Descubra o que é e veja como funciona a aquisição de uma empresa de educação no Brasil

Também conhecido por  Mergers and Acquisitions (M&A), as Fusões e Aquisições (F&A), em português, referem-se a um processo de consolidação de empresas que permite que as empresas cresçam, alterem a natureza de seus negócios ou subam de posição competitiva. 

O F&A no mercado de educação pode ter como objetivo aumento de abrangência de marca, melhores condições de atuação,  ganho de eficiência e até mesmo a necessidade de obter uma sinergia entre as empresas, mas existe um motivo pelo qual em um momento conturbado para o mercado as aquisições continuem a ocorrer: Há a oportunidade de comprar empresas por um valor inferior ao que elas valem.

No último mês, conforme anunciamos no Radar da Educação, a Yduqs, um dos maiores players de educação no Brasil, responsável por marcas como Estácio, UniToledo e IBMEC, adquiriu o Grupo Athenas para preencher três das 17 regiões de influência prioritárias identificadas em um planejamento estratégico feito pela companhia, localizadas em regiões de maior crescimento econômico, como o Centro-Oeste e Norte do país. 

Outro acontecimento recente também chamou a atenção e reforçou que mesmo em um momento conturbado para o setor educacional, as companhias estão atentas às oportunidades. Após a Laureate, empresa americana de ensino superior dona de 11 instituições de ensino em várias regiões do Brasil, informar ao mercado o interesse em se desfazer globalmente dos seus ativos, outros dois grandes grupos, Ser Educacional e Cruzeiro do Sul, demonstraram interesse na operação brasileira da companhia. Se concretizada, a transação fará a Ser Educacional mais que dobrar de tamanho e adicionar ao seu portfólio IES como Anhembi Morumbi, FMU, UniRitter e Fadergs.

O que é levado em conta em um processo de aquisição de empresas?

Para o processo de aquisição devem ser analisados diversos fatores, por esse motivo existem empresas especializadas em fusões e aquisições. São diversas etapas, como a estruturação, que engloba a preparação e estratégia de compra, elencando critérios, parâmetros e expectativas; identificação de ativos alvos, para o qual são necessários estudos de mercado e pesquisa da cadeia envolvida no setor da economia previamente escolhido; e, caso seja confirmado o interesse, a abordagem é feita em contatos de alto nível, sem que a identidade dos compradores seja revelada.

Por serem tratadas informações sobre a atividade da empresa, há também um acordo de confidencialidade, que protege e preserva as empresas que estão trocando informações e garante o sigilo das tratativas. A negociação também envolve uma estratégia adequada para minimizar riscos e incertezas. E finalmente, há o fechamento do negócio, quando é elaborado o contrato de compra e venda, realização de due diligence e a transação financeira. 

 

Jannete Xavier
por Jannete Xavier
Jornalista e Relações Públicas na Quero Educação