Basicamente, a Gestão de Comunicação pode ser resumida como um

“Conjunto de medidas e ações que têm como finalidade melhorar o clima organizacional, tornando a comunicação clara entre os colaboradores de uma empresa e o mercado.”

Ela pode ser dividida em 3 tipos, com as suas respectivas sugestões de porcentagens de orçamento.

  • Comunicação Interna: dedicar 20% do orçamento.
  • Comunicação B2B: dedicar 20% do orçamento.
  • Comunicação B2C: dedicar 60% do orçamento.

Porém, para Instituições de Ensino, existem algumas especificidades. Neste artigo, eu quero trazer algumas ideias ideias para as IES sobre como trabalhar melhor cada um dos tipos de comunicação.

Comunicação interna

A comunicação interna é responsável por engajar, treinar, liderar e motivar os colaboradores de uma organização, além de consolidar a cultura e a identidade dela com seus públicos internos.

Ela é fundamental para uma organização, pois colaboradores satisfeitos e que entendem a cultura e os processos internos conseguem passar isso para o cliente, conquistando melhores resultados.

Algumas ações que podem ser tomadas para desenvolver a comunicação interna de uma IES:

Criar calendário de ações no começo do ano/semestre

Com um calendário definido previamente, você consegue se planejar melhor, principalmente quanto ao custo e ao período de implementação de cada ação, bem como designar responsáveis. Além disso, ao olhar o todo, você ganha clareza e consegue definir objetivos maiores, que as ações só podem atingir quando pensadas em conjunto.

Definir um responsável por realizar treinamentos na equipe

Ter alguém responsável por realizar os treinamentos de equipe garante que o seu time esteja sempre atualizado com as boas práticas definidas em sua cultura organizacional.

Investir em tecnologia (TVs, apps, e-books)

A tecnologia pode contribuir em diversos aspectos com uma IES. Desde ativos tecnológicos, como equipamentos eletrônicos, que podem contribuir para que reuniões sejam melhor aproveitadas, por exemplo, até aplicativos que podem servir como benefícios para seus colaboradores.

Outra forma de aproveitar a tecnologia a seu favor é por meio dos chamados “materiais ricos”, como, por exemplo, e-books.

Atenção total à secretaria nas campanhas de matrículas

Nas campanhas de matrícula, sua secretaria passa a ser o ponto mais importante da IES. Por isso, é preciso dar uma atenção especial a ela durante esse período.

Uma boa forma de engajar e motivar os colaboradores é criando premiações que incentivem a agilidade e um bom atendimento durante as matrículas.

Comunicar!

Muitas vezes, acabamos renegando a comunicação interna a alguns poucos canais. Porém, devemos ter a clareza de que uma mensagem pregada em um mural pode não ser lida por todos, assim como um único e-mail enviado no meio de uma tarde. Por isso, é preciso espalhar essa mensagem em mais canais, e com a frequência certa.

No fim do dia, uma boa comunicação interna é capaz de fazer seus colaboradores entenderem a sua cultura e passarem a trabalhar não para uma organização, mas sim por uma causa que ela defende e na qual eles acreditam.

Comunicação B2B

A comunicação B2B é responsável por se relacionar com o mercado e outros grandes stakeholders das IES.

Quebra de paradigma: as IES particulares são empresas

Esse é um paradigma que é custoso de ser entendido. Ainda que cumpram funções e tenham contribuições distintas para a sociedade, as IES particulares não deixam de ser empresas. E, portanto, devem buscar a todo instante melhorias e mais dinâmica em seus produtos.

Criar relação com as empresas locais

As IES cumprem um papel muito importante para a sociedade. E, ainda mais, em sua própria comunidade, principalmente em IES muito ligadas à sua região. Assim, não devemos ser estranhos ao apoio da IES à empresas locais, e vice-versa. Com isso, pode se tornar um importante hub de inovação, bem como trabalhar com projetos paralelos de interesse comum.

Criar novos produtos

Existem diversos novos produtos que a IES pode criar para trabalhar a sua relação com o mercado e, ao mesmo tempo, agregarem valor para seus alunos e futuros alunos. Algumas sugestões são:

  • Feira de profissões;
  • Visitas nas empresas;
  • Programas de estágios;
  • Entre outros.

Comunicação B2C

A comunicação B2C é responsável pelo relacionamento da IES com seu público final, ou seja alunos e potenciais alunos.

Defina uma persona (quem é o seu aluno?)

É importante definir a persona, ou as personas, que a sua Instituição de Ensino quer atingir. A persona nada mais é do que a personificação do público ideal, muito além do público-alvo. O público-alvo costuma ser algo limitado, que trabalha apenas questões sócio-demográficas. Com a persona, seu público ganha nome, história e interesses, que podem gerar uma compreensão bem maior sobre quem são os seus estudantes.

Em vez de:

Usar certas definições, como uma pessoa que se identifica com o sexo feminino, de 25 a 35 anos, de classe C e D, que possui entre um e 2 filhos e que mora na Zona Leste de São Paulo.

A sua persona pode ser:

A Patrícia, 28 anos, mãe solo da Júlia, uma criança de 4 anos. Ela mora em Itaquera e trabalha como manicure em um salão de beleza na Aclimação, bairros das Zonas Leste e Sul de São Paulo, respectivamente. Com este trabalho, ela consegue ter uma renda de, aproximadamente, R$ 2.500 reais ao mês. De manhã, ela deixa a criança com a sua mãe, que fica responsável por levar Júlia para a creche, enquanto Patrícia se locomove até o trabalho usando transporte público. Os únicos tempos livres para Patrícia são nas idas e voltas do trabalho e à noite, após Júlia dormir. Ela gostaria de estudar, porém tem um tempo limitado, não só pelo trabalho, mas também pelo pouco tempo disponível para passar com sua filha.

Tendo o conhecimento das dores da Patrícia, você consegue entender quais são as suas maiores dificuldades, em que locais a sua comunicação pode chegar até ela e, também, quais as principais propostas de valor que a sua Instituição pode oferecer.

Com essa compreensão, a sua mensagem fica muito mais potente, não?

Por isso, o exercício de gerar uma persona é muito importante. Se você não sabe como começar, existem ferramentas que podem te auxiliar nesse processo.

Descubra o que o seu aluno quer

Depois de definir as suas personas, é importante também descobrir o que o seu aluno quer, quais são as suas principais aspirações e desejos. Vale dizer que isso costuma mudar bastante conforme a geração. Entendendo isso, você consegue estruturar a sua mensagem de uma forma mais atraente para o seu público.

Basta lembrar da AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), uma técnica argumentativa que estrutura quase toda e qualquer mensagem. Para que ela seja mais efetiva, é imprescindível saber o que despertaria essa atenção em sua persona.

Como dica, vale pesquisar em Google, Facebook, Instagram, TikTok, entre outros, o que essa persona consumiria de conteúdo.

Crie campanhas aderentes ao seu público

Seguindo a mesma linha, é importante trabalhar campanhas que sejam aderentes com a sua persona, ou seja, que ela consiga se enxergar nelas.

Falo por experiência própria: aqui na Quero Educação, já criamos campanhas com atores “globais”, com jogadores de futebol e, até mesmo, com funkeiras. Todas elas tiveram bons resultados, e, obviamente, contribuíram bastante para o reconhecimento e o fortalecimento da marca.

Mas nenhuma delas chegou nem próximo dos resultados que tivemos quando utilizamos nossos próprios bolsistas como as caras de nossas campanhas. Afinal, nossos alunos, efetivamente, se viam ali.

Mantenha uma forte presença nas redes sociais

Hoje, é imprescindível manter uma boa presença nas redes sociais. Elas são alguns dos principais canais de contato da IES com o aluno, não só para conversão, mas também para atendimento. Portanto, uma boa gestão das redes sociais pode ajudar bastante a trabalhar a marca com seus principais públicos de interesse.

Troque lead por conteúdo gratuito

Lembra quando falei em investir em tecnologia, com a criação de materiais ricos? Pois eles podem servir muito bem aqui. Isso porque fornecer conteúdos gratuitos é uma das formas mais eficientes para conseguir leads. É uma das etapas iniciais do funil de vendas, que, se bem trabalhado, fará com que esse lead se transforme em um aluno.

Pense no futuro

Uma dica importante é reservar uma fatia do orçamento de B2C, cerca de 20%, para investir em conteúdos pensando em alunos do futuro. Fidelizando e trabalhando este possível aluno, o custo de conversão, ao final desse funil, pode ser muito inferior ao tradicional, que costuma ser muito mais disputado e sazonal.

Bônus: como o marketing pode criar a sua própria verba?

Uma Instituição de Ensino possui diversos ativos muito importantes, que podem ser usados pelos times de marketing para criar um orçamento próprio. Alguns exemplos de ativos que podem ser trabalhados:

  • Venda de banners e espaços publicitários dentro do site da IES;
  • Postagens patrocinadas em redes sociais em parceria com outras empresas;
  • Criação de conteúdos patrocinados em materiais ricos para seu público interno;
  • Entre outras.

Além disso, existem diversos setores empresariais que já são consagrados pela boa relação com a Educação, como:

  • Empresas de formatura;
  • Empresas de seguro-saúde;
  • Empresas de telefonia;
  • Bancos;
  • Entre outros.

Esses são bons pontos de partida para a criação de produtos e possíveis parcerias.

Vamos conversar mais sobre Gestão de Comunicação para IES?

Para quem deseja conversar mais sobre a gestão da comunicação e garantir o sucesso de sua Instituição de Ensino com essas e muitas outras estratégias, entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em apresentar novas ideias para a comunicação da sua IES.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.