Veja como as dicas deste guia podem auxiliar o gestor a utilizar ferramentas da tecnologia para reduzir a inadimplência em instituições de ensino

Certamente, reduzir ou manter controlada a inadimplência é um dos grandes desafios de uma instituição de ensino superior. Uma pesquisa do Semesp apontou que a inadimplência tem se mantido alta nas instituições do país. A porcentagem passou de 8,9% em 2017 para 9,3% em 2018 e refere-se às mensalidades com atraso superior a 90 dias. A inadimplência do setor de educação superior privada é maior do que entre as pessoas físicas. A diferença é de 8,93% contra 5,25%. 

Entre os vários motivos para atrasos e não pagamentos, está o esquecimento. Portanto, a gestão deve focar em facilitar a vida do cliente, afinal, as formas de pagamento que a sua IES utiliza também impactam o percentual de inadimplência. Quanto mais obstáculos o aluno ou responsável enfrenta ao pagar, maior é a chance de que se atrase ou se esqueça de quitar a mensalidade.

A maior parte das instituições de ensino, entretanto, oferece poucas opções para o pagamento de mensalidades e, dentre as consequências disso estão:

  • Levam a atrasos no pagamento;
  • Demandam muito tempo para receber e conciliar manualmente os valores dos cheques;
  • Podem induzir a erros manuais; 
  • Podem dar margem a pequenos furtos.

Essas desvantagens, por si só, já poderiam lhe fazer pensar em considerar investir em tecnologia para cobrar e receber mensalidades. Saiba mais neste guia contra a inadimplência.

 

Saiba mais aqui sobre como reduzir a inadimplência no ensino básico

 

Por que investir na tecnologia para reduzir a inadimplência? 

Informações unificadas

Um sistema automatizado de cobrança na IES unifica as informações cadastrais dos alunos e analisa os perfis. Isso facilita escolher a melhor condição de pagamento para o cliente e a criação de políticas para prevenir a inadimplência;

Histórico de pagamentos

Ao permitir acompanhamento dos históricos de pagamentos, a automatização do pagamento identifica se o aluno não quitou a faculdade por razões passageiras ou porque se trata de mau pagador.

Precisão

Você se sujeita a erros a cada vez que digita ou escreve à mão, ainda mais quando tem de lidar com cheques e faturas. Erros simples podem custar tempo e dinheiro até que você os conserte. Por isso, a tecnologia permite que o sistema seja configurado de modo a reconhecer facilmente inconsistências ou erros

Eficiência

Uma das premissas do uso da tecnologia é liberar os funcionários das tarefas monótonas para que sejam mais produtivos em outras tarefas importantes. Com a automatização, os profissionais podem focar nas oportunidades de melhorar o fluxo de caixa, por exemplo. 

Automatização de tarefas rotineiras

Um sistema de cobrança automatizado pode padronizar tarefas rotineiras, poupando tempo e recursos:

  • alertas de vencimento;
  • controle de atrasos e não pagamentos via relatórios diários;
  • cálculo de juros e multas;
  • cobranças automáticas após o vencimento;
  • conciliação financeira.

Sem constrangimento

A IES também evita situações constrangedoras ao ter de cobrar alunos ou responsáveis que não têm o hábito de se atrasar e que não pagaram apenas por esquecimento. Desse modo, o relacionamento com o aluno ou responsável financeiro não sofre desgaste.

Como usar a tecnologia para reduzir a inadimplência?

Há muito tempo, setores de produtos e serviços utilizam tecnologia para otimizar seus sistemas de pagamentos e cobranças. Permitir que as faturas sejam incluídas no débito automático, por exemplo, é uma forma de utilizar a tecnologia para facilitar o pagamento dos alunos. 

Instituições de ensino também podem fazer o mesmo, sobretudo porque o pagamento da faculdade não é único, mas sim recorrente. Isto é, ocorre mensalmente (em períodos pré-determinados). 

A seguir, veja como reduzir a inadimplência com tecnologia. 

Cartão de crédito

Pagar as contas com cartão de crédito tem ficado cada vez mais comum para os brasileiros. De acordo com a pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o setor de cartões de crédito cresceu 13,6% de 2017 para 2018

Comodidade, segurança, rapidez e assiduidade é o que você oferece ao estudante ao permitir o pagamento com cartão de crédito.

A ferramenta permite pagamentos recorrentes, como a mensalidade da faculdade, até que o contrato termine. Não se trata de parcelamento. O aluno fecha um contrato com a IES e autoriza o débito automático no seu cartão. Assim, a cada mês, é cobrado apenas o valor referente àquele período.

Débito automático

Ao oferecer este serviço, o aluno evita possíveis transtornos quanto ao recebimento de boletos, de cobrança ou pagamentos fora da data de vencimento. Basta que, no site da IES, o aluno preencha as informações necessárias para autorizar o débito automático. 

A IES pode disponibilizar a consulta dos boletos em sua página online, em vez de enviá-los via correio. Não há taxa de serviço e nem risco de extravio.

Quero Alunos Premium

O Quero Alunos Premium é uma plataforma que, entre outros benefícios, oferece o Quero Pago, destinado ao sistema de pagamentos e cobranças da sua IES. A ferramenta não só reduz a evasão de alunos, como também a inadimplência na instituição. Como isso é feito?

Atendimento humanizado

A equipe de atendimento, reconhecida pelo Reclame Aqui, complementa o setor de atendimento e cobrança da sua IEA. O Quero Pago realiza todo processo de pagamentos e cobranças, garantindo a melhor experiência para gestores e alunos.

Seguro Educacional

Os alunos da sua IES têm até 12 meses de seguro educacional nos casos em que o motivo da inadimplência estiver previsto por contrato. 

Painel online

O acompanhamento dos pagamentos pode ser realizado pelo sistema online. O gestor pode gerenciar tudo diretamente pelo seu painel exclusivo.

Quer entender o funcionamento dessa solução? Então clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas:

Conclusão

Assim como nos setores de produtos e serviços, os gestores das IES também precisam adotar formas de reduzir atrasos e inadimplência no pagamento das mensalidades. 

Portanto, é preciso oferecer facilidade de pagamento aos alunos – de fato, muitos atrasam suas dívidas apenas devido ao esquecimento. Essa facilidade é obtida graças à tecnologia, que permite o débito automático periódico do valor acordado da mensalidade. Assim, o cliente não tem que se preocupar  em sair de casa e nem mesmo com acessar o internet banking.

Cartão de crédito, débito automático e uma ferramenta de gestão dos pagamentos são ferramentas já vêm modificando para melhor o modo como IES e alunos se relacionam quando o assunto é pagamentos e cobranças. E o principal: reduz a taxa de inadimplência.

Se você ainda não adotou nenhuma dessas alternativas na sua IES, pense sobre o assunto.  

Gostou deste artigo? Acompanhe outros temas relevantes do mercado educacional no Blog da Quero Educação.

 

Mktvirtual
por Mktvirtual