A Quero Educação é uma edtech data driven, ou seja, orientada por dados. Reunimos aqui alguns dados de mercado para auxiliarem o seu planejamento 2023.1.

Recebemos mais de 150 milhões de acessos ao ano em nossos sites e transformamos em diversas análises, para entender a dinâmica do mercado de educação e identificar quais oportunidades podem ser melhor aproveitadas, seja por nós, seja por nossos parceiros. Afinal, mais do que dados, cada um desses acessos é uma história de busca por educação.

E esse histórico de sonhos representa quase ⅓ da população brasileira.

Cursos mais buscados

Uma das análises que tradicionalmente compartilhamos é a evolução dos cursos mais buscados de cada semestre.

Esse ranking é uma boa forma de nossos parceiros ficarem atentos às tendências de buscas de cursos de graduação no mercado de educação do Brasil.

Além disso, dividimos o ranking por modalidade.

Assim, possíveis discrepâncias, como cursos que só existem em uma das modalidades, não são prejudicados em uma análise geral e não influenciam na correta visualização dos dados.

 

Cursos mais buscados no presencial para ajudar no planejamento 2023.1

Dentre os cursos presenciais, o curso de Enfermagem tem liderado o nosso ranking desde o semestre de 2020.2, com um market share de 11,67%.

Isso difere de outros rankings de cursos mais buscados, que costumam mostrar a liderança do curso de Direito, que, aqui, ocupa a segunda posição.

Mas, como visto acima, essa é uma tendência, com vários cursos da área de Saúde e Bem-estar Social entre os dez primeiros colocados. Afinal, essa área OCDE tem um market share de 39,02%.

 

Cursos mais buscados no semipresencial para ajudar no planejamento 2023.1

No ranking semipresencial, o curso de Enfermagem lidera, com um market share de 10,82%.

Vale dizer que os cursos de Direito e Psicologia estariam na segunda e quinta posições, respectivamente, caso estivessem regulamentados para a modalidade.

Isso é um indício de que não apenas as IES, mas também os alunos gostariam desses cursos nessa opção.

Vale dizer que os cursos de Direito e Psicologia estariam na segunda e quinta posições, respectivamente, caso estivessem regulamentados para a modalidade.

Além disso, no comparativo entre os semestres de 2022.2 e 2021.2, houve aumento de 37,60% em visitas e 95,79% em vendas em cursos de graduação semipresenciais.

 

Cursos mais buscados no EaD para ajudar no planejamento 2023.1

No ensino a distância, notamos um ranking um pouco mais diverso do que nas outras modalidades.

Chama a atenção o curso de Pedagogia, que superou o curso de Administração, que liderava desde o semestre de 2020.2. O seu market share foi de 7,93%.

Nesta modalidade, a área OCDE com maior market share de buscas é a de Ciências Sociais, Negócios e Direito, com 37,13%.

 

Sazonalidade para o planejamento 2023.1

Outro dado que pode trazer inúmeras oportunidades aos nossos parceiros é a sazonalidade.

Existem diversas oportunidades escondidas durante os meses, ainda mais quando analisamos o comportamento da demanda em cada uma das modalidades.

Sazonalidade para o planejamento 2023.1

Um exemplo é o pico sazonal ocorrido no final de novembro e início de dezembro na modalidade semipresencial. Se aproveitando de uma data que ganha importância para o varejo brasileiro, a Black Friday, o semipresencial destacou-se na captação de alunos.

Como impulsionar o planejamento 2023.1 da sua IES?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o responsável pela sua conta. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as melhores oportunidades para a sua IES.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre esse e os outros benefícios de ser um parceiro da Quero.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.