Aprenda o que é marketplace de educação e como a plataforma tem descomplicado os negócios de pequenas e grandes empresas, desde sua popularização no Brasil, em 2012

Antes de falarmos de marketplace educação, vamos apresentar o conceito geral de marketplace online. Você vai ver que não apenas se trata de um modelo de negócio descomplicado, como também vantajoso.

O marketplace é uma plataforma colaborativa que facilita comprar de várias lojas ou prestadores de serviços diferentes em um único lugar.

O operador do marketplace não precisa, necessariamente, ter um catálogo próprio de produtos. Sua função é apresentar os itens de outras marcas a um consumidor, simplificando compra e venda.

A diferença entre marketplace e e-commerce reside no fato de que este último não comporta o modelo de vários fornecedores, efetuando transações uns com os outros numa mesma plataforma.

Na plataforma colaborativa, o consumidor encomenda o produto disponível de qualquer loja vinculada e faz o pagamento online. A transação é processada pelo operador do marketplace, que repassa ao lojista a porcentagem do total das vendas.

Como o operador só faz a ponte entre a marca e o cliente, é a empresa ou prestador de serviço que fica a cargo de armazenar e entregar o produto.

Sem dúvida,  o lançamento da Amazon Brasil, tem transformado a maneira de vender, alugar, trocar e negociar.

Somente aqui, há uma lista de marketplaces bem-sucedidos de vários nichos.

Exemplo bastante popular de marketplace é o Mercado Livre, que vende de tudo para os consumidores. Em educação, temos a Udemy, e-learning para profissionais estudarem os cursos oferecidos ou disponibilizarem cursos para outros usuários, além, é claro, do Quero Bolsa, da empresa Quero Educação, que é um marketplace de bolsas e instituições de ensino superior, técnico e idiomas.

mãos femininas seguram celular e cartão de visitas. Ao lado, está um mini carrinho de compras com compras. A imagem faz referência a uma compra feita em um marketplace online pelo celular.

Todavia, existem muitos outros tipos, como veremos a seguir.

Quais são as categorias de marketplace?

Gente

Plataforma baseada em pessoas. Elas se conectam com especialistas das áreas de seu interesse. Exemplo: Trampos.co e VidaClass.

Produtos

Plataforma baseada em produtos, onde as pessoas anunciam e compram. Exemplo: Amazon, IFood e Estante Virtual.

Lugares

Plataforma baseada em compra, aluguel ou troca de propriedades. Exemplo: Airbnb, Proprietáriodireto, Alugue Temporada, QuintoAndar.

Projetos

Plataforma baseada em projetos, onde as pessoas colaboram e dividem. Exemplo: Use Container, LinkedIn, MeetUp.

Educação

Marketplace de educação onde as pessoas compram material escolar, negociam bolsas de estudo, fazem cursos online ou encontram tutores. Exemplo: Coursera, Take Lessons, Melhor Escola, Quero Bolsa.

Híbrido

Plataforma na qual mistura-se diversas categorias de marketplace. Exemplo: Submarino, OLX, Ebay.

Homem jovem segura o celular próximo ao ouvido e trabalha em um café com um notebook na mesa.

Quais as vantagens do marketplace de educação?

Em primeiro lugar, está a opção de as pessoas escolherem o que quiserem e efetuarem qualquer transação online. Há preços acessíveis, devido à grande variedade de itens, e os consumidores compram de marcas diferentes, pagando numa única transação.

Além disso, o fato de não haver intermediários traz economia tanto para o comprador quanto para o vendedor. Ademais, o marketplace não requer a infraestrutura e a logística de uma loja física.

Para o pequeno empresário, a plataforma representa a oportunidade de ganhar visibilidade e captar novos clientes, estando ao lado de marcas maiores. Imagine disponibilizar bolsas de estudo ou cursos online num marketplace educação com enorme visibilidade e com milhares de acessos como o Quero Bolsa ou o Udacity.

Dessa forma, os marketplaces proporcionam uma outra vitrine para seus produtos e, no caso dos marketplaces de bolsas de estudos, é possível fortalecer e otimizar os resultados de captação sem mais esforços e investimentos em marketing para a instituição.

Neste caso, investe-se menos em divulgação e estratégias de marketing. Ademais, esse tipo de negócio online permite que o negociante analise as métricas a fim de identificar problemas, perfil dos compradores, etc. A partir dessa identificação, é possível efetuar mudanças ou incrementar a prática de vendas.

Evidentemente, há também vantagens para o operador do marketplace. Uma vez que ele recebe comissão por cada venda concluída, a receita aumenta. Obviamente, o operador terá responsabilidades como encontrar hospedagem segura para a plataforma, suporte técnico e SEO amigável, entre outras.

Como entrar num marketplace educação?

Para se juntar a uma dessas plataformas de marketplace educação, você precisa estar por dentro de como a ferramenta funciona para saber como lucrar com a oferta de produtos e serviços. Aqui vão algumas dicas fundamentais:

1- Aprenda sobre o mercado digital

Observar os diferentes perfis de empresas do segmento de educação, assim como seus respectivos consumidores, é crucial para entender como é a dinâmica desse mercado.

2- Escolha o nicho de mercado

Escolha a plataforma de acordo com o que você oferece. Exemplo: sua marca oferece bolsas de estudo? Materiais didáticos? Cursos online? Cursos de idiomas? Equipamentos eletrônicos para instituições de ensino?

Entretanto, isso não significa que você não possa incluir seu negócio num marketplace híbrido, por exemplo.

3- Tenha em mãos um planejamento estratégico

Qual é o perfil do seus clientes? Como atrair as pessoas para o seu produto? Você está disposto a pagar um valor maior de comissão por mais divulgação? Para responder a tudo isso, faça um planejamento estratégico;

4-  Entenda a burocracia e os meios de pagamento

O operador pode te auxiliar a entender políticas e termos, trâmites burocráticos, regras de uso e funcionamento das transações. Também sobre suas responsabilidades como parceiro.

5- Informe-se sobre como vender no marketplace educação

Como parceiro da plataforma colaborativa, você será responsável por escolher preços, entregar o material, atender ao cliente e manter um estoque, se for o caso.

Uma vez que você avaliou todos os aspectos da questão, pode dar início a esses três passos para entrar no marketplace educação:

  • Entre em contato com a equipe de prospecção da plataforma. Geralmente, o e-mail ou telefone de contato fica disponível no site. Pergunte sobre trâmites burocráticos e certifique-se de que compreendeu como funciona a comissão, taxa de adesão e mensalidades (se houver).  
  • Aguarde enquanto a equipe responsável por integrar novos parceiros analisa seu negócio, com base nas informações que você repassou;
  • Se aprovada, sua marca poderá disponibilizar seus produtos na plataforma. Logística, emissão de nota fiscal e atendimento ao cliente ficam por sua conta.

Dois jovens olham para um notebook e comemoram, parecendo que fizeram uma compra desejada em um marketplace e estão felizes

Conclusão

Como dissemos, o marketplace é uma oportunidade de captar novos clientes, aumentar o faturamento e reduzir os custos com publicidade. No entanto, como em todo negócio, é preciso conhecer bem o perfil do seu público para adaptar estratégias e vender conforme esse perfil.

Trata-se de uma atividade que requer constante análise do mercado, definição de preços e dos produtos que você vai dispor naquela grande vitrine. Caso queira se aprofundar no assunto, baixe o e-book da Quero Educação sobre oportunidades e desafios da captação no marketplace educação.

Esperamos que o artigo tenha sido útil e que você acompanhe nosso blog para se atualizar sobre outros temas relevantes da educação superior.

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza