Entenda como o ensino híbrido  pode modernizar sua estratégia, potencializar sua captação e reter alunos

Nos últimos anos, a educação brasileira passou por grandes mudanças. O uso massivo de tecnologias vem transformando práticas e metodologias de ensino. Neste contexto, uma das principais tendências do mercado educacional é o ensino híbrido.

No dicionário, o termo híbrido remete a dois elementos que se misturam e formam um só. Já no contexto da educação, isso significa misturar ensino presencial e a distância. Aqui no Brasil, essa discussão tem ganhado cada vez mais espaço nas IEs.

O ensino híbrido traz soluções práticas aos estudantes e vantagens para as instituições de ensino.

Neste blogpost, vamos entender o que é como aplicar esta modalidade na sua instituição. Além disso, você vai descobrir como essa tendência pode potencializar a captação de alunos e combater a evasão.

E então, vamos conhecer essa possibilidade inovadora para sua IE?

norebook com curso online na tela e mãos no teclado

O ensino híbrido e o contexto brasileiro

Nas últimas décadas, o acesso ao ensino superior se expandiu e o mercado educacional tornou-se mais competitivo. Além disso, os avanços tecnológicos e a internet transformaram o perfil do aluno brasileiro. O crescimento da educação a distância fez parte desses fenômenos.

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2018, mesmo com a crise no país, o EaD cresceu. A modalidade já representa 21, 2% do total de alunos brasileiros. Em 2007, o número era de apenas 7%.

Com o intuito de atender essa demanda do mercado educacional, as IEs estão adaptando suas grades curriculares. Além de oferecer cursos EaD, elas estão investindo no ensino híbrido. Dessa maneira, as instituições conseguem atingir mais alunos  e, até mesmo, reduzir custos com os cursos.

Em 2018, o Ministério da Educação atualizou parte da legislação que regulava o EaD. O Governo aumentou para 40% a carga horária máxima permitida para aulas a distância na graduação. Em outras palavras, agora os cursos de graduação podem ter até 40% de sua carga horária a distância. A medida só não vale para os cursos da área da saúde e engenharias.

Vamos entender melhor quais os benefícios disso e como pode funcionar na prática?

Benefícios do ensino híbrido: vantagens para estudantes e IEs

A mistura de atividades online e virtuais com aulas presenciais já é uma realidade no Brasil. O país segue uma tendência mundial na educação, que é proporcionar mais flexibilidade e autonomia aos estudantes.

O ensino híbrido pode ser a solução para três questões importantes demandadas pelos alunos:

  1. Falta de tempo para atividades presenciais: muitos estudantes trabalham  e possuem uma rotina atarefada. Oferecer a possibilidade de realizar atividades online e em horários mais flexíveis torna-se um diferencial. Além de dar uma alternativa para o aluno, a instituição contribui para um processo de aprendizagem mais autônomo.
  2. Ensino que atraia aluno do Século XXI: o perfil do aluno atual exige mais dinamismo das instituições de ensino. O uso massivo da internet no cotidiano transformou a forma como os estudantes lidam com a tecnologia. Eles estão acostumados a usá-la, inclusive, durante a busca por conhecimento. Atividades online e virtuais ampliam as possibilidades de metodologias e saem da mesmice dos métodos tradicionais de ensino. Em resumo, o ensino híbrido ajuda a atrair e reter o aluno “conectado”.
  3. Redução de custos para driblar a crise: cursos híbridos geram redução de custos para a IE. Dessa maneira, é possível ofertar mensalidades mais atrativas. Em períodos de crise ou no caso de estudantes que trabalham e custeiam os próprios estudos, isso também é um diferencial. Ofertar cursos híbridos de qualidade pode trazer mais resultados em volume para suas campanhas de captação.  

Agora que você já conhece alguns benefícios do ensino híbrido, vamos falar da sua IE! Afinal, é necessário que essa modalidade seja viável para a instituição também. Vamos lá?

sala de aula da faculdade cheia de pessoas assistindo aula

Inovação e fortalecimento da marca: implementando a modalidade em sua IE

Adotar o ensino híbrido na sua instituição é um ato de inovação. Apesar de já ser tendência em países de referência, como os Estados Unidos, no Brasil ainda estamos descobrindo as melhores práticas.

A primeira mudança que essa decisão exige é a de perspectiva. É necessário que todos os setores envolvidos repensem o modelo de ensino tradicional. Além disso, é fundamental que antes de implementar qualquer novidade, o gestor capacite toda a equipe.

Selecionamos cinco passos iniciais para começar a adaptação da sua grade curricular. Pronto para colocar em prática?

  • Entenda e ouça seus alunos: é fundamental conhecer o perfil do estudantes da sua IE. Nesse caso, vale investir numa pesquisa para entender as expectativas e mapear como é o processo de aprendizagem deles.
  • Capacite seus docentes: seus docentes serão a ponte mais importante nesse processo. Organize formações que os conscientize das vantagens em inovar no modelo de ensino. Ouça os professores e discuta o projeto pedagógico da sua IE junto a eles, porém, considerando a perspectiva do ensino híbrido.
  • Faça testes e experimente: a tecnologia serve para otimizar e facilitar o trabalho. Assim sendo, você deve experimentar modelos, plataformas e novos tipos de atividades que permitam a interatividade. Não se esqueça, antes de adquirir uma ferramenta, use a possibilidade de testá-la gratuitamente.
  • Pesquise e invista em novas metodologias de ensino: se engana quem pensa que o ensino híbrido se reduz a videoaulas e o uso de plataformas como o moodle. Afinal, já existem vários recursos e outras ferramentas que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem. Explore aplicativos, plataformas de cursos, avaliações online, grupos de trabalho e etc.
  • Analise os resultados: desde o princípio, analise resultados e registre o que funciona ou não para sua IE. Criar este tipo de cultura interna ajuda a otimizar a implementação da nova grade e a reduzir o percentual de falhas. Utilize das ferramentas de inteligência educacional para isso.

uma mulher com notebook, tablet e celular na mesa, escreve no notebook com folhas ao seu lado, aparentemente estudando online

Conclusão

O mercado educacional no Brasil está mudando. Cada vez mais, as instituições de ensino privado se espelham em tendências de fora do país. Para saber posicionar-se no mercado, é preciso equilibrar as necessidades internas da IE e as demandas dos alunos. É neste contexto que surge o ensino híbrido.

Em uma sociedade que se transforma na velocidade dos avanços tecnológicos, faz-se urgente a reflexão sobre o modelo tradicional de ensino. A dinâmica da sala de aula precisa se adaptar ao novo e atender um perfil de aluno mais “conectado”.

O ensino híbrido permite que a carga horária de um curso seja cumprida com até 40% de atividades a distância. Dessa maneira, é possível criar alternativas para oferecer cursos com um modelo de ensino mais flexível e prático. Além disso, essa modalidade gera redução de custos para a instituição. Sendo assim, ela facilita a oferta de mensalidades mais atrativas para os alunos.

Relembre abaixo cinco outras vantagens em adaptar sua grade curricular para o ensino híbrido:

  • Fortalece a captação de alunos porque atrai novos e diversos perfis de candidatos;
  • Fortalece a retenção e combate a evasão porque flexibiliza horários das atividades. Ele facilita a rotina de alunos que trabalham, por exemplo;
  • Reduz custos para a instituição de ensino, permitindo a oferta de valores mais competitivos e atrativos;
  • Otimiza o trabalho de docentes e traz inovação para o projeto pedagógico da IE;
  • Cria mais autoridade para  a marca e diferenciais para posicioná-la no mercado;

Não deixe que sua instituição fique presa no tempo e fechada para as novidades do mercado. Em tempos de crise, principalmente, é necessário buscar novas janelas de oportunidade.

E então, quer ter acesso a conteúdos criados por especialistas para capacitar sua equipe? Acompanhe o blog!

 

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza