Posicionar seus cursos em um marketplace educacional pode aumentar suas vendas e impactar positivamente na sua marca.

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • O que são as plataformas marketplace
  • Os principais benefícios para sua IES
  • Melhore seu ranqueamento nas buscas
  • Tenha acesso a dados relevantes do mercado

Desde que Steve Jobs popularizou o aparelhinho com tela sensível ao toque e conexão com internet, nada foi como antes.

A revolução causada pela convivência com smartphones e com a internet ao alcance dos dedos afetou não apenas o ambiente de tecnologia, mas também o nosso cotidiano e a forma como fazemos negócios.

Alguns anos atrás, comprar algo via internet era uma grande inovação; hoje, sites de comércio eletrônico permitem adquirir desde produtos físicos até serviços em questão de poucos cliques.

Com o desenvolvimento dos negócios digitais, surgiu o conceito de “marketplaces”, sites que se especializam em um determinado segmento de produto ou serviço e intermediam as vendas entre fornecedores diversos e consumidores finais, oferecendo segurança e confiabilidade para os clientes e facilitando o processo para os parceiros, que fornecem os produtos e/ou serviços comercializados na plataforma.

Destaque sua IES por meio dos marketplaces

Hoje esse tipo de ferramenta já está presente em diversos setores do comércio, como os sites de venda de passagens aéreas; Decolar e Expedia, de reservas de hospedagem;  Booking e Airbnb, ou bolsas de estudos, como o Quero Bolsa.

Quando se fala em educação, muitas instituições de ensino superior (IES) ficam em dúvida sobre o funcionamento dos marketplaces e se deveriam ou não fazer parceria com algum tipo de captador online.

Existem muitas vantagens nesse processo e listamos abaixo alguns motivos para que você entenda se faz sentido vincular sua IES a uma ferramenta de captação de alunos online.

Seja uma opção pra quem ainda não está te procurando

Ambientes de ecommerce têm conquistado o mercado pois o cliente final está cada vez mais impaciente, querendo tudo de forma rápida e fácil.

Além disso, a comodidade que o modelo de marketplace oferece ao permitir uma comparação das opções disponíveis aos clientes é extremamente sedutora.

É natural que a tendência do consumidor de procurar pela melhor barganha se torne mais comum no ambiente digital, especialmente nos casos em que o valor do item a ser comprado é elevado, como é o caso da educação superior.

Se sua IES não está entre as faculdades de uma plataforma de captação digital, ela deixa de ser uma opção para o aluno.

É como acontece em um shopping center: se um possível cliente vai até lá para comprar um sapato e não encontra lojas representantes da marca x, essa deixa de ser uma opção para o consumidor.

Hoje, 70% dos alunos que se matriculam com o Quero Bolsa são indecisos e manifestam essa indecisão realizando buscas sem especificar uma instituição superior de ensino como base do processo de decisão.

Melhore sua posição nas buscas

Os captadores online investem muito em marketing digital. Digite qualquer coisa relacionada a faculdades no Google e é bem provável que o primeiro resultado seja o Quero Bolsa. Por isso, fazer parte dessa plataforma é um benefício para a IES.

Se a instituição tiver bons resultados na plataforma, o site sempre a mostrará na primeira página, seja em pesquisas por cursos ou por faculdades em um certa região.

Pode parecer algo simples, mas conquistar as primeiras posições do Google é um trabalho árduo de criação de conteúdo relevante e envolve bastante investimento em marketing digital, que impacta na captação e na força de marca de uma faculdade, ainda que em alguns casos não costume ser prioridade, principalmente nas pequenas instituições.

Por isso, manter uma parceria com um captador digital se torna um excelente recurso, pois aproveita o investimento que a plataforma de marketplace realiza na mídia para expor a sua marca para um público qualificado e interessado.

Além disso, com algoritmos inteligentes, é possível que faculdades pequenas, médias e grandes estejam expostas em um mesmo espaço.

Para explorar mais sobre o assunto, veja nosso post sobre funcionamento de plataformas de captação de alunos.

Tenha acesso a dados relevantes

Todos os dias milhares de candidatos acessam plataformas de captação de alunos e compartilham dados como o quanto querem pagar por um curso, qual a cidade desejada, curso que estão interessados, qual o turno de preferência, entre outras informações.

Já imaginou a quantidade de informações valiosas que essas pesquisas geram?

Existem muitas empresas no Brasil que fazem esse trabalho de fornecimento de dados para várias instituições, porém eles podem custar muito dinheiro e levar muito tempo.

Em geral, a maioria dos captadores costuma disponibilizar esses dados gratuitamente para os seus parceiros, permitindo que as as instituições utilizem-os como guia para várias decisões estratégicas, como a abertura de um novo campus em determinada região, mudança do valor de um curso, novos investimentos em outros níveis de ensino (como a pós-graduação), entre outras.

Ter acesso a esses dados torna a IES muito mais forte e consciente de suas ações a curto e médio prazo. 

Isso a diferencia de muitas outras do mercado, que apesar de serem boas, não têm um posicionamento comercial bem definido, o que faz com que acabem desaparecendo em meio à competitividade do mercado.

Pra lembrar

Depois de tantos argumentos, imagino que você deve estar se perguntando: por que os marketplaces não cobram valores absurdos das faculdades parceiras?

Isso acontece porque a evolução da plataforma depende da evolução das IES. Se a faculdade não capta novos alunos, não cresce e não melhora diariamente, o captador também deixa de crescer.

Por isso que essa parceria é tão crucial para o negócio de ambos: os sites de comércio eletrônico para educação não existem para “roubar” alunos ou diminuir a margem de lucro das instituições educacionais, mas sim para alavancar os resultados das faculdades  e, consequentemente, dar oportunidade de estudo para mais alunos brasileiros.

Se interessou pelo tema e quer saber mais sobre principais técnicas para se destacar em marketplaces educacionais?

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza