O Penem é uma solução para as Instituições de Ensino Superior (IES) que querem ampliar o escopo dos processos seletivos tradicionais.
Diferente das provas tradicionais, como o Enem e os Vestibulares das próprias IES, ele é aplicado durante o ano todo de forma on-line.
Quer conhecer um pouco mais deste processo seletivo? Continue a leitura deste artigo!
Sumário
- O que é o Penem?
- Benefícios para os alunos
- Benefícios para as Instituições de Ensino
- Penem x Enem
O que é o Penem?
Penem significa Prova Estudantil Nacional do Ensino Médio.
Ele é um processo seletivo alternativo aos vestibulares tradicionais das universidades privadas e, também, ao próprio Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Ele foi criado em 2020 pela Quero Educação em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), inspirado no modelo de ingresso adotado por IES norte-americanas, em que os processos seletivos são organizados e aplicados por empresas privadas.
O Penem é composto de uma prova objetiva com 40 questões, 20 de matemática e 20 de língua portuguesa, e uma redação. A exemplo do Enem, ambas as avaliações são pontuadas até 1000, e a partir daí é feita a média simples para determinar a nota final do aluno.
Além disso, o Penem conta com vários diferenciais:
- Prova realizada de forma totalmente on-line;
- Perguntas e temas aleatórios;
- Corrigida por professores;
- Resultados disponíveis em 5 dias úteis;
- Dispositivos de segurança antifraude e antiplágio.
Benefícios para os alunos
Para os alunos, o funcionamento do Penem é bem simples. Basta que ele cadastre os seus dados na página do exame, escolha o melhor local e horário e dê início à prova.
Os diferenciais desse processo são vários:
- O aluno não precisa pagar nada para realizar a prova;
- O aluno pode realizar a prova a qualquer momento, sem sair de casa;
- A prova não tem data limite para inscrição;
- Atualmente, o aluno pode utilizar a sua nota em mais de 200 Instituições de Ensino Superior;
- Depois de realizar a prova, o aluno também pode realizar a sua matrícula de forma totalmente on-line;
- O aluno tem acesso a bolsas exclusivas.
Benefícios para as Instituições de Ensino Superior
Para as IES, o Penem é uma ótima forma de ampliar o número de alunos aptos a ingressarem em seus cursos.
A adoção do Penem não tem qualquer custo para a IES. Como exigência, apenas a participação no nosso processo de Admissão, que facilita e agiliza o processo de matrícula como um todo.
Assim, todo o funil, desde o processo de seleção, inscrição em um curso e matrícula (envio de documentos, assinaturas e mais) é realizado em nossa plataforma, de forma on-line, diminuindo possíveis perdas de alunos.
Além disso, existem vários benefícios:
- Captação sem custos;
- Captação aberta em diferentes períodos do ano;
- Definição da nota de corte ideal para cada curso;
- Possibilidade de oferecer bolsas exclusivas para os melhores alunos.
Penem x Enem x Vestibulares próprios
O Enem é o exame mais realizado pelos estudantes brasileiro. Em 2022, os números preliminares indicam que 3.396.632 estudantes se inscreveram. Destes, 65.066 farão a versão digital.
Se confirmados estes números, mostram uma tímida melhoria em relação a 2021, ano em que Enem teve sua menor adesão desde 2005, com 3.109.800 inscritos.
Como a prova mais popular do país, muitas IES esperam que o Enem auxilie em seu processo de captação.
Porém, nos últimos anos, com a queda acentuada nas inscrições para o Enem, as IES se viram obrigadas a buscar soluções alternativas. Neste caso, os vestibulares próprios ainda são uma a forma mais usadas. Mas organizar um processo seletivo exige uma estrutura que traz muitos custos para a IES.
Por isso, o Penem surge como a solução complementar ideal para que as IES consigam captar.
Como diz o André Narciso, CEO da Quero Educação, com o Penem “a ideia é que as universidades privadas possam focar no ensino, reduzindo a estrutura necessária para a seleção dos seus alunos. O que deve gerar redução de custos e agilidade nas matrículas.”
Outra questão que pode ser resolvida pelo Penem é a sazonalidade. Com ele, as IES poderão captar novos alunos durante o ano todo, para preencher vagas que ficaram ociosas.
Na verdade, quanto mais opções sérias de processos seletivos, mais candidatos aptos para o ingresso a IES terá à disposição.
Assim, uma mesma IES pode contar com todos esses processos seletivos em suas captações de alunos, pois são complementares.
Como usar o Penem na sua Instituição de Ensino?
Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Gerente de Contas. Ele está apto a te auxiliar nos próximos passos para utilizar o Penem como processo seletivo.
Mas, se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero Educação.