Atuante há quase meio século e reconhecida como uma das mais representativas e diversificadas organizações educacionais do país, a Cruzeiro do Sul Educacional possui instituições sólidas que são reconhecidas em indicadores acadêmicos oficiais do Ministério da Educação e no mercado educacional.
Hoje, com cerca de 350 mil alunos e mais de 9 mil colaboradores, a Cruzeiro do Sul Educacional possui 17 instituições presenciais de educação, que vão do ensino básico e superior espalhadas em todo o país.
Sobre a parceria
A parceria entre Cruzeiro do Sul Educacional e Quero Educação se deu início em 2012, mesmo ano que o Quero Bolsa deu início em suas atividades. Para Natasha Monteiro, diretora de parcerias B2B da Quero, a parceria com o grupo é fundamental.
“Contar com um dos grupos educacionais mais significativos do país é muito representativo. Para nós da Quero, é fundamental possuir instituições parceiras que busquem sempre os melhores indicadores acadêmicos.”
O início da parceria se restringia apenas a modalidade presencial de graduação, porém, com o crescimento e amadurecimento da parceria, as ofertas no site Quero Bolsa se expandiram para a modalidade EaD, além de diversos níveis de ensino. Hoje, a Cruzeiro do Sul Educacional oferece nos marketplaces da Quero Educação cursos nos seguintes níveis de ensino: Técnico, Graduação, Graduação EaD e Pós-Graduação.
A mais recente parceria entre Quero e Cruzeiro do Sul Educacional se dá em ofertas para o nível básico de ensino no marketplace Melhor Escola, buscador de colégios que foi adquirido pela Quero Educação.
Movimentos em meio a crise
O setor educacional vem provando os dissabores por conta das consequências impostas pela pandemia de COVID-19. Em todo o país, o cenário de crise gerou implicações relacionadas à captação por questões econômicas e sociais. Porém, resultados preliminares mostram que a Cruzeiro do Sul Educacional vem desempenhando acima do esperado em meio a uma crise global.
Convidamos Julianna Souza, Consultora de Relacionamento na Cruzeiro do Sul Educacional, para comentar as estratégias que a instituição vem tomando frente à pandemia:
“Reforçamos neste momento de pandemia a proximidade, seriedade e confiança aos nossos profissionais, alunos e professores. Estes pontos estão sendo fundamentais para que todos tenham certeza de que vamos passar por este momento sem precedentes.”
Julianna ainda reforça sobre a importância na proximidade com a equipe do Quero Bolsa para a captação de novos alunos em meio a pandemia:
“Temos uma troca significativa com time da Quero, o que nos permite mudanças estratégicas ágeis. Se antes tínhamos poucas mudanças de reposicionamento de preços, hoje, a proximidade com o BI’s, as análises de pricing e a qualidade no atendimento nos permitem alcançarmos de forma mais clara nosso objetivo: nos tornarmos o maior player de captação EaD no Quero Bolsa.”
Somados a esses pontos, análises mostram que uma das características mais importantes que a Cruzeiro do Sul Educacional tem no marketplace Quero Bolsa é seu cuidado na especificação em cada região onde atua, como comenta Natasha Monteiro:
“O posicionamento das instituições da Cruzeiro do Sul Educacional são claros e muito bem aceitos pelos alunos nas praças onde atuam.”
Envolvimento e amadurecimento
Nos últimos meses, por conta do dinamismo do setor educacional e desdobramentos da pandemia, os times da Quero Educação e Cruzeiro do Sul Educacional estabeleceram uma rotina próxima. Embasados com análises de inteligência de mercado oferecidas pela Quero, estratégias semanais estão sendo firmadas para que se tenha o melhor proveito de cada etapa da sazonalidade, aumentando assim os ganhos com captação a partir de movimentos rápidos de tomadas de decisão.
Julianna Souza ainda comenta sobre os ganhos que a proximidade com a Gestora da Conta da Quero Educação gerou no relacionamento e amadurecimento da parceria:
“Temos uma confiança real sobre o atendimento e compreendemos que a Quero é uma força de venda e não só uma parceria distante. Nossa gestora de contas é muito próxima e nos mantém informados sobre os movimentos do mercado e campanhas de captação oferecidas pela Quero.”
Resultados
Estabelecer uma parceria pode ser extremamente benéfico para as empresas envolvidas. A parceria entre instituições de ensino com a Quero Educação é uma excelente alternativa não apenas na busca por maximização de captação, mas principalmente para os candidatos e alunos que contam com uma plataforma dedicada para escolherem o curso certo.
Sobre a parceria com a Cruzeiro do Sul Educacional, Natasha Monteiro destaca:
“Atualmente é possível se observar o quanto a parceria com a Cruzeiro do Sul Educacional amadureceu. Tivemos um crescimento conjunto ao longo desses anos. O crescimento da Cruzeiro impactava em nosso crescimento como empresa”.
A Cruzeiro do Sul Educacional aumentou sua representatividade na captação da modalidade presencial no Quero Bolsa em 121% em relação mesmo período de 2019.
Sobre os resultados da parceria, Julianna destaca:
“A Quero representa uma importante fatia de captação em nossos canais de marketplace. Isso acontece por conta da força de marca da Cruzeiro de Sul, além da agilidade, das análises e dos insights fornecidos pelo Quero Bolsa que o transforma em uma força comercial fundamental de captação.”
Conselho e dicas para pequenas e médias IES
Captação e retenção de alunos são os grandes desafios para instituições de pequeno e médio porte em meio a pandemia:
A parceria entre Quero Educação e Cruzeiro do Sul Educacional é a prova de que o diálogo é umas pontes para a solução de problemas e desafios. Por isso, elencamos rápidas dicas destinadas a pequenas e médias instituições que podemos tirar da parceria de sucesso entre Quero e Cruzeiro:
01. Dedique tempo para compreender o seu público: entenda quem são os seus alunos, suas dores e principalmente suas necessidades;
02. Busque um diálogo claro, sincero e transparente: estabeleça comunicações que auxiliem os alunos, professores e profissionais de sua instituição a compreenderem o cenário da instituição diante a natureza da crise;
03. Foco na retenção: busque soluções alternativas para manter o aluno em sua instituição e apresente possibilidades de ensino remoto e financiamentos de mensalidades;
04. Soluções para retomada: apresente alternativas para alunos desistentes retomarem em um futuro próximo;
05. Tenha parceiros estratégicos: o mercado dispõe de empresas focadas para diferentes necessidades de captação e retenção, a Quero Educação é uma delas.
Responsável da parceria:
Julianna de Souza Alves
Atua como Consultora de Relacionamento na Cruzeiro do Sul Educacional. Formada em Comércio Exterior e com MBA em Projetos e Inovação na Universidade Cidade de São Paulo.
Gestora Quero responsável da parceria:
Carolina Celestino