Quer saber quais foram os cursos mais buscados em Outubro de 2022 no Brasil? A Quero Educação conta para você.

A Quero Educação é uma edtech data driven, ou seja, orientada a dados. Isso significa que produzimos uma grande quantidade de análises e overviews, a partir dos dados obtidos em nossos produtos e em observações do mercado.

São dados que pautam todas as nossas decisões e também auxiliam nossos parceiros em suas tomadas de decisão.

Anualmente, recebemos mais de 157 milhões de acessos em nossos marketplaces Quero BolsaMundo VestibularEaD.com.brGuia da CarreiraMelhor Escola e Descubra o Mundo. Ou seja, uma grande parcela dos atuais e futuros alunos brasileiros passam por aqui.

Com isso, acreditamos que os dados obtidos em nosso ecossistema são mais do que suficientes para gerarem um retrato fiel e confiável sobre as principais tendências do mercado de educação.

Um desses retratos é o ranking de cursos mais buscados da graduação, que nós produzimos mensalmente.

Para que serve o ranking de cursos mais buscados?

Esse ranking é uma boa forma de, não apenas os nossos parceiros, mas o mercado como um todo, ficarem atentos às tendências de buscas de cursos de graduação nos principais marketplaces de educação do Brasil.

E é bom dizer que, mais do que dados, cada um desses acessos conta uma história de busca por educação.

Além disso, dividimos o ranking por modalidade. Assim, possíveis discrepâncias, como cursos que só existem em uma das modalidades, não são prejudicados em uma análise geral e não influenciam nos resultados.

Como o ranking de cursos mais buscados é calculado?

O nosso ranking de cursos mais buscados do mês é medido a partir de buscas qualificadas. Ou seja, pessoas que buscaram pelo nome do curso em nosso campo específico para isso.

Portanto, consideramos que essas são pessoas que já sabem o curso que querem e estão em uma etapa mais avançada em seu processo decisório.

Além disso, também são levados em conta cursos que retornam resultados de busca ao aluno. Logo, cursos como Medicina, que não tem ofertas ativas hoje em nossos site, não irão figurar entre os mais buscados.

Ranking de cursos mais buscados em Outubro de 2022

Legenda:

🔁 O curso se manteve na mesma posição;

🔼 O curso subiu de posição;

🔽 O curso desceu de posição;

🆕 O curso não estava no ranking anterior.

Cursos mais buscados em Outubro de 2022: Modalidade Presencial

  1. Direito 🔼
  2. Psicologia 🔁
  3. Enfermagem 🔽
  4. Administração 🔁
  5. Fisioterapia 🔁
  6. Biomedicina 🔁
  7. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  8. Nutrição 🔁
  9. Medicina Veterinária 🔼
  10. Farmácia 🔽

 

Na modalidade presencial, uma grande novidade: o curso de Direito voltou a ocupar a liderança entre os cursos mais buscados. Ele superou o curso de Enfermagem, que ocupava o posto desde o semestre de 2020.2. Neste mês, caiu para a terceira posição.

Já o curso de Psicologia se manteve na segunda posição.

Em nosso ranking, a área OCDE de Saúde e bem-estar social, a qual os cursos de Enfermagem e Psicologia fazem parte, ocupam 7 das 10 primeiras posições dos cursos mais buscados dessa modalidade.

Outra novidade desse mês foi a troca de posições entre o curso de Medicina Veterinária (agora em nono) e Farmácia (agora em décimo).

Além disso, uma boa dica é cruzar as informações deste ranking com as oportunidades da semana. Essa é uma ótima forma para entender em quais cursos presenciais a Instituição de Ensino poderia dedicar mais esforços para conseguir melhores resultados na captação de alunos adicionais, evitando as vagas ociosas.

Para isso, nossos Analistas Comerciais estão preparados para oferecerem as melhores análises de oportunidades para as IES parceiras.

Cursos mais buscados em Outubro de 2022: Modalidade Semipresencial

  1. Enfermagem 🔁
  2. Administração 🔁
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  4. Nutrição 🔁
  5. Fisioterapia 🔼
  6. Pedagogia 🔽
  7. Biomedicina 🔁
  8. Farmácia 🔼
  9. Educação Física 🔽
  10. Ciências Contábeis 🔁

 

No ranking de julho da modalidade semipresencial, tivemos apenas algumas trocas de posições entre os cursos. Fisioterapia (quinta) e Farmácia (oitava) subiram posições, enquanto que os cursos de Pedagogia (sexta) e Educação Física (nona) perderam posições em relação ao mês anterior.

Além disso, aqui também chama a atenção o interesse dos alunos pelos cursos relacionados à área de Saúde e bem-estar social. Semelhante ao ranking da modalidade presencial, eles ocupam, neste mês, 6 das 10 posições do ranking.

Também vale dizer que Direito e Psicologia estariam nas posições 2 e 3, respectivamente, neste ranking, caso estes cursos já estivessem devidamente regularizados para esta modalidade.

Reforço sempre que isso é um indício de que não apenas as IES, mas também os alunos gostariam desses cursos nessa opção.

 

Cursos mais buscados em Outubro de 2022: Modalidade EaD

  1. Administração 🔁
  2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔁
  3. Pedagogia 🔁
  4. Nutrição 🔁
  5. Fisioterapia 🔁
  6. Biomedicina 🔼
  7. Farmácia 🔼
  8. Educação Física 🔽
  9. Ciências Contábeis 🔁
  10. Logística 🔁

 

Na modalidade de ensino a distância, podemos notar um Top 10 com mais de diversidade de áreas OCDE em relação aos rankings das duas outras modalidades.

Neste mês, tivemos apenas algumas trocas de posições entre os cursos. Biomedicina (sexta) e Farmácia (sétimo) subiram posições, enquanto que o curso de Educação Física, agora na oitava, perdeu posições em relação ao mês anterior.

E, assim como nas outras modalidades, Saúde e bem-estar social é a área que tem dominado esse ranking, ocupando 5 das 10 posições.

Como trazer esses e outros dados para a sua Instituição de Ensino?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Analista Comercial. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as tendências que uma Instituição de Ensino Superior moderna precisa para se manter ativa neste novo cenário, com soluções eficientes na aplicação de ferramentas de gestão e captação de alunos.

Mas, se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero Educação.

Guilherme Reis
por Guilherme Reis