Nós mapeamos semanalmente mais de 5 mil oportunidades em cursos de graduação. São cursos que estão com um alta procura para um baixo número de ofertas ativas no principal marketplace de educação do Brasil, a Quero Bolsa.

Com essas oportunidades em mãos, as Instituições de Ensino Superior podem aproveitar este momento para cadastrarem novas ofertas e captarem os alunos adicionais que precisam, suprimindo uma demanda reprimida de mercado.

 

Como as oportunidades são identificadas?

Nós utilizamos quatro variáveis principais para classificar nossas oportunidades semanais.

  • Modalidade: separamos essas oportunidades por modalidade, ou seja, cursos presenciais, semipresenciais e a distância (EaD);
  • Praça: separamos essas oportunidades por praça, separando por região, estado e cidade;
  • Buscas: classificamos essas oportunidades a partir do número de buscas qualificadas que ela recebe em nosso site, a Quero Bolsa, durante um determinado período de tempo.
  • Estoque: classificamos essas oportunidades a partir do estoque disponível em nosso site para atender toda a demanda que identificamos a partir das buscas.

Como visto, as duas mais importantes são o número de busca e o estoque, mas as outras variáveis também podem ser usadas, principalmente para filtrar modalidades e praças de maior interesse para a IES.

Confira agora as melhores oportunidades da semana 19/2022.

 

Oportunidades da semana: cursos presenciais

UF Cidade Curso Buscas/Vagas
AM Manaus Enfermagem 2689
SP São Paulo Engenharia de Software 2135
AM Manaus Fisioterapia 1193
AM Manaus Farmácia 931
AM Manaus Odontologia 886
AM Manaus Direito 802
AM Manaus Pedagogia 748
AM Manaus Psicologia 662
AM Manaus Educação Física 660
SP São Paulo Odontologia 659

 

Nesta semana, as principais oportunidades do presencial estão na praça de Manaus. O curso presencial mais buscado dos últimos meses, Enfermagem, é também aquele com maior carência. São 2.689 buscas para cada oferta de vaga.

E não é só isso: ainda em Manaus, os curso de Farmácia, Odontologia e Educação Física estão sem qualquer oferta disponível. Ou seja, a IES que oferecer essa vaga não terá concorrência alguma e poderá suprir essa importante demanda.

Oportunidades da semana: cursos semipresenciais

UF Cidade Curso Ratio
SP São Paulo Design Gráfico 2338
SP São Paulo Enfermagem 2248
SP São Paulo Ciência da Computação 1934
SP São Paulo Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1901,6
SP São Paulo Publicidade e Propaganda 1847,5
SP São Paulo Engenharia de Software 1810
SP São Paulo Tecnologia da Informação 1588,5
SP São Paulo Sistemas de Informação 1565
SP São Paulo Design de Interiores 1288
SP São Paulo Artes Visuais 1085

 

Dentre as oportunidades dos cursos semipresenciais, a maior parte da demanda reprimida se encontra na cidade de São Paulo. Todos os cursos do Top 10 passam das 1 mil buscas por vaga. O curso com maior gap, Design Gráfico, está com 2.338 buscas por vaga, mas sem nenhuma oferta ativa no site da Quero Bolsa.

Oportunidades da semana: cursos EaD

UF Cidade Curso Ratio
SP São Paulo Nutrição 1265,25
SP São Paulo Fonoaudiologia 867
SP São Paulo Engenharia Química 859
SP São Paulo Terapia Ocupacional 832
SP São Paulo Música 736
SP São Paulo Gestão de Pessoas 449
SP São Paulo Fisioterapia 436
SP São Paulo Arquitetura e Urbanismo 368,2
SP São Paulo Engenharia Agronômica 331
SP São Paulo Agronomia 300,5

 

Dentre os cursos de ensino a distância, a grande maioria também está localizada na cidade de São Paulo. A maior oportunidade está no curso de Engenharia Química, com 859 buscas por vaga, mas sem ofertas ativas no site da Quero Bolsa.

Como posso aproveitar esses dados em minha Instituição de Ensino?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o responsável pela sua conta. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as melhores oportunidades para a sua  Instituição de Ensino Superior.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre esse e os outros benefícios de ser um parceiro da Quero.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.