Ampliar a presença na internet de forma planejada pode ser o segredo do sucesso para sua próxima captação de alunos.

Durante estes difíceis meses de 2020, boa parte do planeta experimentou o isolamento social e, com isso, consolidou novas formas de comunicação pela internet. O mundo teve que se adaptar – e de forma rápida. A internet provou ser uma ferramenta magnífica e promoveu novas conexões e possibilidades de serviços, sendo definitivamente aplicada para o trabalho, diversão e principalmente para a continuidade dos estudos.

Diante da velocidade de toda essa transformação, os gestores do Ensino Superior precisam estar atentos às novas oportunidades que o marketing digital oferece para captação de um público que agora está ainda mais conectado. Mas para que uma estratégia de captação seja eficiente, ela precisa estar muito bem planejada.

A concorrência no mercado educacional está cada vez maior e exigindo uma jornada de compra do aluno mais completa. Com isso, sai na frente quem consegue atrair e convencer o aluno, não apenas oferecendo valores mais baixos, como antigamente, mas por agregar valor ao serviço oferecido, mostrando como a sua IES é a melhor escolha para conquistar o tão sonhado diploma universitário.

 

Quais seriam então as estratégias bem definidas e planejadas para captação? 

Se engana quem pensa que a captação de alunos pela internet é válida somente para atrair público para a modalidade de Ensino à Distância. Diferentes faculdades que já aplicaram uma estratégia para captação online eficiente viram seus resultados crescerem em até 500%, tanto no ensino superior presencial quanto no EaD.

Esses números não são uma exceção, mas também não são frutos de um milagre. Todos contam com algo em comum: estratégias bem definidas e planejadas. A aplicação de um plano de marketing digital de uma IES deve ser feita em etapas e agregar às ferramentas tecnológicas a experiência e o conhecimento já consolidados sobre quais espaços devem ser preenchidos e quais oportunidades precisam ser alcançadas por esta nova via de captação de alunos.

 

Por onde começar uma estratégia de marketing digital?

Até pouco tempo, os alunos conheciam uma faculdade por meio de panfletos, outdoors, indicações, ações presenciais em escolas ou propaganda na TV. Todas essas formas de encontrar o seu aluno continuam muito válidas, mas é preciso ir além.

As formas de chamar a atenção dos potenciais alunos mudaram com o passar das últimas duas décadas. A tecnologia facilitou a atração e a captação de leads

Se você ainda não conhece o termo, os leads são pessoas que demonstram interesse em seu produto e deixaram disponível alguma forma de contato e informação sobre elas.

 

Como o Inbound Marketing pode ajudar na captação dos alunos

A execução do plano de marketing digital é importante para realizar a captura de público da forma correta e conduzi-lo até a matrícula. Para isso, é necessário conhecer quais os perfis de alunos com que se quer falar e conquistar.

Entre as estratégias digitais existentes, está o inbound marketing, também chamado de marketing de atração. O inbound guia a equipe de vendas por três pilares:

  • SEO: conjunto de técnicas para otimização de páginas e textos para melhores posicionamentos nas buscas
  • Marketing de Conteúdo: conteúdo de qualidade traz reputação, confiabilidade e possibilita o início de uma relação
  • Estratégia nas Redes Sociais: para segmentação de público e saber onde e como investir

Se você quer começar a pensar uma estratégia de marketing digital, as quatro perguntas a seguir podem te ajudar:

1- Quem é a persona que você está buscando?

Entre as técnicas existentes no marketing para alcançar leads está a definição da persona. Esse estudo é essencial para imaginar (e colocar no papel) as necessidades, hábitos, vontades, gostos, dúvidas e comportamentos dos seus clientes, por meio de um recorte específico dentro do público-alvo.

Esse tipo de definição facilita o processo de humanização dos conteúdo dos blogs, campanhas e comunicação nas redes sociais, permitindo que toda a produção esteja mais próxima da realidade do receptor, criando identificação com a marca e, com isso, seja mais efetiva. 

2- Você sabe onde seu aluno está?

Com uma persona bem definida, será possível posicionar-se na internet de forma eficiente. Desta forma, você utiliza energia, tempo e principalmente verba em anúncios nos locais certos. A captação de alunos deve ir além do já famoso ranqueamento no Google.

Atualmente, a presença nas redes sociais é essencial para o mercado educacional. É lá que 85% do público jovem (de 18 a 24 anos) passa o dia e tira suas dúvidas, busca recomendações e compartilha experiências.

Mas atente-se ao fato de que cada rede social possui uma linguagem própria. Não dá para fazer o mesmo post no TikTok, Facebook, Twitter e Instagram e esperar resultados iguais. Observar as tendências presentes em cada uma é a melhor estratégia para redirecionar o aluno para sua plataforma de conteúdo e capturá-lo para a matrícula.

3- Eu tenho o conteúdo que meu aluno precisa?

A internet permitiu que as empresas se relacionassem de forma mais próxima ao consumidor, não apenas lhe oferecendo um anúncio direto sobre seu serviço – mas criando uma relação de confiança e reconhecimento.

Um conteúdo bem desenvolvido aproxima o aluno da sua faculdade. Sabemos que o momento de decisão por um curso superior é de muita ansiedade. 

Por isso, quando um jovem encontra na IES as respostas para suas dúvidas, das mais simples às mais complexas, e também descobre outros conteúdos e encontra pontos de afinidade com a instituição, a relação entre os dois se fortalece, aumentando a chance de conclusão de sua jornada.

4- Eu tenho as ferramentas para tudo isso?

Para cada etapa do funil de vendas existe uma ferramenta que pode ajudar você a identificar os melhores caminhos e possíveis gargalos na operação da sua estratégia de marketing digital. É importante lembrar ainda que a forma como será feita a mensuração dos resultados precisa estar aplicada antes mesmo do início da operação.

Defina o quanto você deseja captar

Conclusão

Você deve ter percebido que este é um trabalho complexo, mas que não pode ser deixado para trás por nenhuma instituição de ensino que busca se reinventar nesse mundo ainda mais digital. 

A Quero oferece diferentes soluções para as necessidades da sua IES e pode ajudar a construir uma estratégia digital poderosa, com foco na ampliação dos seus resultados. Venha conhecer nossos serviços e conversar com um especialista.

Flávio Rabelo
por Flávio Rabelo