5
(1)

Toda instituição de ensino enfrenta diferentes desafios ao longo de sua jornada, mas nem sempre o gestor tem conhecimento e tempo necessários para resolvê-los. Nesse caso, opta pela contratação dos serviços oferecidos por uma consultoria educacional.

Mas o que realmente é e o que faz uma consultoria em educação? Continue a leitura deste artigo para compreender melhor esse tipo de serviço e se vale a pena contratá-lo.

Leia também: O que é planejamento educacional e como fazê-lo?

O que é uma consultoria educacional?

Uma consultoria é uma empresa especializada em determinado segmento e que oferece serviços de orientação na gestão estratégica para outras instituições. No caso de uma consultoria educacional, a empresa é focada na gestão de instituições de ensino.

Também pode ser especializada em determinada área, como pedagogia de ensino, captação de alunos, marketing educacional, gestão estratégica ou finanças para instituições de ensino, por exemplo, ou, ainda, trabalhar com todos eles de forma integrada.

A contratação de uma consultoria educacional pode ser uma estratégia que direciona a instituição de ensino por um caminho mais seguro, considerando os mais variados fatores do mercado educacional para posicioná-la, fortalecer sua marca e enfrentar a concorrência.

Alunos estudando

Por que contratar uma consultoria?

O mundo contemporâneo é marcado por constantes transformações estruturais e tecnológicas, fazendo com que as necessidades sociais e exigências do mercado também evoluam. As instituições de ensino precisam acompanhar essas mudanças e se aprimorar sempre, para oferecer ao aluno uma qualidade de ensino compatível com suas necessidades e expectativas.

Além disso, toda instituição de ensino é um negócio e precisa das estratégias necessárias para se posicionar no mercado, destacar-se da concorrência, atrair clientes e gerar receita suficiente para manter-se em funcionamento, e também para entregar com qualidade os serviços de ensino oferecidos.

Esses desafios, que exigem inovação e adaptações, podem ser diversos, como a migração para o ensino à distância (EaD), desenvolvimento de estratégia de captação via marketing digital, criação de um novo processo de recrutamento, otimização da gestão financeira, implementação de softwares e ferramentas, entre outros.

Dica de leitura: Como integrar a tecnologia na educação em sua instituição de ensino

A contratação de uma consultoria educacional fornecerá à instituição de ensino conhecimento especializado, experiência de mercado, um olhar analítico externo e ferramentas diferenciadas para resolver os desafios encontrados.

Vantagens de se contratar esse serviço

Confira as principais vantagens e benefícios de se contratar uma consultoria:

  • Promover uma gestão de qualidade: a consultoria tem experiência com gestão educacional e, oferecendo um olhar de fora da instituição, livre de vícios gerenciais, poderá avaliar os pontos a serem melhorados e gerar novos insights para aquela instituição se destacar no mercado.
  • Identificar metodologias mais adequadas e eficazes: por ser especializada em educação e estar sempre atenta às novidades do setor, uma consultoria educacional irá apresentar metodologias mais adequadas à realidade da instituição e que têm maiores chances de sucesso, além de destacar a instituição no mercado.
  • Avaliar a gestão financeira e orçamentária: não só nas metodologias de ensino e na administração de uma instituição que as consultorias especializadas podem ajudar. Elas também auxiliam na análise do fluxo de caixa e no planejamento financeiro, identificando oportunidades para se diminuir custos, aumentar receitas e, consequentemente, a lucratividade do negócio, bem como melhorar o retorno sobre os investimentos.
  • Melhorar as relações entre os públicos: uma consultoria também irá auxiliar na melhoria das relações entre alunos, pais, professores, funcionários e gestores da instituição, e também os processos de atendimento. A comunicação entre os públicos da instituição é importante para avaliar a satisfação dos clientes e a eficácia dos processos.

Como ela atuam?

O papel de uma consultoria educacional não é fazer a gestão da instituição de ensino, mas em auxiliar o diretor ou gestor dessa instituição a desenvolver e colocar em prática um projeto mais estratégico e alinhado com sua realidade.

Para isso, a consultoria analisa o mercado educacional, se atualiza com as ferramentas disponíveis e avalia o cenário no qual a instituição contratante está inserida. Irá ouvir os alunos e seus responsáveis, funcionários, professores e o próprio diretor, e então fazer um diagnóstico minucioso. Serão apontados os pontos fracos e fortes daquela instituição de ensino, bem como as oportunidades e ameaças que encontram no mercado educacional.

A consultoria, então, destaca as principais falhas na gestão da instituição e aponta mecanismos e ferramentas para solucioná-las e alcançar resultados no curto, médio e longo prazo, e também para prever, antecipar e evitar possíveis problemas no futuro. Também propõe a capacitação da liderança e orientação prática para o processo. Tudo é feito em conjunto com os gestores e alinhado às necessidades específicas da instituição de ensino.

Saiba mais: 8 ferramentas para uma gestão de projetos eficiente

Vale a pena contratar uma consultoria em educação?

Além das constantes mudanças estruturais da sociedade que exigem inovação no sistema educacional e nas esferas da formação dos indivíduos, o Brasil é o quinto maior mercado educacional do mundo, com forte concorrência entre as instituições.

Essa realidade do mercado educacional aumenta a competitividade no setor e exige que as instituições sempre busquem a renovação de suas estratégias, tanto na melhoria da qualidade de ensino e na oferta de conteúdos diferenciados quanto na inovação dos processos de atração, captação e fidelização de alunos. 

Diante desse cenário, muitas vezes os gestores não têm o conhecimento necessário, tempo disponível, percepções e experiências, e insights sobre como inovar a sua instituição de ensino.

Esse trabalho exige dedicação e aprofundamento, com análises micro e macroeconômicos bem fundamentadas, o que pode competir as diversas outras responsabilidades exercidas pelo gestor. Nesse caso, a contratação eventual de uma consultoria educacional torna-se a melhor solução.

Como melhorar a gestão da sua instituição de ensino

Se você optar ou não por contratar uma consultoria educacional, é importante que tenha o conhecimento necessário para buscar sempre a melhoria da gestão de sua instituição de ensino.

Aqui em nosso site, oferecemos gratuitamente diversos conteúdos atuais e relevantes para ajudá-lo a alcançar o sucesso. Você pode conferir esses materiais navegando pelo blog e também assinando nossa newsletter no formulário ao final dessa página.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Otavio.pedrazzoli
por Otavio.pedrazzoli