Quer saber quais foram os cursos mais buscados do Brasil em Junho de 2022? A Quero Educação conta para você.

A Quero Educação é uma edtech data driven, ou seja, orientada a dados. Isso significa que produzimos uma grande quantidade de análises e overviews, a partir dos dados obtidos em nossos produtos e do mercado, que pautam todas as nossas decisões e também auxiliam nossos parceiros em suas tomadas de decisão.

Com mais de 157 milhões de acessos anuais em nossos marketplaces, dos quais mais de 71 milhões são direcionados à Quero Bolsa, os dados obtidos em nossa ferramenta são suficientes para gerarem um retrato fiel e confiável sobre as principais tendências do mercado de educação.

Um desses retratos é o ranking de cursos mais buscados, que nós produzimos mensalmente.

Para que serve o ranking de cursos mais buscados?

Esse ranking é uma boa forma de, não apenas os nossos parceiros, mas o mercado como um todo, ficarem atentos às tendências de buscas de cursos de graduação no principal marketplace de educação do Brasil.

Além disso, dividimos o ranking por modalidade, para que, assim, possíveis discrepâncias, como cursos que só existem em uma das modalidades, não sejam prejudicados em uma análise geral e não influenciem na correta visualização dos dados.

Como ele é calculado?

O nosso ranking de cursos mais buscados do mês é medido a partir buscas qualificadas. Ou seja, pessoas que buscaram pelo nome do curso em nosso campo específico para isso. Portanto, consideramos que essas são pessoas que já sabem o curso que querem e estão em uma etapa mais avançada em seu processo decisório.

Além disso, também são levados em conta cursos que retornam resultados de busca ao aluno. Logo, cursos como Medicina, que não tem ofertas ativas hoje em nossos site, não irão figurar entre os mais buscados.

Ranking de cursos

Legenda:

🔁 O curso se manteve na mesma posição;

🔼 O curso subiu de posição;

🔽 O curso desceu de posição;

🆕 O curso não estava no ranking anterior.

Cursos mais buscados em Junho de 2022: Modalidade Presencial

  1. Enfermagem 🔁
  2. Direito 🔁
  3. Psicologia 🔁
  4. Administração 🔁
  5. Fisioterapia 🔁
  6. Biomedicina 🔼
  7. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔽
  8. Nutrição 🔼
  9. Farmácia 🔁
  10. Medicina Veterinária 🔽

 

Na modalidade presencial, o curso de Enfermagem mantém a liderança entre os cursos mais buscados, desde o semestre de inverno de 2020. Isso difere de outros rankings de cursos mais buscados, que costumam mostrar a liderança do curso de Direito. Mas, como visto, essa é uma tendência de vários cursos na área da Saúde.

Basta ver que, assim como nos meses anteriores, os cursos dessa área ocupam 7 das 10 primeiras posições no ranking de cursos mais buscados.

Dentre os destaques de junho estão o crescimento do interesse pelos cursos de Biomedicina e Nutrição.

Neste período de alta captação de inverno, cruzar as informações deste ranking com as oportunidades da semana, por exemplo, é uma ótima forma para entender em quais cursos presenciais a Instituição de Ensino poderia dedicar mais esforços para conseguir melhores resultados na captação de alunos adicionais, evitando as vagas ociosas.

Para isso, nossos Gerentes de Contas estão preparados para oferecerem as melhores análises de oportunidades para as IES parceiras.

Cursos mais buscados em Junho de 2022: Modalidade Semipresencial

  1. Enfermagem 🔁
  2. Psicologia 🔼
  3. Administração 🔽
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔼
  5. Pedagogia 🔽
  6. Fisioterapia 🔁
  7. Nutrição 🔁
  8. Biomedicina 🔁
  9. Farmácia 🔼
  10. Educação Física 🔽

 

No ranking de junho da modalidade semipresencial, os cursos presentes no Top 10 não se alteraram em relação ao mês passado. O que mudou foram as posições. Sobem Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Farmácia, e descem Administração, Pedagogia e Educação Física.

E, semelhante ao ranking de cursos presenciais, chama a atenção o interesse dos alunos pelos cursos relacionados à área de Saúde. Eles ocupam, neste mês, 7 das 10 posições do ranking.

Cursos mais buscados em Junho de 2022: Modalidade EaD

  1. Administração 🔁
  2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 🔼
  3. Pedagogia 🔽
  4. Nutrição 🔁
  5. Fisioterapia 🆕
  6. Biomedicina 🆕
  7. Farmácia 🔼
  8. Educação Física 🔽
  9. Ciências Contábeis 🔽
  10. Gestão de Recursos Humanos 🔽

 

Na modalidade de ensino a distância, podemos notar que o ranking de cursos muda radicalmente em relação às duas outras modalidades. Muito em função de alguns dos cursos mais buscados nas outras não serem habilitadas para o ensino a distância, como Enfermagem, Direito e Psicologia.

Em relação às novidades do ranking, ou seja, cursos que não estavam presentes no mês anterior, ganham destaque Fisioterapia e Biomedicina. Ambos da área de Saúde. Assim como nas outras modalidades, essa é a área que tem dominado esse ranking, ocupando 5 das 10 posições.

Como trazer esses e outros dados para a sua Instituição de Ensino?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o seu Gerente de Contas. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificações de tendências que uma Instituição de Ensino Superior moderna precisa para se manter ativa neste novo cenário, com soluções eficientes na aplicação de ferramentas de gestão e captação de alunos.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios de ser um parceiro da Quero.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.