Comemorado anualmente em 28 de abril, o Dia Mundial da Educação é considerado um marco importante da educação mundial e instituiu metas de melhorias e democratização do acesso à educação para serem cumpridas até 2030. Por isso, neste artigo, eu quero contar um pouquinho do que a Quero Educação tem feito para tornar a educação mais acessível a todos os brasileiros e brasileiras.

 

Dia Mundial da Educação
O que a Quero Educação tem feito para tornar a Educação mais acessível? 

 

Quando foi instituído o Dia Mundial da Educação?

A data foi instituída há 22 anos, durante o Fórum Mundial da Educação da UNESCO realizado na cidade de Dakar, no Senegal. Esta conferência é considerada um marco simbólico para a educação mundial. Durante o evento, líderes de 164 países firmaram compromissos de melhorias na qualidade, equidade e acesso à educação.

Em 2015, 15 anos depois da primeira conferência, a UNESCO estabeleceu novos objetivos para o desenvolvimento educacional mundial, a serem cumpridos até 2030.

Conhecida como Declaração de Incheon, este documento está estritamente ligado ao 4º item dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, que fala em “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Neste documento, foram elencados vários pontos importantes em relação ao desenvolvimento da educação mundial, tais como:

  • Comprometer-se com a inclusão e equidade na e por meio da educação;
  • Garantir educação de qualidade e bons resultados de aprendizagem;
  • Dar importância à equidade de gênero;
  • Promover oportunidades de educação ao longo da vida;
  • Entre outros.

 

Como a Quero Educação tem ajudado a tornar a educação do Brasil mais acessível?

Em 2022, a Quero Educação atingiu duas importantes marcas: os 10 anos de uma startup, em um ambiente onde mais de 50% dos negócios chegam ao fim antes dos quatro anos de vida; e, mais importante de tudo, atingimos a marca de 1 milhão de alunos matriculados em nossas mais de 10 mil instituições de ensino parceiras. 

 

Encurtamos as distâncias na educação

Como dissemos, nesses 10 anos de vida, já conseguimos conectar mais de 1 milhão de pessoas que querem estudar com mais 10 mil instituições que querem ensinar. Chegamos a esse número atuando em todos os níveis de educação, pois sabemos da importância de cada um deles na construção de uma educação mais acessível. Acompanhamos nossos alunos ao longo de toda a sua vida acadêmica. Eles podem encontrar a qualquer momento, em nossos marketplaces, cursos em todos estes níveis de educação:

  • Ensino infantil;
  • Ensino básico;
  • Ensino médio;
  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • MBA;
  • Cursos de Idiomas;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres.

 

Produzimos conteúdos que auxiliam os estudantes em suas jornadas

Recebemos anualmente mais de 157 milhões de acessos em nossos sites. Conseguimos isso reunindo não apenas as melhores ofertas de bolsas, com variedades de preços, modalidades e turnos, mas também um conteúdo que ajuda as pessoas a tomarem as melhores decisões, como a Revista Quero e os conteúdos próprios de nossos marketplaces:

Com todas essas iniciativas, contribuímos para tornar a educação, em qualquer nível que seja, mais acessível para as pessoas. 87% dos alunos matriculados com a gente dizem que, se não fosse pelos nossos marketplaces, não encontrariam as faculdades e cursos que desejam. E 62% dizem que não estariam matriculados na mesma faculdade.

 

Entendemos o quão difícil é estudar

Sabemos que realizar o ensino superior ainda é muito custoso para grande parte da população brasileira. Em nossas pesquisas, os nossos próprios alunos nos falam disso. Os maiores obstáculos que os impediam de iniciar um curso eram:

  • 78% por motivos financeiros;
  • 43% por falta de tempo para se dedicar aos estudos;
  • 24% pela localização distante em relação à faculdade;
  • 18% pela falta de informações sobre cursos superiores.

Dos nossos alunos, mais de 74% exercem alguma atividade remunerada, e outros 21% estão em busca de um emprego. Portanto, esta é uma realidade que dificulta bastante o estudo, pois o aluno precisa dividir o seu tempo com atividades que também são essenciais à sua vida.

 

Tratamos os alunos como reis e rainhas

Muito dos nossos alunos criam um vínculo muito forte conosco, pois os auxiliamos em momento muito importante de suas vidas.

O Felipe é um desses alunos. Ex-bolsista da Quero Bolsa, ele diz que a Quero Educação o auxiliou a chegar mais longe. “Eu sempre sonhei com uma graduação, meus pais condições de pagar, sempre me incentivaram a estudar, mas nunca tiveram condição, e a bolsa de estudos da Quero foi um divisor de águas na minha vida.” Logo, a importância da educação em sua vida é tanta que,  hoje, Felipe trabalha em uma empresa de educação. 

Além disso, auxiliamos famílias a oferecerem o melhor estudo para seus filhos. Foi o caso da Maria do Carmo, mãe da Kíssia, uma aluno do Melhor Escola: “Eu já tinha esse desejo de numa escola particular, mas naquele momento eu não tinha condições de pagar uma mensalidade com valor total. O Melhor Escola me ajudou dando essa oportunidade de eu obter essa bolsa de 50%, dando essa oportunidade para a minha filha estar nessa escola que nós sonhamos juntas.” Estes são apenas alguns depoimentos que recolhemos de nossos alunos.

 

Por uma educação cada vez mais acessível

Isso está no DNA da Quero Educação. Como disse recentemente o André Narciso, nosso CEO: “a gente não sabe como vai ser a educação de amanhã, mas uma uma coisa já está acontecendo: ela está ficando cada vez mais acessível. Então isso é muito gostoso de ver, como a tecnologia consegue de fato aumentar o acesso, que, no final do dia, é a nossa missão!”

E que essa missão continue a ter sucesso pelos próximos anos. E, que em todo Dia Mundial da Educação, lembremos sempre dela. Afinal, isso é só o começo!

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.