Realize a gestão da evasão de forma correta e saiba lidar com um dos maiores desafios das instituições de ensino em meio a este período de crise

A evasão tem sido, já há alguns anos, um dos maiores desafios para os gestores de instituições de ensino de todo o Brasil. O fenômeno é comumente causado por questões financeiras e gera altos índices de vagas ociosas na instituição, além de prejuízos financeiros. 

Diante do cenário atual de crise pelo novo coronavírus, portanto, as preocupações são ainda maiores e algumas estratégias se fazem necessárias para reter o maior número possível de alunos. Afinal, devido à falta de previsibilidade dos próximos meses e o aumento expressivo das taxas de desemprego, muitos estudantes estão abandonando os estudos. Sua instituição precisa agir rápido. 

Conheça os benefícios de implementar uma gestão de retenção de alunos no momento atual e métodos eficientes para oferecer o suporte que o estudante precisa para continuar matriculado na sua instituição, mesmo em tempos de crise. 

Por quê é importante gerenciar a evasão neste período de crise?

Implementar um setor específico para cuidar de assuntos relacionados à taxa de evasão, ocasionada pela crise do novo coronavírus, pode trazer inúmeras vantagens para a sua instituição. A gestão da evasão, realizada de forma correta e bem estruturada, estabelece as ações que a IE pode executar a fim de melhorar a permanência dos alunos. 

Quando se conhece as causas do problema, torna-se mais viável amenizá-lo de maneira eficiente. Além disso, é possível elaborar melhores estratégias de prevenção que possam evitar as situações de desistência.

A gestão da evasão permite que o acompanhamento próximo da jornada do estudante ao longo do curso. Por meio de dados provenientes de diversas fontes, a IES pode implementar métodos que melhorem não apenas os indicadores de retenção, como também o engajamento entre instituição e aluno. O atendimento prático e humanizado, por exemplo, é um dos elementos que podem ser favorecidos quando se acompanha adequadamente a jornada do aluno na instituição, principalmente em momentos como esse.

Estratégias para evitar a evasão dos seus estudantes em época de crise

Recalcule o valor da mensalidade

No contexto atual, em que milhares de brasileiros ou perderam os seus empregos, ou tiveram suas jornadas suspensas, reduzidas ou adequadas ao modelo de trabalho home office, é essencial rever os valores cobrados pelas mensalidades. É importante considerar sim, as necessidades da instituição, mas também é essencial observar as condições do aluno. O preço precisa ser justo para ambas as partes. É possível, por exemplo, recalcular os custos operacionais fixos, tendo em vista a migração das aulas para o ensino à distância e averiguar a possibilidade de desconto.

Quando a situação financeira que motiva a evasão não é de caráter institucional, mas se trata de uma questão que atinge diariamente milhares de pessoas em todo o mundo, uma simples negociação pode solucionar o problema. Assim, o estudante permanece na instituição para continuar o curso e a sua instituição não fica com o prejuízo causado por uma desistência. Muitas vezes, é aconselhável perder um pouco no ticket do aluno do que lidar com a cadeira vazia no meio do semestre.

Ofereça opções de parcelamento

A inadimplência antecede a evasão e portanto, deve ser acompanhada de perto. Enquanto alguns estudantes ficaram desempregados e enfrentam o desafio de trancar ou não o curso, outros desejam manter os estudos, mas se depararam com um baixo salário e um grande número de contas para pagar no início do mês. Não necessariamente, significa que este aluno irá evadir, mas a sua instituição precisa estar preparada para oferecer-lhe o devido suporte, de modo a evitar isso. Possibilidades de negociação como transferir a dívida atual para o fim do semestre, financiar parte do pagamento da mensalidade, pausar ou oferecer novos métodos de financiamento, são estratégias bastante eficazes.

Tenha um atendimento humanizado

Antes de tudo, atuar no setor educacional é lidar com pessoas e seus sonhos. Nesse sentido, a empatia torna-se um instrumento fundamental para executar um atendimento de alta performance. O atendimento humanizado na educação é sobre a melhor forma de lidar com pessoas e tornar a sua marca parte dos sonhos delas. No entanto, para gerar resultados é preciso estratégia, um time alinhado e uma gestão inovadora.

Vale pensar, por exemplo, em segmentar o atendimento, de acordo com o contexto do aluno. Existem, como falamos anteriormente, aqueles que evadirão porque já não tem como pagar pelo curso, mas também tem aqueles que irão preferir abdicar de quaisquer outros recursos para manterem-se matriculados na sua instituição de ensino. Ambos os públicos merecem toda a empatia do seu time de atendimento.

Invista nos melhores recursos para melhorar o ensino EaD

Desconhecido por muitos alunos, o ensino à distância se tornou a grande solução para este período de crise. Instituições de ensino que outrora preteriam a modalidade, precisaram se adaptar às pressas para suportar a demanda imposta pelo isolamento social e reter os seus milhares de alunos.

Neste momento, em que muitos estudantes estão tendo o seu primeiro contato com a tecnologia no âmbito escolar, portanto, é preciso investir em plataformas e ensino de qualidade para garantir que até os menos interessados se adaptem ao EaD.

Disponibilize informação

Outros motivos podem levar o estudante a deixar a instituição, como a ausência de identificação com o curso, que pode surgir com o tempo e a impossibilidade de conciliar os estudos e o trabalho. Nesses casos, algumas soluções podem amenizar a situação, como manter as informações sobre o curso sempre claras e atualizadas. Ao ingressar na IE, o aluno precisa ter ciência dos planos pedagógicos, da carga horária, dentre outras informações gerais. A instituição também pode propor um acompanhamento vocacional, assim como a mudança para outro curso. 

Outra opção estratégica é o encaminhamento do estudante para oportunidades de trabalho e estágio. A instituição pode fechar parcerias com diferentes empresas e garantir apoio profissional ao aluno, o que também beneficia a imagem da IE.

Seja qual for o motivo da evasão, é fundamental que o gestor esteja sempre disposto a ouvir o que o estudante tem a dizer. Além do diretor, a equipe da instituição precisa estar capacitada para oferecer um atendimento de qualidade ao estudante. 

Outras estratégias

Uma boa gestão da evasão em sua IE depende da conduta da sua equipe diante das diferentes situações. No entanto, conhecer e analisar dados da instituição também é importante para que seja possível elaborar estratégias ainda mais eficientes para assegurar a retenção dos alunos.

Neste processo, pode ser necessária a realização de pesquisas com os alunos, a fim de se obter os dados relevantes para uma análise detalhada e personalizada. A interpretação eficaz desses indicadores pode demandar a utilização de softwares especializados.

A avaliação crítica dos dados pode seguir diferentes métodos que facilitam a elaboração de soluções e estratégias da forma mais adequada possível. A análise preditiva e a métrica cohort podem, por exemplo, identificar padrões, antecipar possibilidades de comportamento e observar características das turmas e cursos da sua instituição, separadamente. 

Diante do elevado número de indicadores, a tarefa de analisar os dados da sua IE pode parecer complexa. Contudo, é recomendável buscar a assistência de profissionais da área de inteligência de dados para avaliar as informações e identificar tendências. Eles podem fazer parte da equipe da instituição, mas também é possível contratar uma consultoria especializada. 

Com esse auxílio, a gestão da evasão será realizada com maior qualidade, contribuindo para o crescimento da instituição, mesmo em tempos de crise.

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro