Descubra quais os pontos fundamentais que garantem uma gestão de sucesso

 

Estar à frente de uma instituição de ensino envolve diferentes tipos de desafios. Realizar uma gestão educacional de sucesso exige processos de trabalho definidos e eficientes. Dessa forma, os resultados tornam-se a consequência do trabalho cotidiano. 

 

Pensando nisso, reunimos neste blogpost um guia de práticas e ferramentas em cinco passos. Sendo assim, prepare-se para uma leitura simples e didática. Aproveite para avaliar como anda a gestão da sua instituição. Vamos lá?

A importância da gestão gestão educacional para uma instituição

 

A gestão educacional se divide em algumas frentes de trabalho: administrativa, financeira, pedagógica e de processos. Cabe ao gestor alinhar todas essas frentes  para fortalecer a marca e gerar resultados. 

 

Nesse sentido, a gestão educacional é o “coração” da instituição de ensino. É ela a responsável por alinhar todas as equipes e manter os alunos satisfeitos. Além disso, a gestão é responsável por analisar contextos e traçar metas. 

 

E então, quais são os cinco passos para uma gestão de sucesso?

 

A gestão educacional de sucesso está ligada a efetividade dos processos de outros tipos de gestão. São elas:

 

  • Gestão financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de relacionamento (atendimento);
  • Gestão de processos;
  • Gestão de comunicação.

 

Basicamente, práticas estratégicas nessas áreas garantem a excelência de uma instituição de ensino. O sucesso envolve a satisfação da sua equipe, dos alunos, o retorno financeiro e a força da marca. 

 

Agora, vamos entender como desenvolver melhor cada um desses pontos.

1)Gestão financeira na instituição de ensino

Se a gestão educacional é o “coração’’ da sua instituição, a gestão financeira representa as pernas. Afinal, são as finanças que sustentam sua IE e a fazem caminhar para a frente. 

 

Para manter uma gestão financeira eficiente, trabalhe os seguintes pontos:

 

  • Organização: mantenha o fluxo de caixa organizado e registre todos os prazos, valores e recursos da instituição. A organização é um valor que precisa ser parte da cultura da empresa. As práticas de rotina do setor financeiro precisam ser organizadas; 

 

  • Clareza nas metas e tarefas: seja claro e faça metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, certifique-se de que está sendo compreendido ao liderar e delegar tarefas;

 

 

  • Precificação: precificação é estratégia. Considere suas metas, o mercado, a concorrência, o cenário econômico e o perfil do aluno. Seja analítico com os preços; 

 

 

  • Mantenha a inadimplência sob controle: encare a questão e busque soluções. Conte com a ajuda das estratégias e ferramentas da inteligência educacional para isso.

 

2)Gestão de pessoas: o desafio de ser um líder

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da instituição. Afinal, equipe satisfeita produz mais e melhor. A responsabilidade do gestor é inspirar, motivar, mediar e até solucionar conflitos. Conheça três habilidades essenciais para  isso:

 

 

  • Empatia: colocar-se no lugar do outro. Conheça e entenda as dores da sua equipe e saiba ouvir com atenção;

 

 

 

  • Comunicação eficaz: comunique-se com clareza e estimule isso como prática de trabalho. Promova a autonomia para a equipe sugerir ideias e soluções. Faça feedbacks individuais, coletivos e autoavaliações frequentes;

 

 

 

  • Trabalho em equipe: o sucesso da gestão educacional é fruto do trabalho em equipe. Sendo assim, você precisa conhecê-la bem até para saber recrutar colaboradores.  Escolher e gerenciar pessoas é um dos maiores desafios da gestão.

 

 

3) Gestão de relacionamento: como é o atendimeto da sua IE?

A gestão de relacionamento é o seu atendimento ao aluno. Conheça o perfil do seu aluno e proporcione a melhor experiência para ele. Otimize os processos de atendimento, busque ferramentas e treine sua equipe.

 

O atendimento é um diferencial competitivo da sua instituição. Assim sendo, faça avaliações constantes e ouça o feedback dos estudantes.

4)Gestão de processos na instituição de ensino

A gestão de processos é o que sustenta o projeto educacional da instituição. Essa é a área que organiza e registra os procedimentos de trabalho. Além disso, ela visa oferecer ferramentas que melhorem o desempenho de sua equipe.

 

Conheça três pilares essenciais da gestão de processos eficiente: 

 

  • CRM (Customer Relationship Management): é a gestão de relacionamento com o cliente. Tanto os processos internos quanto externos precisam visar a experiência do aluno. Sendo assim, o CRM deve dialogar principalmente com o marketing e o atendimento;

 

 

  • Sistemas de CRM: para organizar as estratégias, você precisa optar por softwares assertivos e dinâmicos. Os sistemas de CRM otimizam tempo e trabalho. Além disso, é uma ferramenta precisa para: planejar campanhas, segmentar perfis, mensurar resultados e melhorar a captação;

 

 

 

  • Inteligência educacional: visa desenvolver ou adaptar métodos, tecnologias e ferramentas para sua IE. É a base para trabalhar dados de acordo com a sua realidade e ter resultados precisos. 

 

 

5)Gestão de comunicação

Nos últimos anos a tecnologia e a globalização revolucionaram as formas de comunicar. Apesar disso, antes da inovação é fundamental que sua comunicação seja funcional.

 

O gestor deve manter um olhar atento e atualizado para a comunicação. Fortaleça sua comunicação sob três frentes: internamente, com seu aluno e em suas campanhas de marketing. 

 

A gestão de comunicação está associada à gestão de pessoas. Sendo assim, escolha bem o que e como comunicar. Entenda algumas prioridades da gestão de comunicação:

 

  • Empatia;
  • Liderança;
  • Dinamismo e otimização nos procedimentos;
  • Ferramentas tecnológicas facilitadoras;
  • Planejamento e estratégias de marketing.

 

Conclusão

A gestão educacional é um conjunto de práticas estratégicas que fazem a IE funcionar e crescer. Nesse sentido, um gestor que traz resultados é um gestor que planeja, implementa e sabe liderar. 

 

Na gestão educacional, alguns pilares são essenciais para que isso aconteça. São eles: gestão financeira; gestão de pessoas; gestão de relacionamento (atendimento); gestão de processos e gestão de comunicação. Além disso,  para IE do ensino básico, existem alguns outros pontos que precisam de atenção. Se quiser saber mais, leia aqui.

 

Trabalhar estas expertises de maneira integrada possibilita o alinhamento de sua equipe. Afinal, um gestor concentra responsabilidades, mas não trabalha sozinho. 

 

Se você busca excelência para competir no mercado educacional, invista na gestão. Dessa forma, a eficiência da gestão pode ser um diferencial da sua IE no mercado. 

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.