Em tempos de confinamento, o vestibular digital se mostra como a melhor oportunidade para as instituições de ensino superior privadas

O isolamento social, medida provisória contra a transmissão do novo coronavírus, já dura mais de 60 dias e tem afetado o setor educacional de maneira inenarrável. Afinal, desde que as aulas foram suspensas, instituições de ensino privado em todo o país migraram os seus cursos para o ensino à distância e enfrentam o desafio da inadimplência, evasão e ineficiência na captação de novos alunos.

Uma das principais razões para isso, além da falta de previsibilidade de futuro para o estudante, é a impossibilidade de realizar os processos seletivos iniciais fisicamente na instituição de ensino. Uma potencial solução para isso, no entanto, é o vestibular digital.

Por meio do vestibular digital os alunos conseguem, diretamente de suas casas, realizar as provas e redação necessárias para a aprovação e ingresso. O recurso ainda oferece segurança na avaliação e fácil usabilidade para o estudante.

Gostaria de saber mais sobre esta nova prática do mercado educacional? Acompanhe a leitura até o fim.

Mas afinal, do que se trata o vestibular digital?

O vestibular digital é uma das muitas possibilidades de ingresso do estudante no ensino superior.

A proposta disponibiliza online, e de modo seguro, as provas de múltipla escolha e redação, necessárias para a aprovação do estudante, bem como para a efetivação da sua matrícula no curso superior desejado.

O uso da tecnologia para a realização de provas online começou a ser comum após o decreto do período de quarentena. Tal metodologia, além de facilitar a vida do aluno, traz diversos benefícios para as instituições.

Para Maria Stela Reis Crotti, Diretora de Relacionamento e Serviços aos Alunos, do Centro Universitário Senac, esta é uma grande oportunidade:

“O vestibular digital vem agregar muito valor a nossas práticas, tanto para a instituição quanto para o aluno. Para a instituição, neste momento em que vivemos, traduz-se como uma forma ágil e desburocratizada de atender a necessidade de seus candidatos, com o envolvimento das equipes em um contexto mais tecnológico. Para o aluno, a praticidade de participar do vestibular de onde ele estiver, sem custos de deslocamento e economia de tempo.”

Ainda segundo Maria Stela, o vestibular é um rito de passagem importante para os que querem realizar um curso superior, e embora sua realização presencial retifique esse momento diferenciado, a tecnologia pode ajudar muito a fazer desse momento, mesmo que com as consequências trazidas pela crise, ainda um dia especial.

Os prós e contras do vestibular digital para a sua instituição de ensino

Considerando o novo perfil do aluno, que está cada vez mais conectado e as atuais circunstâncias causadas pelo quadro de pandemia mundial, faz-se necessário criar novas soluções que atendam melhor aos candidatos e proporcione uma melhor experiência.

Nesse sentido, contar com um processo de vestibular totalmente online é uma forma de atender a essa necessidade, otimizar os processos e reduzir custos.

Prós:

  • Fazer todo o processo de admissão pela internet reduz os gastos com impressões, energia elétrica e muitos outros. É uma forma mais econômica de admitir novos estudantes.
  • Há muito mais rapidez e praticidade quando o processo é online, o que beneficia tanto os candidatos quanto a própria equipe de funcionários da instituição.
  • A satisfação dos candidatos é muito maior, pois o processo não exige o deslocamento até a IES e não é burocrático como um vestibular tradicional. Além disso, a prova pode ser feita a qualquer momento.

Contras:

  • É necessário que o candidato tenha, no momento da prova, os recursos tecnológicos necessários para poder acessar o site e realizá-la.
  • Há risco de fraudes e, se não houver no site uma forma de monitorar o comportamento dos candidatos – como na Admissão Digital da Quero Educação –, não há como assegurar que os resultados sejam confiáveis.
  • Sites pouco intuitivos ou com falhas podem levar um candidato a encontrar dificuldades para se inscrever e até mesmo desistir de se matricular em sua IES.

Segundo Jacqueline Lameza, Diretora Operacional do UNISAL, o vestibular digital é uma tendência positiva para o futuro do setor, não apenas para o período de isolamento social:

“Da mesma forma que as aulas remotas têm se mostrado eficazes durante o isolamento social, essa é mais uma das vantagens que a tecnologia educacional e a internet nos proporcionam. É uma tendência positiva, uma vez que todo o processo pode ser realizado de qualquer dispositivo móvel ou fixo, desde que se tenha acesso à internet.”

A nova grande aposta do setor educacional

Nós convidamos o especialista em tecnologia e inovação e Ted Speaker Arthur Igreja, para falar sobre a importância da tendência para o futuro da educação.

“As perspectivas positivas são de inclusão, de menos gastos para alguns alunos, já que muitos precisam viajar para fazer o vestibular presencial, e essa possibilidade do digital traz certa conveniência e é algo que já estava sendo discutido. Isso é uma antecipação do futuro. É fato que existirão muitas pessoas interessadas em encontrar brechas nesse sistema. Também é possível citar o viés da desigualdade, já que nem todo mundo tem um espaço silencioso e com boa conexão, e isso pode criar uma diferenciação entre os mais privilegiados e os menos, pois quando se tem um vestibular presencial estão todos na mesma sala, no mesmo momento, horário e sob as mesmas condições.”

Vestibular digital da Quero Educação

A Quero Educação oferece a Admissão Digital, uma solução amparada pela legislação brasileira que acompanha o aluno da busca pelo curso até a matrícula e garante à sua instituição matrícula digital disponível 24h por dia. Além disso, acaba com as filas e a burocracia e reduz consideravelmente os custos.

Por meio da plataforma do Quero Bolsa, os candidatos podem realizar as provas do processo seletivo digital a qualquer momento e em qualquer dispositivo com plataforma eletrônica compatível com o sistema, pois o site é responsivo e de fácil usabilidade.

Além disso, são utilizadas tecnologias para conferir a autenticidade de presença dos candidatos, bem como controlar e minimizar fraudes, como identificadores de plágio e ferramentas de monitoramento de atividades do usuário durante a prova.

Com a Admissão Digital, a base de alunos formados aumenta em 50%. Além disso, com processos mais rápidos e sem burocracia, há uma redução no número de desistências durante o processo de admissão. Portanto, essa é uma excelente solução para as IES que buscam obter melhores resultados.

Conclusão

O mundo digital transformou as instituições de ensino nos últimos anos. Dentro e fora da sala de aula, já tornou-se urgente aderir a tecnologia como aliada. O recente cenário de pandemia e isolamento social, reforça ainda mais a necessidade da adaptação e implantação dos recursos tecnológicos.

A aplicação de provas online é uma das tendências de inovação mais fortes do mercado. A opção é mais prática para alunos e instituições, e está gerando redução de custos para as IES e uma experiência melhor para os estudantes.

A tecnologia contribui para dar mais velocidade e precisão nas correções. Além disso, essa possibilidade tornou-se um diferencial diante de um mercado concorrido e competitivo. Pense nisso!

Continue atualizado sobre as tendências educacionais! Conheça outros artigos do nosso blog!

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.