Radar da Educação: Prefeito de São Paulo libera aulas presenciais em universidades

Instituições de ensino superior públicas e privadas foram autorizadas pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), a reabrir a partir do dia 7 de outubro. Também está autorizada a reabertura das escolas de ensino infantil, fundamental e médio para atividades extracurriculares na mesma data. “Não tem mais sentido, com os dados que nós temos, continuar a proibir o ensino superior na cidade de São Paulo”, afirmou Covas em coletiva de imprensa na última quinta-feira (17). 

Saiba mais

 

Forbes lista inovadores negros que estão levando educação a outro nível no Brasil

Principal revista de negócios do mundo, a Forbes publicou no portal de sua edição brasileira uma lista com 12 profissionais negros que estão levando a educação a outro nível no Brasil. Entre os listados estão profissionais da Quero Educação, ChatClass, MeSalva!, Descomplica, Provi, Tribe, Piraporiando, Camino School, Escola em Movimento, Mundo4D e Sanar. 

Saiba mais

Número de alunos que abandonam faculdade deve subir após a pandemia

Queda na renda e falta de perspectiva levam alunos a desistência de seus cursos. Segundo o sindicato das mantenedoras do ensino superior, no primeiro semestre de 2020, a taxa de inadimplência aumentou 51%, se comparado ao mesmo período do ano passado. A evasão cresceu 14%. Entre 2017 e 2018, o índice de alunos que desistiram ou abandonaram a faculdade aumentou pouco mais de um ponto percentual: foi de 27,5% para 28,8%. Os dados de 2019 e 2020 ainda não foram divulgados, mas estima-se que deste ano seja de 35%. Esse índice representa 461 mil alunos que poderão desistir de estudar nas faculdades particulares do país por causa da pandemia. A notícia é ruim para as instituições de ensino e também para os estudantes. No Brasil, um diploma universitário pode garantir um salário até 258% maior se comparado a quem não concluiu o ensino médio, segundo a OCDE.

Saiba mais

Jannete Xavier
por Jannete Xavier
Jornalista e Relações Públicas na Quero Educação