0
(0)

Conheça as melhores estratégias para captação de alunos neste momento

O período entre dezembro e janeiro é um dos mais importantes para fortalecer a captação de alunos. No mercado educacional, esta é uma fase de alta sazonalidade, ou seja, de grande demanda por matrículas.

Nesse sentido, os gestores precisam estar preparados com estratégias assertivas e oportunas. Afinal, este é o momento em que as pessoas estão decidindo por uma instituição de ensino. Logo, é a melhor fase de oportunidade para captar alunos. 

Apesar disso, a captação de alunos nas férias não deve ser focada apenas em atrair novos estudantes. O final de um ciclo letivo também é fundamental para reter alunos. Sendo assim, conheça agora as melhores estratégias e razões para não parar a captação nas férias. 

Assista agora nossa webinar complementar sobre este assunto: Captação de alunos – O que não fazer na estratégia de marketing

Marketing sazonal e a captação de alunos no fim de ano 

O marketing sazonal  tem o objetivo de transformar as datas sazonais do ano em oportunidades. Nesse sentido, o período entre o final e o começo do ano é essencial tanto para executar estratégias, quanto para planejar o próximo ano.

Para as instituições de ensino, este é um momento decisivo na jornada do aluno. Afinal, é o período em que ele vai definir sua escolha a partir de alguns fatores:

  • Credibilidade da marca;
  • Diferenciais competitivos;
  • Valor das mensalidades;
  • Flexibilidade na dinâmica de pagamento (descontos, parcerias, possibilidade de financiamentos etc);
  • Atendimento ao aluno, entre outros.

captacao de alunos nas férias. Na imagem esão dois alunos estudando.

Dessa forma, mais do que destacar -se na “guerra dos preços”, é necessário oferecer soluções e aplicar uma estratégia que convença e comunique o valor que a IES entrega ao aluno. Ou seja, é preciso responder de forma assertiva o que ele demanda. Diante disso, conheça as três frentes de atuação que os gestores precisam potencializar neste período de captação.

 

  • Planejamento das estratégias de marketing de captação de alunos

 

As estratégias de marketing para captação devem estar atreladas ao planejamento geral deste período. Sendo assim, é preciso analisar seu perfil de aluno e quais as características da sazonalidade do fim do ano. 

Veja alguns pontos importantes para considerar nas campanhas de captação:

  • Estratégias de Inbound Marketing (afinal, grande parte do volume de pesquisa sobre uma instituição de ensino vem da internet. Seu marketing precisa ser assertivo por lá também);
  • Ações integradas de relacionamento no marketing offline (divulgação em eventos, brindes, campanhas de fidelização de alunos etc);
  • Comunicação estratégica dos preços (tão importante quanto saber precificar de forma estratégica é saber como comunicar os preços durante uma campanha de captação ou matrículas).

Em suma, para garantir bons resultados é necessário definir cronogramas, avaliar indicadores de performance, comparar desempenhos e estabelecer metas. Nesse sentido, os gestores devem organizar uma ação integrada e definir processos de trabalho específicos para cada equipe.

 

  • Definição de processos de vendas 

 

Entre o fim e o começo do ano, a campanha de captação da sua IES pode ter diferentes tipos de metas. Sendo assim, é fundamental definir claramente um processo de vendas e seus objetivos. 

Conheça as características de um processo de vendas para a captação de alunos:

  • Ensinável: para ser efetivo, um processo de vendas precisa ser adotado por todos da equipe de captação de alunos. Por isso, deve ser facilmente compreendido e ensinável, inclusive nos treinamentos;
  • Escalável: não adianta elaborar um processo de vendas que não suporte um crescimento da demanda. Se o objetivo é aumentar o número de matrículas, então os procedimentos precisam funcionar também com uma quantidade maior de alunos;
  • Mensurável: a única forma de saber se o processo de vendas está sendo efetivo ou se precisa ser readaptado é através do acompanhamento dos indicadores de captação. Em suma, tais indicadores devem ser claros para a análise dos resultados;
  • Previsível: para que um processo funcione, ele precisa ter metas claras e objetivas. Através do acompanhamento, o gestor consegue prever a quantidade ideal e possível de alunos captados através dos procedimentos adotados.

 

  • Gestão de dados para embasar, acompanhar e medir o desempenho da captação

 

Na fase de decisão da jornada do aluno, não há mais chances para erros no atendimento ou falhas de comunicação. A captação no período sazonal precisa ser assertiva e proporcionar uma experiência positiva ao aluno.

Assim sendo, sua instituição de ensino precisa trabalhar a partir de dados sobre os estudantes ou candidatos. Entender o perfil do aluno e o que ele demanda naquele momento é essencial para traçar estratégias que se comuniquem com ele. 

Em síntese, use os dados como base de informação para estruturar as campanhas de captação e fortalecer o atendimento, tornando-o mais personalizado. 

  • Se há demanda, há captação de alunos

O final do ano é uma oportunidade que deve ser bem aproveitada pelas instituições de ensino. É neste período que muitos estudantes entram na fase de decisão por um curso e o local onde cursá-lo. Então, não perca tempo!

Esteja disponível quando, muitas vezes, o seu concorrente não está. Ter ofertas no ar em marketplaces, como o Quero Bolsa, é uma excelente estratégia no momento do fim do ano. Sua instituição pode até estar em recesso e paralisar suas atividades neste período, mas a internet e os marketplaces não param nunca. Não perca a oportunidade de ser uma opção para o seu aluno.

Em síntese, além de fortalecer a dupla do marketing e atendimento, os gestores educacionais devem usar esta época para planejar o próximo ano. Então, preparado para captar mais e melhor neste período? 

Se quiser ter acesso a conteúdos sobre mercado e gestão educacional, não deixe de assinar nossa newsletter no banner abaixo e receber todas as novidades do blog

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro