0
(0)

Do primeiro atendimento ao pós-vendas, coletar feedback dos alunos  fortalece a sua gestão educacional

Coletar feedback dos alunos é uma tarefa muito importante, porém acaba sendo negligenciada por algumas instituições de ensino. A avaliação feita pelo cliente é um recurso utilizado pelas empresas para medir o grau de satisfação de seus consumidores. Além disso, é possível compreender quais os pontos fortes da instituição e o que precisa ser melhorado.

Manter os alunos satisfeitos e retê-los durante todo o curso é um desafio diário para as instituições de ensino que desejam se destacar no mercado educacional.

Atualmente, oferecer um curso com qualidade já não é suficiente para atrair e reter um aluno. Com o aumento das opções disponíveis no mercado, a busca pela qualidade de ensino cada vez melhor é uma obrigação das instituições.

No fim das contas, o que diferencia uma faculdade da outra é a satisfação de seus alunos. Em outras palavras, a preocupação extra dos gestores com o bem-estar do estudante.

Desse modo, os próprios clientes – ou alunos, no caso de uma instituição de ensino – funcionam como um termômetro. O feedback irá indicar se o seu negócio vai bem ou não. Por isso, é necessário que um gestor esteja sempre atento ao que os alunos dizem.

Dica de leitura: O atendimento ao aluno e a importância de saber ouvir

pessoas segurando balões de feedback degestão educacional

 

O feedback no processo de vendas

Os consumidores querem ter suas expectativas superadas. Portanto, coletar feedback dos alunos, constantemente, é uma ferramenta poderosa que irá auxiliar no planejamento de ações para conquistar e reter os alunos.

Dessa maneira, é preciso olhar com atenção para todas as etapas do processo de vendas, que vai desde a prospecção até o pós-vendas e fidelização do cliente. Essas etapas geram um impacto significativo na satisfação de seus alunos.

O feedback dos alunos, então, deve ser coletado desde o primeiro atendimento e manter-se constante durante todo o curso, no processo de pós-vendas.

Indico a leitura de um artigo exclusivo sobre esse assunto: Como criar um processo de vendas para captar mais alunos.

Por que coletar feedback dos alunos?

Confira, a seguir, os principais benefícios que coletar feedback dos alunos irá proporcionar à sua instituição de ensino:

  • Evita a evasão escolar: um dos maiores desafios de um gestor de instituição de ensino é diminuir e evitar a evasão de alunos. Através do feedback, é possível identificar as causas que levam um aluno a desistir do curso. Também é prssível orientar o gestor a direcionar esforços para resolver esses motivos específicos.
  • Conhecimento do público: como o público-alvo de uma instituição de ensino é bastante diverso, torna-se difícil definir um perfil bem específico. Por meio do feedback e das pesquisas, o gestor consegue levantar informações importantes para sua satisfação.
  • Segmentação: a segmentação é uma ferramenta que pode definir o sucesso de qualquer negócio em curto prazo. Desse modo, é possível, por meio do feedback, segmentar seu público interno, por exemplo, entre alunos satisfeitos e insatisfeitos. Direcionando os esforços para a retenção dos alunos insatisfeitos.
  • Identificação dos problemas: um dos principais objetivos de se coletar feedback dos alunos é identificar os problemas e pontos negativos da instituição, a fim de resolvê-los e melhorá-los.
  • Identificação dos pontos fortes: não somente os problemas serão identificados ao coletar feedback dos alunos, mas também os pontos positivos. Dessa forma, o gestor saberá o que diferencia sua instituição das outras. Também é possível utilizar essas qualidades na divulgação dos cursos e no processo de atração e captação de novos alunos.
  • Relacionamento com o aluno: coletar feedback dos alunos é uma forma de melhorar o relacionamento com eles, tornando o atendimento mais próximo e pessoal.
  • Potencializa o marketing de defensores: ao desenvolver esse tipo de relacionamento, o estudante se sente mais valorizado. Isso potencializa as chances dele recomendar a faculdade para outros potenciais clientes. A indicação feita por um aluno é chamada de marketing de recomendação ou defensores, uma ferramenta muito importante para atrair novos alunos.

quadro negro escrito feedback

Para lembrar

Como forma de fixar o aprendizado sobre esse conteúdo, é importante ressaltar alguns pontos:

  • O próprio cliente é um termômetro de seu negócio. O que ele diz no feedback indica se a sua empresa está indo bem ou não;
  • O feedback é uma forma de descobrir os pontos positivos e negativos de sua instituição. Isso pode ser ransformando em oportunidades para crescer e evoluir;
  • Coletar feedback dos alunos garante o desenvolvimento de uma relação mais próxima e pessoal, que é muito importante para o sucesso de uma gestão.

Agora que você já sabe sobre a importância de coletar feedback dos alunos para uma instituição de ensino, comente aqui o que achou sobre esse artigo. Nos deixe, também, o seu feedback!

Se deseja receber, periodicamente, conteúdos valiosos e importantes. Não deixe de assinar a nossa newsletter. É prático, rápido e gratuito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcelo Lima
por Marcelo Lima
Marcelo Lima trabalha para colocar estudantes na sala de aula há mais de 20 anos, como profissional de marketing educacional já trabalhou com mais 250 faculdades. É um dos pioneiros do EAD no Brasil e busca sempre os melhores conteúdos em forma de cases e novas ferramentas para os canais da Quero Educação.