Protestos no Brasil, indicação para revisão de contigenciamento do MEC, Ministro atacando fake news e regras para o Fies. Saiba o que aconteceu ao longo da semana
Cidades brasileiras registram atos em defesa da educação
Na última quinta-feira, 30, foram registrados diversos protestos em defesa da educação em, ao menos, 136 cidades de 25 estados e do Distrito Federal.
Este foi o segundo dia de protestos pelo país contra os cortes anunciados pelo governo federal para o setor.
Saiba mais: AQUI
Conselho Nacional dos Direitos Humanos recomenda revisão de bloqueios na educação
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) publicou uma recomendação para que o governo revise o contingenciamento (bloqueio) de recursos da educação. Além disso, a instituição orientou para que não haja interferência na autonomia universitária e na livre investigação científica.
Leia AQUI
‘Está chovendo fake news’, diz ministro da Educação ao som de ‘Cantando na Chuva’
Em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta quinta, 30, o ministro da Educação, Abraham Weintraub afirma que uma ‘fake news’ relaciona a paralisação da recuperação do Museu Nacional no Rio ao MEC.
Na gravação, Weintraub indica que R$ 55 milhões foram destinados à recuperação do museu por meio de emendas parlamentares e que a decisão de reduzir o valor em R$ 12 milhões foi tomada pela bancada de deputados do Rio de Janeiro, não tendo relação com o Ministério da Educação.
O vídeo tem como trilha sonora a canção Cantando da Chuva, do musical de mesmo nome de 1952.
Leia mais: AQUI
Fies: MEC divulga regras para financiamento estudantil do segundo semestre de 2019
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta (31) as regras para o Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. Estudantes interessados em obter o financiamento devem solicitá-lo pelo site do Fies (https://fies.mec.gov.br) até 1° de julho.
A ordem de classificação seguirá as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Saiba mais: AQUI
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado educacional acompanhe nosso blog.