O Penem é uma solução para as Instituições de Ensino Superior (IES) que querem ampliar o escopo dos processos seletivos tradicionais.

Diferente das provas tradicionais, como o Enem e os Vestibulares das próprias IES, ele é aplicado durante o ano todo de forma on-line.

Quer conhecer um pouco mais deste processo seletivo? Continue a leitura deste artigo!

Sumário

  • O que é o Penem?
  • Benefícios para os alunos
  • Benefícios para as Instituições de Ensino
  • Penem x Enem

O que é o Penem?

Penem significa Prova Estudantil Nacional do Ensino Médio.

Ele é um processo seletivo alternativo aos vestibulares tradicionais das universidades privadas e, também, ao próprio Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Ele foi criado em 2020 pela Quero Educação em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), inspirado no modelo de ingresso adotado por IES norte-americanas, em que os processos seletivos são organizados e aplicados por empresas privadas.

O Penem é composto de uma prova objetiva com 40 questões, 20 de matemática e 20 de língua portuguesa, e uma redação. A exemplo do Enem, ambas as avaliações são pontuadas até 1000, e a partir daí é feita a média simples para determinar a nota final do aluno.

Além disso, o Penem conta com vários diferenciais:

  • Prova realizada de forma totalmente on-line;
  • Perguntas e temas aleatórios;
  • Corrigida por professores;
  • Resultados disponíveis em 5 dias úteis;
  • Dispositivos de segurança antifraude e antiplágio.

Benefícios para os alunos

Para os alunos, o funcionamento do Penem é bem simples. Basta que ele cadastre os seus dados na página do exame, escolha o melhor local e horário e dê início à prova.

Os diferenciais desse processo são vários:

  • O aluno não precisa pagar nada para realizar a prova;
  • O aluno pode realizar a prova a qualquer momento, sem sair de casa;
  • A prova não tem data limite para inscrição;
  • Atualmente, o aluno pode utilizar a sua nota em mais de 200 Instituições de Ensino Superior;
  • Depois de realizar a prova, o aluno também pode realizar a sua matrícula de forma totalmente on-line;
  • O aluno tem acesso a bolsas exclusivas.

Benefícios para as Instituições de Ensino Superior

Para as IES, o Penem é uma ótima forma de ampliar o número de alunos aptos a ingressarem em seus cursos.

A adoção do Penem não tem qualquer custo para a IES. Como exigência, apenas a participação no nosso processo de Admissão, que facilita e agiliza o processo de matrícula como um todo.

Assim, todo o funil, desde o processo de seleção, inscrição em um curso e matrícula (envio de documentos, assinaturas e mais) é realizado em nossa plataforma, de forma on-line, diminuindo possíveis perdas de alunos.

Além disso, existem vários benefícios:

  • Captação sem custos;
  • Captação aberta em diferentes períodos do ano;
  • Definição da nota de corte ideal para cada curso;
  • Possibilidade de oferecer bolsas exclusivas para os melhores alunos.

Penem x Enem x Vestibulares próprios

O Enem é o exame mais realizado pelos estudantes brasileiro. Em 2022, os números preliminares indicam que 3.396.632 estudantes se inscreveram. Destes, 65.066 farão a versão digital.

Se confirmados estes números, mostram uma tímida melhoria em relação a 2021, ano em que Enem teve sua menor adesão desde 2005, com 3.109.800 inscritos.

Como a prova mais popular do país, muitas IES esperam que o Enem auxilie em seu processo de captação.

Porém, nos últimos anos, com a queda acentuada nas inscrições para o Enem, as IES se viram obrigadas a buscar soluções alternativas. Neste caso, os vestibulares próprios ainda são uma a forma mais usadas. Mas organizar um processo seletivo exige uma estrutura que traz muitos custos para a IES.

Por isso, o Penem surge como a solução complementar ideal para que as IES consigam captar.

Como diz o André Narciso, CEO da Quero Educação, com o Penem “a ideia é que as universidades privadas possam focar no ensino, reduzindo a estrutura necessária para a seleção dos seus alunos. O que deve gerar redução de custos e agilidade nas matrículas.”

Outra questão que pode ser resolvida pelo Penem é a sazonalidade. Com ele, as IES poderão captar novos alunos durante o ano todo, para preencher vagas que ficaram ociosas.

Na verdade, quanto mais opções sérias de processos seletivos, mais candidatos aptos para o ingresso a IES terá à disposição.

Assim, uma mesma IES pode contar com todos esses processos seletivos em suas captações de alunos, pois são complementares.

Como usar o Penem na sua Instituição de Ensino?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Gerente de Contas. Ele está apto a te auxiliar nos próximos passos para utilizar o Penem como processo seletivo.

Mas, se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero Educação.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.