Com nosso guia de melhores práticas, você terá um passo a passo com algumas das melhores práticas adotadas pelos gestores que melhor performaram ao longo desses 10 anos da Quero Educação.

 

O Guia de melhores práticas da Quero Educação tem o intuito de auxiliar você na melhoria do desempenho das ofertas da sua IES nos marketplaces da Quero Educação, explicando as principais pontos de atenção e oferecendo dicas práticas e rápidas de serem implementadas. Recomendamos que você leia o nosso guia a seguir e, ao final, baixe a nossa versão resumida em .pdf, para consultar sempre que precisar.

Sem mais delongas, vamos ao guia!

 

Guia de melhores práticas: as nossas três alavancas

O guia de melhores práticas para os marketplaces da Quero Educação se divide em três alavancas, ou seja, os principais pontos de atenção que influenciam diretamente nos resultados: Modelo de parceria, Gestão de ofertas e Aderências das ofertas. A seguir, explicaremos cada um deles.

 

1. Modelo de parceria

Os marketplaces da Quero Educação tem vários modelos de parceria, que trazem diferentes benefícios:

 

O Modelos Simples com isenção, quando bem operado, já traz bons resultados para a sua IES. Já as Ofertas Turbo, por serem mais atrativas para os alunos, estão quase sempre na 1ª página de resultados, onde ocorrem 70% das visitas.

Também vale dizer que a sua IES não está refém a um único modelo de parceria. É possível alternar entre eles de acordo com o momento da captação ou com os seus objetivos.

 

Dica: quando operar com o Turbo?

  • Quando quiser acelerar os resultados em captação.
  • Quando suas vagas ociosas corresponderem a mais de 10%.
  • Quando lançar um novo curso ou campus/polo.
  • Quando o semestre estiver chegando ao fim e você ainda tiver vagas a preencher.

2. Gestão de portfólio

Mantenha ofertas ativas durante todo o semestre: manter ofertas ativas durante todo o semestre é essencial para uma bom resultado de suas ofertas. Afinal, as IES com ofertas ativas apenas nos meses de alta perdem cerca de 40% de toda a captação do semestre.

Isso porque o primeiro mês do semestre representa 6,68% da captação. O segundo mês, 10,64%. O terceiro mês, 13,97%. O quarto mês, início do período de alta captação, 30,48%. O quinto mês, 31,37%. E o sexto mês, 6,86%. Ainda que o quarto e o quinto meses representem cerca de 60% da captação, os outros meses não podem ser desprezados.

Use as ofertas de cursos badalados para alavancar os outros: outra estratégia de gestão de portfólio é manter ofertas ativas dos cursos mais vendidos, como Enfermagem, Direito e Psicologia. Isso melhora os resultados de cursos menos badalados das IES, principalmente no ranqueamento.

Utilize a sazonalidade a seu favor: quando olhamos para a sazonalidade baseada nas vendas de bolsas dos últimos semestres, divididas por modalidade, conseguimos notar algumas tendências que podem se transformar em grandes oportunidades.

 

Um dos exemplos mais claros, ao analisarmos o gráfico, é o pico acentuado em vendas de cursos semipresenciais durante os meses de novembro e dezembro. Uma oportunidade para a sua IES aproveitar, em um período que, apesar das ofertas de Black Friday, não costumam ocorrer tantas vendas quanto em outros períodos.

 

Dicas básicas de gestão de portfólio para melhorar o desempenho de suas ofertas:

  • Um curso não está vendendo tanto quanto você esperava? Aumente o desconto real em 5%.
  • Um curso está vendendo muito mais do que os outros? Diminua o desconto real dele em 5% e aumente o desconto real dos outros em 10%.
  • O estoque de um curso está baixo? Reponha, de preferência, 5 vagas.

 

3. Aderência das ofertas

A aderência das ofertas se refere, principalmente, à proximidade das suas ofertas em relação às ofertas dos seus principais concorrentes. Para isso, você pode verificar o relatório de fluxo de concorrência na plataforma de gestão do Quero Alunos para entender como os seus concorrentes estão operando.

Outro ponto de atenção é manter o seu preço aderente ao desconto mínimo de 5% em relação ao balcão. Assim, as suas ofertas não serão penalizadas no ranqueamento, que segue conforme a seguinte tabela:

 

Um outro ponto que, muitas vezes, passa despercebido, mas influencia diretamente no desempenho são as descrições e informações contidas em cada uma das ofertas. Descrições bem feitas e informações corretas trazem a confiança aos alunos de que estão tomando a melhor decisão. Por isso, é importante investir algum tempo na melhoria dessas informações. E uma dica: fotos e vídeos apresentando sua IES são sempre bem-vindos, além de serem uma oportunidade de apresentar os seus diferenciais.

Também é importante salientar que, dependendo da forma com que você trabalha as suas ofertas, atingirá resultados distintos. Portanto, trabalhe as condições delas de acordo com um desses objetivos:

 

Dica bônus:

Ofereça “bolsas ocultas”, ou seja, bolsas com uma porcentagem de desconto um pouco superior, que não vão aparecer nos resultados de busca, mas serão oferecidas aos alunos que já demostraram interesse nos cursos da sua IES, mas não concluíram a compra. Com isso, as bolsas ocultas serão usadas pela Quero Educação para converter esses alunos que, muito provavelmente, tiveram alguma restrição em relação ao preço cheio.

 

Rotina do Gestor

Para finalizar o nosso Guia de melhores práticas, criamos uma sugestão de rotina para você operar melhor as ofertas da sua IES nos marketplaces da Quero Educação. Boa parte dela pode ser feita diretamente pelo Quero Alunos.

 

Glossário

Alguns termos utilizados em nosso guia de melhores práticas podem ser um pouco confusos para quem tem pouca familiaridade. A seguir, explicamos os principais.

Balcão: valor mínimo oferecido diretamente pela IES aos estudantes.

Desconto real: a diferença entre o desconto de balcão e o oferecido nos marketplaces da Quero Educação.

Estoque: número de vagas para cada curso ofertado pela IES.

Isenção: desconto de mensalidade oferecida pela IES ao aluno.

Quero Alunos (ou QA): ferramenta para as IES gerirem suas ofertas nos marketplaces.

Ranqueamento: ranking de posições das ofertas nos resultados das buscas nos marketplaces da Quero Educação.

Vaga Ociosa: vaga ofertada pela IES que não foi preenchida.

 

Baixe agora este material e tenha o seu guia de melhores práticas sempre à mão:

Ainda com dúvidas sobre como operar suas ofertas?

Se ainda tem dúvidas sobre como operar suas ofertas em nossos marketplaces, bastar entrar em contato com nossos Analistas Comerciais.

Se você gostou deste guia de melhores práticas e gostaria de implementar as facilidades trazidas pelos marketplaces da Quero Educação na sua IES, entre em contato conosco.

Guilherme Zaccaro
por Guilherme Zaccaro
Copywriter na Quero Educação