunicar tal informação para valorizar ainda mais a minha marca?
  • Quais  estratégias de retenção se articulam e amparam a decisão por ganhar volume na captação de alunos?

Mais do que atrair os potenciais alunos, esse benefício costuma ser decisivo no momento da matrícula.

Pense como o aluno: por que devo aproveitar a chance de me matricular agora?

Imagine a seguinte situação: o aluno tem interesse por um curso que sua IES oferece, então ele já foi impactado por uma comunicação e está navegando pelo portal da sua instituição de ensino. Faça o exercício de pensar como ele neste momento:

  • Minha família tem muitas contas a pagar agora (IPTU, IPVA, cartão de crédito, materiais e apostilas, primeira mensalidade, taxa de matrícula etc.);
  • Preciso muito iniciar minha  formação para me inserir no mercado de trabalho ou ser promovido mais rápido;
  • Meus familiares vão me ajudar a pagar, então preciso escolher uma IES com menos taxas neste início do ano;
  • Quero saber se essa IES é realmente boa e se vale a pena o “sacrifício” financeiro no momento, entre outras.

Em resumo, sua estratégia precisa gerar “senso de urgência”. Afinal, o aluno já está interessado e precisa ser convencido para decidir. Sua oferta precisa mostrar ao candidato que ele tem uma oportunidade única de economia para realizar seu sonho ou suprir sua necessidade. 

Além da isenção: soluções estratégicas para facilitar a matrícula do aluno

aluna aflita com a mão na boca e face pensativa em relação às contas que a família precisa pagar no início de ano. Tudo isso dificulta a matrícula do aluno.

Conheça outras soluções que podem derrubar as barreiras para a matrícula do aluno e, ainda, fortalecer sua marca:

1-Promova campanhas de descontos: aposte em precificações estratégicas e que oportunizem campanhas de marketing focadas em descontos. Estude possibilidades viáveis e que potencializam o marketing para a captação de alunos;

2-Faça parcerias de convênios ou estágios com outras empresas: dessa forma você responde às demandas do aluno com o mercado de trabalho e não precisa baixar seus preços. Este tipo de parceria é ideal para atrair matrículas de ingressantes na graduação e pós-graduação, por exemplo;

3-Ofereça benefícios que valorizem a fidelização de alunos: assim é possível reter seus antigos alunos e, também, atrair novos. Isso pode ser feito internamente ou com parcerias externas. Por exemplo: sua IES pode aderir a um convênio com uma academia próxima, restaurantes no bairro, livrarias, cinemas e etc.

4-Isente ou flexibilize o pagamento da primeira mensalidade: estude maneiras de isentar, ajustar prazos, negociar formas de pagamento ou até parcelar a primeira mensalidade.  Essa é outra forma de atrair o aluno que deseja se matricular no início do ano.

Planejamento e estratégia: a combinação ideal para atrair mais alunos

A alta temporada de captação coloca o desafio: o contexto favorável à captação por volume e a economia de custos iniciais para o aluno. Ou seja, é preciso alinhar planejamento e estratégias específicas para esta fase. 

Sendo assim, não deixe de aproveitar esta janela de oportunidade com a isenção de matrícula e outras ações para a atração. Afinal, vale a pena tentar conquistar o aluno depois que ele conhece a IES. Invista em soluções integradas e potencialize seus resultados em 2020!

O que achou deste conteúdo? Você também vai gostar de conhecer o blogpost  “8 ferramentas e serviços digitais para maximizar seu número de matrículas”

Quer acompanhar o setor educacional? Então assine nossa newsletter no banner abaixo e receba as novidades do blog no e-mail.

 

Natasha Monteiro por Natasha Monteiro