Pesquisas apontam que os alunos que se matriculam antecipadamente trazem melhores resultados para as instituições de ensino

Sem dúvida, 2020 foi um ano desafiador para o mercado da educação, principalmente em relação à captação de alunos para o próximo ano. Diante de tantas incertezas, é necessário um planejamento sólido e com soluções eficazes para garantir o sucesso neste processo.

Agora, como fazer isso? Nossa dica é a antecipação! As instituições de ensino que iniciam as ofertas mais cedo saem na frente da concorrência, maximizam os resultados de suas campanhas e ainda captam alunos mais engajados.

Vamos saber mais sobre isso e conhecer dados importantes para esse período? Confira a seguir.

A demanda existe

Você pode pensar: será que há demanda para novas matrículas, diante da realidade que vivemos? Nossa resposta é: sim! Segundo a pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight, em novembro de 2020, 38% dos entrevistados desejam iniciar uma graduação no primeiro semestre de 2021, um aumento de 24 pontos em relação à pesquisa realizada em julho deste ano.

Portanto, há uma busca crescente por vagas no Ensino Superior e essa demanda é essencial para o sucesso deste período de captação. Então, as instituições que se anteciparem estarão à frente da concorrência na busca por esses alunos.

Afinal, quem é esse aluno?

Esta pergunta é essencial para a oferta antecipada de vagas. E a perspectiva é das melhores. O aluno que se matricula antecipadamente tem um perfil engajado e planejado, além de consciente de suas possibilidades e da importância dos estudos em seu desenvolvimento.

Em muitos casos, ele pode ter realizado um longo planejamento para este momento e, agora, busca as melhores possibilidades, inclusive financeiras, para realizar o seu sonho.

O fato de buscar antecipadamente mostra que este aluno está disposto a realizar o investimento correto e adequado à sua realidade, a fim de alcançar os seus objetivos de vida. Desta forma, temos aqui um estudante, geralmente, mais focado e com melhor desempenho acadêmico.

Diminuindo a evasão

Todo este engajamento tem outro resultado bastante importante: a diminuição das taxas de evasão. Sabemos que este é um problema recorrente nas instituições de ensino e que merece total atenção.

As pesquisas da Quero mostram que os alunos que se matriculam antecipadamente apresentam taxas de evasão menores quando relacionadas aos que se matriculam no início do semestre.

Enquanto os alunos que se matriculam em outubro apresentam 3% de taxa de evasão, os estudantes que efetivam a matrícula em março sobem este índice para 20%, uma diferença de 17 pontos percentuais.

Portanto, além de possuírem um perfil engajado, os estudantes mais planejados contribuem para um aumento de receita da instituição.

Este é o momento de antecipar

Como já vimos, os benefícios para a antecipação das ofertas são inúmeros. E ainda é possível adicionarmos outros, como diluição do fluxo de alunos nos serviços de secretaria da instituição, garantindo uma melhor experiência de atendimento, e a possibilidade de preencher turmas com maior antecedência.

Ainda precisamos levar em conta que, neste ano, muitos alunos adiaram a decisão de estudar, por causa da instabilidade dos acontecimentos. Portanto, há uma demanda reprimida que buscará a realização deste objetivo no pŕoximo período letivo.

Pensando em tudo isso, não é melhor sair na frente e garantir maiores taxas de captação?

Procure seu gestor de contas da Quero, entenda como antecipar as suas ofertas e já inicie 2021 captando novos alunos.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.