0
(0)

Aprenda como captar alunos em feiras educacionais e fortaleça a sua marca ao participar de eventos

Captar alunos em feiras e eventos é uma excelente estratégia para a sua instituição de ensino. 

Além de divulgar a sua faculdade e os serviços que ela oferece, você posiciona a sua marca no mercado e ganha credibilidade.

Feiras e eventos, seja com foco B2C (aluno) ou B2B (empresas) , são ótimas oportunidades para maximizar a captação. Além disso, é possível conhecer tendências do mercado educacional, expandir o networking e estabelecer contato direto e pessoal com o público alvo.

Mas o que são essas feiras voltadas para o mercado educacional?

O que são as feiras e eventos educacionais

Esse tipo de evento são espaços importantes para as empresas e instituições de ensino que precisam melhorar sua rede de contatos, fortalecer a marca e atrair novos clientes.

São realizadas em diferentes locais e datas, variando conforme a proposta,  e tem unido, cada vez mais, diferentes instituições em sua organização.

O objetivo da feira é expor, principalmente através de stands, as faculdades – e os seus produtos e serviços. Também é interessante para apresentar um conteúdo relevante aos visitantes.

Além dos stands das faculdades, onde geralmente se divulga a instituição através de panfletos e conversas, podem também ser expostosoutros tipos de conteúdos:

  • projetos inovadores e interessantes elaborados por alunos e professores;
  • atividades sociais executadas pela instituição;
  • projetos de extensão universitária;
  • pesquisas acadêmicas;
  • atividades extracurriculares;
  • parcerias com outras instituições, como escolas de inglês e academias;
  • outras atividades que somam diversidade e qualidade à feira.

Os principais benefícios de participar de eventos e feiras educacionais

São muitas as vantagens da sua instituição de ensino participar de feiras e eventos voltados para o mercado educacional. Confira as principais:

Divulgar sua instituição

Com o mercado educacional em constante crescimento, é essencial possuir uma marca conhecida pelo público-alvo. Com participações em eventos, sua instituição pode ter um stand promocional, onde estarão disponibilizados materiais sobre a faculdade e seus cursos. Além disso, é preciso ter ações dinâmicas que atraiam o público e apresentem a IES. 

Posicionar a sua marca

Não basta ter a instituição conhecida. O seu nome precisa estar consolidado no mercado. Participando dessas feiras, a faculdade marca a sua presença e adquire a possibilidade de demonstrar toda a qualidade de seu ensino. Além disso, seu nome estará associado ao evento, o que garante maior reconhecimento. .Se sua instituiçaõ de ensino não for tão grande, basta estratégias eficientes. Para entender melhor, indico a leitura do artigo “10 dicas para pequenas universidades ganharem destaque no mercado”.

Criar Mailing

Como abordamos neste artigo sobre e-mail marketing, a melhor forma de obter uma lista de e-mails é de forma espontânea – quando a própria pessoa fornece seu endereço eletrônico. É possível  usar a abordagem no seu stand do evento, e até mesmo pela pesquisa citada no item anterior, para obter os e-mails dos visitantes.

Produção de conteúdo

Durante toda a realização do evento, você pode aproveitar para fotografar, filmar, entrevistar e adquirir materiais para produção de conteúdo próprio. As fotos e vídeos da feira, principalmente os produzidos com os visitantes de seu stand podem ser disponibilizados no site e redes sociais da instituição. Tais conteúdos também podem ser enviados por e-mail marketing.

Gerar leads

Com a criação de mailing, produção de conteúdo para a internet e divulgação da marca, você irá atrair muitos leads para o site de sua instituição de ensino. Para saber mais sobre a importância disso, leia o artigo que disponibilizamos sobre o que é e como gerar leads.

Networking

Parcerias e contatos profissionais são essenciais para que uma instituição seja mais competitiva no mercado. Em uma feira, você tem a possibilidade de criar relações com o público alvo e potenciais alunos. Também é possível se relacionar com outras instituições e profissionais ligados ao mercado educacional.

Conhecer as tendências do mercado

Como todo o mercado educacional estará envolvido na feira, as principais tendências e oportunidades de negócios estarão à mostra. O evento não serve apenas para divulgar o que sua instituição já faz, mas também para a troca de informações. Não fique apenas no seu stand, pois ele é apenas um dos espaços que vai ajudar você a captar alunos e fazer networking em feiras.

Analisar seus concorrentes

Para sair na frente de seus concorrentes, você precisa estudá-los. Conhecê-los muito bem é uma etapa bastante importante para o marketing estratégico. Até apontamos a análise da concorrência como um dos principais indicadores que devem ser acompanhados diariamente pelo gestor. Em uma feira educacional, você terá a oportunidade de coletar informações importantes sobre quem disputa alunos com você.

Escolha as feiras que fazem mais sentido para a sua instiuição de ensino e utilize de forma estratégica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sergio Fiuza por Sergio Fiuza